Como limpar peças feitas em aço galvanizado?

Início » Como limpar peças feitas em aço galvanizado?

O aço galvanizado pode ser encontrado em casas e estabelecimentos comerciais, seja nas fachadas, nos utensílios domésticos ou em grades.

Mesmo sendo extremamente resistente, este tipo de aço necessita de alguma manutenção, mais especificamente em termos de limpeza. Só assim é possível manter as suas características originais.

Neste artigo trazemos-lhe algumas dicas de como limpar sem danificar o brilho e a superfície deste material. Continue esta leitura e descubra tudo o que precisa antes de começar a limpar as suas peças.

Aço galvanizado: Conheça os principais cuidados a ter na sua limpeza

O aço galvanizado é um material que passa por um processo de “galvanização”. Neste, o aço é revestido por uma camada metálica fina, o que lhe confere mais resistência contra a corrosão (ferrugem).

O aço em si é um material muito utilizado nas estruturas de construção. Contudo, o material inicial, que é o ferro ou o zinco, não são tão resistentes. Assim, acabam por se danificar com a ferrugem ao longo do tempo.

Para solucionar esta questão, foi criado o processo de galvanização tornando o aço mais resistente e não corrosivo. Atualmente, este está muito presente na construção de tubos, canos, vigas de apoio, tetos e até alguns utensílios.

Em termos simples, a galvanização ocorre através do revestimento de um metal por outro metal. Entre os elementos que podem ser usados neste procedimento, estão:

  • Crómio;
  • Estanho;
  • Zinco;
  •  

A aparência do material é lisa e brilhante, que pode ser mantida por bastante tempo com uma limpeza periódica. Além disso, esta ajuda a conservar a barreira protetora do metal de forma mais duradoura.

Instruções relativamente à limpeza

Independentemente do tipo de peça fabricada neste material, as instruções de limpeza serão as mesmas. Vejamos:

Passo 1

O primeiro passo é fazer uma lavagem com água, sem qualquer produto. Esta etapa ajuda a remover detritos, pó, areia e outras sujidades que podem riscar o metal.

Passo 2

De seguida, será necessário fazer uma limpeza mais profunda. Para isso, utilize água morna com um pouco de sabão neutro. Utilize uma escova de cerdas macias, e lave o material com movimentos circulares, sempre de cima para baixo. Repita este processo até que toda a peça esteja perfeitamente limpa.

Passo 3

Para remover manchas na superfície do metal utilize uma escova de cerdas duras. Aplique uma solução de água e vinagre branco. A par disso lave com água para neutralizar a superfície, garantindo que não ficam resíduos de sabão.

Findo este processo, há que evitar o aparecimento de manchas (e a aglomeração de pó). Para isso, seque completamente o material com um pano macio.

Passo 4

Para deixar a sua aparência sempre brilhante, é possível também aplicar um produto polidor de metais. Uma cera de automóvel poderá ser usada em substituição. Ponha o produto diretamente sobre um pano e, aplique sobre o metal em movimentos circulares.

Por fim, utilize outro pano macio e seco para polir a cera e restaurar o brilho.

Este é um procedimento bastante simples que ajudará a preservar a vida útil da peça em aço galvanizado.

Faça esta limpeza periódica seguindo as nossas dicas, e mantenha a durabilidade do material. Com os devidos cuidados, as suas peças continuarão a ter beleza e funcionalidade para os mais variados usos.