4 motivos para o arame ser tão usado na indústria

Início » 4 motivos para o arame ser tão usado na indústria

Existe uma grande variedade de tipos de arame na indústria, que podem ser utilizados para as mais diversas funcionalidades.

Seja para a vedação de uma zona específica ou uma área da construção civil, por exemplo. Este tipo de material tem inúmeras propriedades que especificaremos mais à frente.

No artigo de hoje, vamos dar-lhe a conhecer as quatro principais razões para a utilização deste material nas suas construções e quais os tipos existentes no mercado.

Arame: Conheça as tipologias e as suas características

O arame é um tipo de material caracterizado como fio feito em ferro, latão ou cobre. É um tipo de aço produzido com baixo teor de carbono, tendo como principal caraterística a sua grande maleabilidade.

Por essa razão podem ser, facilmente, moldados consoante a necessidade apresentada.

Existem quatro razões para utilizar este material nas suas construções industriais. Sabe quais são?

A boa maleabilidade, boa resistência, alta durabilidade e estrutura forte e compacta deste material são os motivos principais para a sua aplicabilidade.

Damos-lhe a conhecer alguns tipos e quais as suas funcionalidades, para que perceba qual se adequa melhor ao projeto que tem em mãos.

Liso

É um fio de aço tradicional, que apresenta uma elevada resistência.

Pode ser encontrado em vários formatos, como oval ou redondo, sendo ambos utilizados em cercas, o primeiro na montagem e o segundo na estruturação.

No caso da instalação que pretende se encontrar numa área húmida ou sujeita a maresia, uma boa opção é o tipo liso redondo. Isto porque pode encontrá-lo plastificado, apresentando assim uma maior resistência à oxidação e a processos corrosivos.

Farpado

Este tipo de material é muito utilizado na montagem de cercas, devido às suas lâminas perfurantes.

Estas dificultam a passagem e invasão de espaços, pelo que este tipo de aço pode também ser visto nos muros delimitadores dos estabelecimentos prisionais.

Galvanizado

Ao contrário do arame liso redondo, este tipo de material não apresenta resistência à maresia, pelo que não é ideal a sua aplicação em áreas costeiras.

No entanto, não terá qualquer tipo de problema se o aplicar em zonas urbanas.

Este tipo de material é muito utilizado para o fabrico de partes de utensílios domésticos, alças de baldes, montagem de cercas…

Recozido

Este tipo de aço tem uma elevada maleabilidade. É frequentemente utilizado em áreas como a construção civil, a agricultura e a indústria.

No primeiro, é utilizado para amarrar armaduras de aço, no segundo para amarrar palha e no terceiro para amarrar resíduos.

Aço inox

Este arame é feito, tal como o próprio nome indica, de aço inoxidável.

Por essa razão, é resistente a ambientes abrasivos e com maresia, não oxidando com facilidade.

Pode ser utilizado em cercas, utensílios domésticos e eletrónicos.

Apesar de cada um destes exemplos apresentar as suas particularidades, a verdade é que todos eles têm um grau de resistência, que depende da sua composição química. Existem três classificações principais, sendo elas:

  • Aço CA 60: Utilizado em estruturas pré-moldadas, este material apresenta uma resistência de 600 MPa, com bitolas de 4.2 mm a 9.5 mm e a superfície lisa;
  • Aço CA 50: É muito utilizado em construções civis. É caracterizado por ter vários diâmetros e uma superfície nervurada, além da resistência característica de tensão de escoamento de 500 MPa;
  • Aço CA 25: Com resistência de 250 MPa, é mais utilizado em barras de transferência. Apresenta diâmetros entre 6.3 mm a 40.0 mm e uma superfície lisa.

Agora que já conhece os tipos de arame mais utilizados no mercado, considere aplicá-los na sua estrutura ou construção. Se precisar de ajuda na sua aplicação, conte connosco!