Em que situações pode usar uma chapa metálica

Início » Em que situações pode usar uma chapa metálica

Uma chapa metálica pode ser usada em vários tipos de segmentos e é fabricada de acordo com a necessidade do cliente.

Os materiais e processos de fabrico apresentam caraterísticas específicas para as transformar no produto final mais adequado.

Sendo assim, falar-lhe-emos sobre os diferentes tipos de chapas metálicas e as 12 situações em que podem ser utilizadas. Continue a ler!

Chapa metálica: Conheça os tipos e as 12 situações em que podem ser utilizadas

O uso da chapa metálica é essencial em diversos setores da indústria. Isso acontece especialmente pela alta resistência mecânica. E, é muito comum ser utilizada em projetos de construção civil, por exemplo.

As chapas podem ser produzidas em diferentes tipos de metais, como os mais comuns: o aço, ferro e alumínio. Conheça um pouco mais sobre cada um destes modelos!

  • Chapa metálica de aço galvanizado

A chapa de aço galvanizado recebe esse nome após passar por um processo conhecido, como galvanização. Esta consiste numa espécie de blindagem da peça com metais nobres, nomeadamente o zinco.

A galvanização aumenta a durabilidade e resistência da chapa. Pode ter diferentes combinações de espessura, largura e peso, de acordo com as necessidades do cliente e com a sua finalidade.

A quantidade de zinco recebida durante o processo de galvanização é o que determina os aspetos da chapa e a sua capacidade de resistência.

A chapa é mais utilizada no setor agrícola, na produção de silos e equipamentos em geral. Além da construção civil, onde pode ser usada para fabricar telhas e tapar laterais.

  • Chapa metálica de ferro

As chapas de ferro são mais comumente encontradas no mercado. São usadas em diversos setores, desde a construção civil até à produção de tachos e outros objetos de cozinha.

O ferro é o material ideal para este tipo de finalidade, pois tem mais maleabilidade. Pode ser modelado em praticamente qualquer formato, o que faz com que corresponda a diferentes necessidades de forma muito eficiente.

Por esse motivo, este tipo de chapa é indicado para trabalhar com calor ou, até mesmo, como objeto de reforço para certas estruturas.

  • Chapa metálica de alumínio

Por fim, temos a chapa de alumínio. Entre os tipos de chapas já descritos, esta é a mais leve, fácil de manusear e modelar. Isto permite aplicações extremamente diversificadas.

Alguns exemplos de acabamentos são:

  • Aviões e automóveis;
  • Fachadas, janelas e molduras;
  • Portões;
  • Revestimento interno de residências e estabelecimentos.

Saiba agora as 12 situações em que estes tipos de chapa podem ser utilizados.

1 – Setor automobilístico

Neste setor as chapas de alumínio têm uma maior relevância e utilização. A leveza do material é, com certeza, um dos maiores motivos da sua escolha.

Isto proporciona vantagens aerodinâmicas e, principalmente, de segurança.

Se fizermos uma comparação entre os carros atuais e os mais antigos, a principal diferença será o peso da estrutura metálica.

Atualmente, além de favorecer a dirigibilidade do carro, agrega versatilidade à engenharia automobilística.

2 – Construção civil

Na construção civil, as chapas de alumínio destacam-se também pela sua leveza. Mas, um fator de extrema importância é a elevada resistência às mudanças climáticas.

Por isso, são amplamente utilizadas por indústrias que produzem telhas e portões.

As chapas galvanizadas também são utilizadas na construção civil. Podem ser aplicadas como cobertura em algumas estruturas agrícolas, ou para fabricar calhas e tapumes em casas e ambientes comerciais.

3 – Ambientes internos

As chapas de aço são usadas no revestimento de ambientes internos.

O aço é altamente durável, conserva as caraterísticas ao longo do tempo, é higiénico e resistente.

Costuma ser utilizado em áreas molhadas, como casas de banho e cozinhas, na construção de bancadas, pias e até alguns eletrodomésticos.

4 – Indústria marítima

A natureza não corrosiva das chapas de aço galvanizado torna-as ideais para compor importantes partes de embarcações. Podem ser barcos de pequeno porte para recreação, mas também grandes navios comerciais.

5 – Indústria aeroespacial

As chapas de metal são usadas para fabricar aeronaves, como fuselagens, asas, partes internas, entre outros componentes.

Portanto, esta é uma matéria-prima indispensável para este setor.

6 – Indústria de alimentos

Outro ramo da indústria que também utiliza esta chapa é o alimentar.

As chapas são usadas no fabrico de equipamentos, como tanques, panelas, fornos, mesas de trabalho, estantes, entre outros utensílios para processar e armazenar alimentos.

7 – Indústria de eletrodomésticos

De seguida, temos a indústria de eletrodomésticos.

Dessa forma, as chapas de metal produzidas pela indústria metalúrgica são utilizadas para fabricar fogões, frigoríficos, máquinas de lavar, micro-ondas, exaustores, etc.

8 – Indústria eletrónica

A chapa metálica também é indispensável em equipamentos eletrónicos.

Sendo assim, este material é um componente essencial para fabricar componentes de computadores, smartphones, tablets, consolas, etc.

9 – Indústria de energia

As chapas de metal são uma parte importante do funcionamento da indústria de energia elétrica.

Portanto, estas são utilizadas na construção de estruturas metálicas para usinas de energia, torres de transmissão, painéis solares, turbinas eólicas, entre outros.

10 – Indústria de embalagens

Podemos encontrar chapas metálicas em latas de alumínio, como bebidas e alimentos, tampas, recipientes e outros tipos de embalagens.

11 – Indústria de móveis

Não podemos esquecer-nos do mercado mobiliário. Este material é fundamental para o fabrico de móveis.

Sendo assim, a chapa metálica é utilizada em móveis de metal, como armários, estantes, mesas, cadeiras, etc.

12 – Indústria agrícola

Por fim, saiba que as chapas de metal também são extremamente valiosas para os trabalhos realizados no campo.

Estas apresentam uma grande utilidade na montagem de equipamentos, como o silo, a peneira, o moinho e muitos outros que são comumente utilizados em lavouras.

Percebe como a chapa metálica é um produto extremamente versátil? Tenha atenção às especificações de cada material e opte pela chapa mais adequada para as suas necessidades.