Como pode integrar pisos metálicos na decoração

Início » Como pode integrar pisos metálicos na decoração

Ultimamente temos visto um aumento na utilização do metal na decoração. É possível encontrar no mercado vários produtos que permitem a sua integração em projetos de design de interiores e de arquitetura.

O metal é um material altamente resistente, sendo um dos principais diferenciais ao incluí-lo num projeto. Além de trazer muita personalidade para qualquer ambiente. Mas, em relação aos pisos metálicos, como integrá-los no ambiente?

Se já considerou utilizar este material, porém tem receio de “pesar” no acabamento, então acompanhe-nos e saiba como o metal se pode tornar um elemento decorativo.

Decoração com pisos metálicos: Em que tipo de projetos podem ser utilizados?

Os pisos metálicos não são os materiais mais usuais quando pensamos em revestimentos, por isso muitos têm receio de utilizá-los.

Ao mesmo tempo, incluir o metal na decoração amplia ainda mais as possibilidades criativas. E quando esta é feita da forma correta, certamente que irá impressionar!

Apesar de muitos acreditarem que os pisos metálicos podem ser utilizados somente em projetos com uma proposta mais futurista, a verdade é que o material harmoniza com outras linguagens arquitetónicas, como vai perceber de seguida.

Decoração industrial

O estilo industrial procura trazer a simplicidade dos galpões de linha de montagem para ambientes residenciais, ou até comerciais, como bares e restaurantes.

A decoração que segue este estilo costuma ter a aplicação de peças de metal antigas e com aspeto característico de oxidação. Além disso, as vigas metálicas aparentes, as tubagens e os candeeiros em metal complementam o visual.

Para finalizar, os pisos metálicos podem ser utilizados de forma inovadora, trazendo ao espaço um aspeto típico de indústrias antigas.

E se não quiser que todo o ambiente receba o piso, utilize-o num cantinho temático, como o de café ou bebidas.

Decoração rústica

Já a decoração que visa criar um estilo rústico deve conter dois elementos essenciais: os metais envelhecidos e a madeira maciça.

Estes projetos visam recriar os ambientes de fazendas antigas. Por isso, os detalhes em bronze ou até com um aspeto de ferrugem trazem este clima campestre à residência.

Já a madeira não deve ser muito trabalhada, mantendo-se o seu aspeto mais natural, vincos e as curvas originais, e de cor marrom escuro.

Aqui, os pisos metálicos podem ser utilizados de forma inusitada. Aplicar as chapas de metal no backsplash da cozinha é uma ótima forma de trazer a tendência dos metálicos para a divisão.

Além de dar um toque de luxo e modernidade ao ambiente.

Outra vantagem é que este tipo de material pode até ser mais fácil de limpar e manter do que os revestimentos convencionais.

Decoração minimalista 

O estilo minimalista é um dos mais apreciados e utilizados em projetos de arquitetura modernos. Ao invés de utilizar muitas cores, efeitos e texturas, o destaque fica com o uso de formas geométricas e padrões com estampas lisas, listrados, etc.

Como os objetos decorativos são mínimos, o protagonismo fica para os materiais de revestimento, como os pisos.

Para atingir o objetivo de sofisticação e simplicidade, os metais devem ser lisos, destacando-se somente a sua cor e brilho. Entre as possibilidades temos o prateado do alumínio, o preto do grafite e o cinza fosco.

Além destes estilos decorativos, os pisos metálicos também são excelentes para integrar ambientes externos e anexos, como mezaninos.

Estas estruturas funcionam como varandas interiores. E costumam ser utilizadas para definir um patamar construído entre o chão e o teto, a que se acede normalmente através de escadas.

Quais são as vantagens de integrar os pisos metálicos na decoração da casa?

A integração de pisos metálicos na decoração de um espaço pode trazer várias vantagens, dependendo do estilo e das necessidades específicas do ambiente.

Sendo assim, separámos 5 vantagens de usar estes pisos no ambiente do seu espaço. São eles:

1 – Durabilidade

Os pisos de metal, como o aço inoxidável ou o alumínio, são extremamente duráveis e resistentes ao desgaste.

Afinal, estes podem suportar o peso, os arranhões e os impactos sem perder a integridade estrutural. O que os torna ideais para áreas muito frequentadas, como cozinhas e salas de estar.

2 – Estética moderna

Estes têm uma aparência moderna e contemporânea, que pode adicionar um toque de sofisticação ao ambiente.

Pois a sua superfície metálica brilhante ou escovada pode refletir a luz de forma única, criando efeitos visuais interessantes.

3 – Fácil manutenção

Além disso, estes também são fáceis de limpar e de manter.

Geralmente, apenas uma limpeza com um pano húmido ou um detergente suave é suficiente para mantê-los com aparência impecável.

Isso torna-os uma escolha prática para quem deseja um piso de baixa manutenção.

4 – Resistência à humidade e à corrosão

Os pisos metálicos são resistentes à humidade, o que os torna adequados para áreas sujeitas a respingos de água, como casas de banho e cozinhas.

Além disso, muitos metais, como o aço inoxidável, são naturalmente resistentes à corrosão. O que os torna ideais para ambientes húmidos.

5 – Versatilidade de design

Continuando com as vantagens, os pisos de metal estão disponíveis numa variedade de estilos, de acabamentos e de cores.

Dessa forma, isso oferece flexibilidade de design, permitindo que escolha um piso que se adapte ao estilo geral da sua decoração.

Pode optar por um visual elegante e minimalista ou por um estilo mais industrial, dependendo das suas preferências.

Contudo, é importante lembrar que a escolha deste tipo de piso deve ser feita tendo em consideração o ambiente específico e as suas necessidades.

Além disso, é importante considerar o isolamento térmico e acústico, pois estes pisos podem ser condutores de calor e som.

Por isso, consulte um profissional de design de interiores ou um especialista em pisos para obter orientações específicas para o seu projeto.

Por fim, com muita criatividade e um projeto decorativo bem detalhado, é possível incluir os pisos metálicos em praticamente qualquer espaço. Dessa forma acrescenta mais modernidade e personalidade à divisão.