Ferro vs. arame: Qual a opção mais adequada para as chapas metálicas

Início » Ferro vs. arame: Qual a opção mais adequada para as chapas metálicas

No setor industrial, as chapas metálicas podem ser utilizadas para diversas finalidades. Especialmente para a confeção de peças, um dos materiais mais solicitados é o ferro e o arame, que podem ser usados nas indústrias automóveis, civis…

As chapas metálicas são produzidas de acordo com as exigências do cliente e podem ser utilizadas para situações distintas. O tipo de material depende do propósito da chapa em questão.

Tal como já referimos antes, as chapas fabricadas com ferro e arame são as mais utilizadas. Mas em que situações são adequadas?

Ferro vs Arame: Conheça o processo de produção das chapas metálicas fabricadas com estes materiais 

As chapas metálicas são produzidas através de um processo chamado de conformação de metais.

Este é um procedimento mecânico pelo qual se obtém peças devido à compressão de metais sólidos em moldes. Este processo também é conhecido como estampagem. As chapas podem ser fabricadas em aço, alumínio, cobre, magnésio, titânio, entre outros materiais.

Na indústria, são muito utilizadas para a fabricação de carros, camiões, aeronaves e muitas outras máquinas. Na construção civil, as chapas são especialmente utilizadas para revestimento.

1 – Chapas de ferro

Estas chapas são produzidas por uma siderúrgica, que tem como função realizar todos os procedimentos para garantir a qualidade da produção. É igualmente responsável por verificar se as chapas têm as características técnicas necessárias.

As chapas com este material são principalmente utilizadas para grades e pisos. É muito útil em obras que precisam de estruturas metálicas como recurso de sustentação e também para a locomoção de pessoas.

Pode ainda ser usada para a construção de escadas, o que é bastante comum em ambientes com circulação de pessoas, estruturas comerciais e industriais e áreas externas.

São fabricadas de forma a resultarem num material flexível, podendo passar por diversos processos de acabamento. Além disso podem ser perfuradas, servir como piso gradeado e terem vários tamanhos e dimensões.

Geralmente, possuem uma camada de alumínio, para aumentar a resistência à corrosão e às mudanças agressivas de temperatura e tempo.

O ferro fundido é o mais comumente utilizado no fabrico das chapas, já que proporciona maior conexão entre as chapas e outros componentes estruturais.

A chapa com este material pode ainda passar por outros processos, como a galvanização e transformação do aço inoxidável. A escolha do processo precisa ser definida por um profissional, nomeadamente um engenheiro civil.

2 – Chapas de arame

As chapas fabricadas em arame geralmente são feitas a partir do arame galvanizado, e também podem ser utilizadas em diferentes formas. Alguns exemplos são o fabrico de grades ou redes de proteção.

Entre as características do arame de aço galvanizado está a resistência. Por outras palavras, o procedimento pelo qual passa, a galvanização, cria uma película que evita a corrosão.

Esse processo pode ser realizado a frio, através de um processo eletrolítico. Contudo, também pode ser feito a quente, sendo mergulhado em metais nobres, como por exemplo, o zinco.

Após a galvanização, o arame torna-se extremamente duradouro, assegurando a qualidade por muito tempo ao suportar os mais diversos elementos abrasivos e intempéries.

Em relação aos tipos de arames, é importante saber quais são os diâmetros e medidas para a granulometria. Ou seja, as chapas são fabricadas com aberturas que podem variar de acordo com as polegadas da malha de arame.

Cada uma delas é indicada para uma função diferente, portanto, este é um aspeto que é preciso ter em consideração.

Como se pode perceber, o material mais adequado para as chapas metálicas vai variar de acordo com a sua finalidade. Contudo, as fabricadas em ferro são mais comumente utilizadas, especialmente no setor industrial.

Por fim, é importante adquirir as peças de um fabricante que garanta a qualidade, resistência e durabilidade do seu produto. No Metal Distendido asseguramos sempre uma grande qualidade em todos os tipos de projetos. Para iniciar o seu entre em contacto connosco!