Como são fabricadas as cercas de arame?

Início » Como são fabricadas as cercas de arame?

As cercas de arame estão presentes em quase todas as regiões de uma propriedade rural, dada a variedade de funções e a importância que têm no desenvolvimento das atividades agropecuárias.

O arame galvanizado é o mais indicado para este tipo de aplicação. Este também é muito utilizado em processos industriais, como na fabricação de telas de vedação, grampos, cabides, alças de balde, cabos para rolos de pintura, entre outras finalidades. 

Mas, afinal, o que é e como é produzido o arame de aço galvanizado? Vamos explicar-lhe tudo no artigo de hoje!

Cercas de arame: O que é o arame galvanizado?

O arame galvanizado é um tipo de fio de aço que passou pelo processo de galvanização durante a sua produção, que consiste em revestir o material metálico com uma camada muito fina de zinco.

Mas, por que utilizar o zinco? Porque este mineral funciona como um metal de sacrifício.

Ou seja, isso significa que se o arame estiver exposto a situações oxidantes, como ao contacto com a água, o zinco protege o aço, evitando que este entre em processo de corrosão e apresente marcas como a ferrugem.

A grande vantagem do arame galvanizado para as cercas de arame é que o produto terá uma durabilidade muito maior. O zinco protege a cerca contra corrosão, já que é muito mais resistente. Logo, as cercas feitas de aço galvanizado são mais resistentes à água, ao ar, ao clima, entre outros.

O zinco também impede a ferrugem das cercas. Esta surge da oxidação do ferro em contacto com a água e o ar. O zinco evita que o ferro entre em contacto com o ar e a água, portanto, evita que este enferruje.

Como é feito o fabrico do arame de aço galvanizado?

O arame de aço galvanizado pode ser produzido de duas formas diferentes. A mais utilizada atualmente é a de imersão a quente, em que o aço é mergulhado num banho de zinco fundido para revesti-lo.

Na imersão, o arame de aço é banhado e mergulhado em zinco quente. Feito isto, é guardado num local seguro para que seque naturalmente. Após a secagem, o zinco frio irá unir-se ao aço e finalmente estará pronto para ser utilizado.

A segunda forma é por eletrogalvanização, que, como o próprio nome indica, utiliza  energia elétrica para revestir o aço de zinco, originando um resultado semelhante ao método de imersão a quente.

Vantagens de utilizar o arame de aço galvanizado nas cercas

Uma das principais dúvidas relativamente a este tipo de arame é o motivo para investir nesta alternativa.

Mas deve saber que se trata de uma opção repleta de benefícios que justificam a compra.

De seguida, apresentamos-lhe algumas vantagens de utilizar este material para a confecção das cercas de arame. Conheça-as!

  • Excelente desempenho e durabilidade, sobretudo a longo prazo. Mesmo que a cerca de arame seja instalada numa área com humidade, não irá apresentar marcas de oxidação tão facilmente;

  • Economia na fabricação das cercas, já que o material não precisa de ser trocado ou reparado com frequência;

  • Baixa manutenção, uma vez que as cercas de arame galvanizado permanecem em bom estado por um longo período, sem exigir muito trabalho ou gastos com reparações.

Agora que já conhece as nossas dicas, saiba que o aço galvanizado é o mais indicado para confeccionar as cercas de arame. Sem dúvida, este material é o melhor custo/benefício para o seu projeto.