O que são e qual a importância das ligas de alumínio

Início » O que são e qual a importância das ligas de alumínio

Atualmente, as ligas de alumínio são consideradas um dos materiais metálicos mais versáteis do mercado.

Isto porque possuem uma vasta aplicação em diferentes segmentos e o seu uso é uma alternativa mais económica para empresas que procuram o melhor custo versus benefício.

Vamos explicar quais tipos de ligas deste material existem no mercado e qual a sua importância para as indústrias.

Ligas de alumínio: Conheça a sua importância para os diferentes segmentos da indústria

O alumínio pode ser classificado como um metal estrutural. No que toca à sua aplicação nas indústrias fica abaixo somente do aço, devido ao peso significativamente inferior.

Porém, este material é cada vez mais utilizado, especialmente quando se procura uma produção mais sustentável.

O uso das ligas de alumínio tem sido destaque especialmente no setor automobilístico, com o objetivo de reduzir o peso das carroçarias e, como consequência, diminuir a necessidade de combustível.

Assim, os veículos emitem menos gases que contribuem para o aquecimento global, promovendo benefícios até mesmo após o processo de manufatura na indústria de carros.

Mas, este é somente um exemplo! Graças à versatilidade, o alumínio pode ser aplicado também nas indústrias naval, aeroespacial, mecânica, elétrica…

E, por que estas ligas são tão apreciadas nestas indústrias? A resposta está nas vantagens do uso. Entre as principais, podemos mencionar:

  • Leveza;
  • Alta maleabilidade:
  • Resistência contra corrosão;
  • 100% reciclável, podendo ser aproveitado infinitas vezes;
  • Alta condutibilidade térmica e elétrica;
  • Propriedades antimagnéticas.

Os principais tipos

Há diversos tipos de ligas de alumínio que podem ser utilizadas pela indústria e apresentam diferentes propriedades mecânicas específicas.

Mas, os dois tipos mais utilizados são as ligas 6061 e 7075. De seguida, explicamos as diferenças e particularidades de cada uma.

1 – Liga de alumínio 6061

O alumínio 6061 é uma das ligas mais populares. Esta liga é resultado da combinação do alumínio com magnésio e silício.

O seu uso em larga escala acontece devido à sua flexibilidade, resistência mecânica e à corrosão. No entanto, não é indicada para projetos que envolvem usinabilidade e solda.

Apesar de não ser a melhor alternativa para projetos que exigem um alto grau de usinabilidade, pode ser utilizada quando se pretende obter um bom resultado estético, já que se trata de uma peça de bom polimento.

É bastante flexível, podendo ser aplicada em moldes diversos, estruturas navais, indústria automobilística e também na produção de móveis.

2 – Liga de alumínio 7075

Outra liga de alumínio bastante utilizada é a 7075, composta por alumínio, zinco, magnésio e cobre.

É um material bastante resistente quando comparado a outras ligas. É também um produto forte, e contrariamente à opção anterior apresenta um alto poder de usinabilidade e durabilidade.

Inclusive, este tipo de material leve pode ser mais resistente que o aço em diversas aplicações. No entanto, no caso de locais com humidade, é necessário investir numa camada protetora para evitar a corrosão.

A liga de alumínio 7075 é bastante utilizada pela indústria militar, aeronáutica, usinagem, indústria automobilística e muitas mais.

Já conhecia a importância das ligas de alumínio? Acompanhe o nosso blog e fique a par de tudo sobre metais!