Uma chapa metálica pode ser usada em vários tipos de segmentos e é fabricada de acordo com a necessidade do cliente.
Os materiais e processos de fabricação dessas chapas possuem características específicas para transformá-las no produto adequado para o uso final.
Mais à frente vamos falar sobre os diferentes tipos de chapas metálicas, além de apresentar 4 situações em que podem ser utilizadas.
Chapa metálica: Conheça os tipos e 4 situações em que podem ser utilizadas
O uso da chapa metálica é essencial em diversos setores da indústria. Isso acontece especialmente pela alta resistência mecânica, sendo muito comum em projetos de construção civil, por exemplo.
Contudo, essas chapas podem ser produzidas em diferentes tipos de metais, sendo os mais comuns o aço, ferro e alumínio. Conheça um pouco mais sobre cada um destes modelos.
Chapa metálica de aço galvanizado
A chapa de aço galvanizado recebe esse nome após passar por um processo conhecido como galvanização. Consiste numa espécie de blindagem da peça com metais nobres, mais comumente o zinco.
A galvanização aumenta a durabilidade e resistência da chapa. Pode ter diferentes combinações de espessura, largura e peso, de acordo com as necessidades do cliente e com a finalidade para a qual será utilizada.
A quantidade de zinco recebida durante o processo de galvanização é o que determina os aspetos da chapa e também a capacidade de resistência.
Os usos mais comuns deste tipo de chapa é no setor agrícola, como na produção de silos e equipamentos em geral. Além da construção civil, onde pode ser usada na fabricação de telhas, tapamentos e laterais.
Chapa metálica de ferro
Por sua vez, as chapas de ferro são mais comumente encontradas no mercado. São usadas em diversos setores, desde a construção civil até à produção de tachos e outros objetos de cozinha, por exemplo.
O ferro é o material ideal para esse tipo de finalidade pois possui mais maleabilidade. Pode ser modelado em praticamente qualquer formato, o que faz com que responda a diversas necessidades de forma muito eficiente.
Por esse motivo, é muito comum encontrar esse tipo de chapa para trabalhar com calor ou até mesmo como item de reforço para certas estruturas.
Chapa metálica de alumínio
Por fim, temos a chapa de alumínio. Entre os tipos de chapas já descritos é a mais leve e é mais fácil de manusear e de modelar, permitindo aplicações extremamente diversificadas.
Alguns exemplos são acabamentos de:
- Aviões e automóveis
- Fachadas janelas e molduras
- Portões
- Revestimento interno de residências e estabelecimentos
Saiba 4 situações em que estes diferentes tipos de chapa podem ser utilizados.
1 – Setor automobilístico
Aqui as chapas de alumínio têm maior relevância e utilização. A leveza do material é, com certeza, um dos maiores motivos da sua utilização, proporcionando vantagens aerodinâmicas e principalmente de segurança.
Se fizermos uma comparação entre os carros atuais e os carros mais antigos, a principal diferença será o peso da estrutura metálica. Atualmente, além de favorecer a dirigibilidade do carro, agrega versatilidade à engenharia automobilística.
2 – Construção civil
Na construção civil, as chapas de alumínio destacam-se também pela leveza, mas um fator de extrema importância é a elevada resistência às mudanças climáticas. Por isso, são amplamente utilizadas por indústrias que produzem telhas e portões.
As chapas galvanizadas também são utilizadas na construção civil. Podem ser aplicadas como cobertura em algumas estruturas agrícolas, ou para a fabricação de calhas e tapumes em casas e ambientes comerciais.
3 – Ambientes internos
As chapas de aço também são usadas no revestimento de ambientes internos. O aço é altamente durável, e conserva as características ao longo do tempo, é higiênico e resistente.
Por isso, costuma ser utilizado em áreas molhadas como casas de banho e cozinhas, na construção de bancadas, pias e até alguns eletrodomésticos.
4 – Indústria marítima
A natureza não corrosiva das chapas de aço galvanizado torna-as ideais para compor importantes partes de embarcações. Podem ser barcos de pequeno porte para recreação, mas também grandes navios comerciais.
Percebe como a chapa metálica é um produto dotado de versatilidade? Tenha atenção às especificações de cada material e opte pela chapa mais adequada para a sua necessidade!