Quais são as vantagens dos Pisos Metálicos?

Início » Quais são as vantagens dos Pisos Metálicos?

Os pisos metálicos são cada vez mais usados devido à sua versatilidade, baixo custo e grande capacidade de carga.

É a solução ideal para vários tipos de indústrias, sendo uma alta aliada na rotina e para facilitar limpezas e processos de escoamentos.

Reunimos tudo o que precisa saber sobre este tipo de piso.

Pisos metálicos: Saiba tudo sobre esta solução

São basicamente grades destinadas ao tráfego tanto de pessoas como de veículos. São comuns em plataformas retas, mezaninos, canaletas…

É a escolha ideal para instalações industriais como hidroelétricas, mineração, fabrico de papel… Isto porque são muito leves, altamente resistentes e atendem às necessidades como escoamento de água, passagem de ar, luz…

Por não ter restrições quanto à superfície a ser aplicada torna o seu uso muito mais abrangente, sendo possível colocar em estruturas de madeira, cimento ou metal.

Os pisos metálicos são fabricados em aço de carbono no estado natural. Depois são pintados ou trabalhados no fogo, alumínio e aço inoxidável, dependendo da área em que forem usados.

O aço inoxidável é recomendado para hospitais e para a área alimentar.

O piso de grade metálica é o que pesa menos e ainda é facilmente recortável. Mesmo durante a instalação é possível fazer furos e cavidades para passar fios, tubos e junções, sem o perigo de desconectar.

Como são fabricados?

A parte principal dos pisos metálicos são as barras porque determinam a resistência quanto à carga. Os fios de ligação também são essenciais para fazer a distribuição da sobrecarga.

Ambos os elementos são unidos através da eletrofusão, o que torna a peça homogénea e uniforme. Além disso, assegura uma grande resistência de sobrecarga e durabilidade contra a ferrugem.

Para garantir que a grade metálica tem uma alta qualidade é importante ter estes cuidados na produção:

  • Impossibilidade de desconectar as malhas;
  • Inexistência de cortes, furos ou rastos entre os componentes;
  • Valores baixos de produção.

Outro aspeto importante é a eliminação dos pontos de oxidação, sendo necessário que o processo de solda seja feito com conexões firmes e definitivas.

Em grande parte dos processos, os cortes e furos dos encaixes têm a capacidade de enfraquecer as barras que suportam o peso. Isto faz com que se reduza a capacidade de carga, o que cria pontos críticos para a criação de ferrugem.

Para evitar este cenário, a solda e o forjamento devem ser feitos em fases sucessivas no ponto de contacto entre as barras portantes e os arames de ligação.

Vantagens dos pisos metálicos

Tal como referimos anteriormente este tipo de piso tem como objetivo suportar a sobrecarga de pessoas e até veículos pesados.

Por este motivo, tem de reunir uma série de características para cumprir a função. Algumas das mais vantajosas são:

  • Superfície antiderrapante;
  • Leveza;
  • Ventilação;
  • Alta capacidade de carga;
  • Resistência às condições atmosféricas;
  • Maleabilidade;
  • Luminosidade;
  • Economia.

Outro ponto positivo é que podem ser obtidas dois tipos de variações, fazendo a combinação entre as chapas lisas ou serrilhadas.

  • Piso serrilhado – É indicado para áreas que têm a necessidade de escorrer produtos oleosos;
  • Chapas lisas – É apenas indicado para áreas molhadas e secas.

Os pisos metálicos podem ser exatamente o que precisa no seu espaço! Contacte-nos e apresentamos-lhe a melhor solução para o seu negócio.