Como limpar peças feitas em aço galvanizado?

Início » Como limpar peças feitas em aço galvanizado?
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O aço galvanizado pode ser encontrado em casas e estabelecimentos comerciais! Seja nas fachadas, em utensílios domésticos, grades…

Mesmo sendo extremamente resistente, o aço galvanizado necessita de alguma manutenção. Falamos mais especificamente da limpeza. Só assim é possível manter as características originais.

Neste artigo trazemos-lhe algumas dicas de como realizar a limpeza sem danificar o brilho e a superfície deste material.

Aço galvanizado: Conheça os principais cuidados a ter na sua limpeza

O aço galvanizado é um material que passa por um processo conhecido como “Galvanização”. Aqui, o aço é revestido por uma camada fina de zinco, que proporciona maior resistência contra a corrosão (ferrugem).

O aço em si é um material muito utilizado nas estruturas de construção. Contudo, o material inicial, que é o ferro ou zinco, não são tão resistentes e acabam por se danificar com a ferrugem ao longo do tempo.

Para solucionar esta questão, foi criado o processo de galvanização tornando o aço mais resistente e não corrosivo. Atualmente, está muito presente na construção de tubos, canos, vigas de apoio, tetos e até alguns utensílios.

Em termos simples, a galvanização ocorre através do revestimento de um metal por outro metal.

Entre os elementos que podem ser usados neste procedimento, estão:

  • Cromo
  • Estanho
  • Zinco
  • Ouro

A aparência do aço galvanizado é lisa e brilhante. Por isso, realizar a sua limpeza periodicamente ajuda a manter o seu aspeto, além de conservar a barreira protetora por muito mais tempo.

Instruções relativamente à limpeza do aço galvanizado

Independentemente do tipo de peça fabricada neste material, as instruções de limpeza serão as mesmas. Conheça-as de seguida.

O primeiro passo para limpar o aço galvanizado é lavá-lo com água. De início, lave a superfície apenas com água limpa, sem qualquer produto.

Esta etapa ajuda a remover detritos, pó, areia e outras sujidades que podem riscar o metal.

De seguida, será necessário fazer uma limpeza mais profunda. Para isso, utilize água morna e um pouco de sabão neutro.

Utilize uma escova de cerdas macias, comece a lavar o aço galvanizado em pequenos círculos, sempre de cima para baixo. Repita este processo até que toda a peça esteja perfeitamente limpa.

Para remover manchas na superfície do metal utilize uma escova de cerdas duras, juntamente com uma solução de água e vinagre branco. A par disso lave com água para neutralizar a superfície, garantindo que não há resíduos de sabão.

Para evitar o aparecimento de manchas e para que o pó não cole, seque completamente o material com um pano macio.

Para deixar a sua aparência sempre brilhante ao longo do tempo, é possível também aplicar um polidor de metais ou cera em pasta do tipo automotiva.

Coloque o produto diretamente sobre um pano e, aplique sobre o metal em movimentos circulares.

Por fim, utilize outro pano macio e seco para polir a cera e restaurar o aspeto brilhante.

Este é um procedimento bastante simples, mas que irá ajudar a preservar a vida útil da peça em aço galvanizado. Faça esta limpeza periódica seguindo as dicas, e mantenha a durabilidade do material.