5 dicas para montagem de estruturas metálicas

Início » 5 dicas para montagem de estruturas metálicas

A instalação de estruturas metálicas é um trabalho especializado que requer uma atenção especial. Não é por acaso que existem empresas que fazem apenas a montagem destas estruturas.

Além de exigir mão de obra qualificada, este tipo de montagem exige também a utilização de diversos equipamentos, como gruas, guindastes, pontes e pórticos rolantes.

Ao contrário do betume armado, que não exige um processo específico de montagem, as estruturas metálicas necessitam de uma avaliação minuciosa da estabilidade das suas peças estruturais durante a montagem da estrutura.

Ou seja, esta montagem é planeada. Cada peça tem o momento correto de ser instalada.

Apesar de ser um serviço especializado, o processo de montagem de estruturas metálicas pode ser rápido e prático.

Os fatores que irão interferir na velocidade de instalação são a complexidade da estrutura, a característica das suas ligações e o acesso de equipamentos e profissionais aos postos de trabalho.

Como em todas as práticas da construção civil, a instalação deve ser feita observando todas as normas vigentes e a boa prática da engenharia.

Além disso, devem ser tomados todos os cuidados possíveis quanto à segurança dos colaboradores envolvidos.

Assim sendo, decidimos listar os principais cuidados que devem existir ao montar e preservar estas estruturas.

E ainda é importante relembrar que cada tipo de construção possui cuidados próprios, que também devem ser observados cuidadosamente.

 

Estruturas metálicas: 5 dicas valiosas para a montagem correta e segura

A instalação de estruturas metálicas costuma ser um processo simples e prático.

O que determinará a velocidade em que esta será concluída e com que excelência é a complexidade de montagem, de acordo com as peças que a compõem, bem como a presença de profissionais especializados neste tipo de serviço e a disponibilidade dos equipamentos adequados.

Portanto, separámos 5 dicas essenciais para fazer a montagem da estrutura com eficácia e segurança. Acompanhe!

 

Atente-se ao local de armazenamento da estrutura metálica

Antes de realizar a montagem, verifique o local onde as peças metálicas poderão ser armazenadas com segurança.

Chapas expandidas não devem ser parcialmente enterradas ou submersas para não comprometerem as suas características. Entretanto, também é importante evitar a acumulação de água e resíduos entre as peças, para preservar o estado de conservação original das mesmas.

 

Escolha os equipamentos adequados para a montagem da estrutura

A montagem das estruturas metálicas exige o uso de equipamentos e máquinas pesadas, como guindastes, gruas e compressores de ar, que possibilitam o manuseamento vertical das peças da estrutura em questão.

Lembre-se que, para a escolha dessa decisão, é fundamental considerar as características de cada projeto, bem como a altura total da estrutura, a carga máxima de içamento, o raio de operação da máquina, entre outras variáveis.

 

Tenha cuidado com as ligações soldadas

A utilização de ligações soldadas na montagem de estruturas metálicas deve ser realizada de acordo com as normas vigentes.

O profissional (montador) é responsável inclusive pela qualidade e a segurança dessas soldagens, entre outros detalhes como os tipos e configurações de juntas, o controlo do material de solda, espessuras do material base, etc.

 

Atenção aos limites de tolerância da estrutura metálica

Os limites de tolerância especificados pelas normas precisam de ser respeitados.

Por isso, o montador deve estar atento aos possíveis erros existentes para que estes não prejudiquem o funcionamento estrutural ou inviabilizem a instalação correta da estrutura.

 

Verifique a estabilidade estrutural

O plano de instalação é um fator determinante no custo do levantamento das estruturas metálicas.

Portanto, é necessário levar em consideração as cargas que serão adicionadas progressivamente e o funcionamento das peças instaladas durante esse acréscimo de peso.

Agora que já sabe que cuidados deve ter na montagem das estruturas metálicas, é só escolher os fixadores ideais para o seu tipo de projeto e tirar a obra do papel.