7 exemplos de chapas de inox

Início » 7 exemplos de chapas de inox

As chapas de inox são sinónimo de material durável e resistente. Dão sempre a impressão de que é algo que não se deteriora mesmo sob condições adversas.

Devido a isto, é um dos materiais mais utilizados para a produção de utensílios e equipamentos para cozinha.

É muito comum as pessoas acharem que todo o tipo de aço inox é igual e que qualquer produto descrito como “produzido em aço inoxidável” terá as mesmas características. Porém, isso não é verdade.

As chapas são feitas a partir de uma liga com vários metais. Podem ser produzidas com diversas composições químicas diferentes, das quais resultam materiais com características distintas.

Chapas de inox: As principais características presentes no aço inox

Atualmente, são comercializadas centenas de composições de aços inox. São fabricados com as mais variadas etapas de processo, as quais modificam as propriedades dos metais, resultando em aços com atributos diferentes.

As principais características presentes em todos os tipos de aço de inox são:

– Alta resistência à corrosão;

– Facilidade de limpeza;

– Mantêm as suas propriedades mesmo quando são submetidos a elevadas ou baixas temperaturas;

– Resistência a variações bruscas de temperatura e a impactos;

– Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio);

– Relação custo/benefício favorável;

– Baixo custo de manutenção;

– Material reciclável.

Deste modo, é possível perceber que há vários atributos que são comuns aos diversos tipos de aço inox. Isso, graças aos teores variáveis de cromo e níquel presentes na liga de ferro.

Esses elementos são responsáveis por formar uma camada superficial na qual protegem o aço inox de agentes oxidantes como o ar, soluções aquosas e agentes químicos.

Conheça 7 tipos de chapas de inox e as suas aplicações

Como já mencionamos, o aço inoxidável é uma liga metálica muito popular. É tanto utilizada em ambientes domésticos como também em projetos mais robustos da construção civil e do segmento hospitalar. 

Porém, é importante saber que existem diversos tipos de aço inox. De seguida apresentaremos 7 tipos desta liga metálica. Conheça mais sobre as suas variedades e aplicações mais adequadas.

AISI 301

Classificado como aço austenítico, o AISI 301 é usado para diversas finalidades:

  • Estruturais;
  • Utensílios domésticos;
  • Ferragens;
  • Adornos de automóveis;
  • Aeronáutica;
  • Indústria ferroviária e petrolífera;
  • Camiões;
  • Equipamentos para indústrias alimentícias.

AISI 304

Estas chapas de inox são utilizadas no fabrico de utensílios domésticos, válvulas, peças de tubulações, calhas… Sendo também ideais para equipamentos em diversas indústrias, tais como têxtil, farmacêutica, frigorífica, química e naval.

AISI 304L

Caracterizado por um menor teor de carbono, este aço é utilizado em pulverizadores para jardinagem e domésticos. É recorrente na indústria alimentícia, aeroespacial e militar.

AISI 310

Indicado para aplicações que envolvem altas temperaturas, o AISI 310 é usado em ar condicionados, fornos de fundição, chaminés….

AISI 316

Destinado ao fabrico de peças que exigem alta resistência à corrosão. Como por exemplo: equipamentos de indústria química, farmacêutica, têxtil, petrolífera…

AISI 420

Este tipo já é recomendado para peças mecânicas que precisem de alta resistência e estejam expostas ao ataque ou influências de ácidos fracos ou de água salgada.

É utilizado em instrumentos cirúrgicos e dentários, medidores, eixos, engrenagens, equipamentos para indústria de ácido nítrico, produção alimentar, moldes para plásticos e metais de baixo ponto de fusão.

AISI 430

É ideal para a produção de acabamentos automotivos, secadores, máquinas de lavar louça, aquecedores, refletores, pias, talheres (garfo e colher)…

As chapas de inox podem ser divididas em diversas categorias, de acordo com a sua necessidade de utilização. Esta diversificação torna o aço inox superior aos tipos de aços comuns.