As principais diferenças entre ferro e aço

Início » As principais diferenças entre ferro e aço

São muitas as diferenças entre o ferro e aço, e embora ambos sejam tipos de metais, as suas propriedades não são as mesmas.

Por este motivo, são utilizados em diferentes segmentos da indústria e fabricação de produtos.

No artigo de hoje explicamos-lhe em que aspetos o ferro e aço diferem um do outro. Continue a leitura!

Ferro vs. Aço: conheça as principais diferenças entre os metais

Utilizamos estruturas e objetos metálicos para as mais diversas finalidades e, muitos deles, são identificados por nós como ferro ou aço.

É comum falarmos destes materiais como se fossem o mesmo, mas diferenciá-los pode ser importante na hora de fazer algumas escolhas.

Mas, para entender as diferenças, precisamos de voltar um pouco às aulas de química, nomeadamente à tabela periódica.

Já percebeu que o ferro se encontra nesta tabela e o aço não? Isto acontece porque o ferro é um metal puro, enquanto o aço é um derivado.

1 – Características do ferro

Para a produção do ferro comercial, é utilizado o seu minério extraído da natureza. Este é misturado com outros elementos, como cal e carvão.

A mistura é, então, submetida a elevadas temperaturas, formando o que conhecemos como ferro puro ou gusa.

Inclusive, este material é a base para a fabricação do aço.

2 – Características do aço

Os tipos de aço geralmente são definidos consoante a taxa de carbono presente neles, sendo classificados em alto, médio e baixo.

A taxa de carbono presente no aço influencia a sua dureza. Assim, quanto mais carbono tiver presente, mais duro será.

No entanto, este não deve ser considerado um critério de qualidade, mas sim de funcionalidade.

O melhor tipo de aço será aquele que melhor se adequar à sua aplicação. Pois, além das diferentes interações com o carbono, este também pode sofrer outras modificações, como vemos nas ligas metálicas.

3 – Diferenças entre ambos os metais

Agora que já conhece algumas características de ambos os metais, vamos apresentar as principais diferenças a conhecer.

Força e peso

O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível superior de densidade.

Por isso, ele é mais utilizado em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias. No fundo, é mais indicado para trabalhos que exigem a maleabilidade que este metal fornece.

Além disso, outra das diferenças entre ferro e aço é a leveza dos metais. O aço é mais leve que o ferro e tem uma maior capacidade de suportar o esforço de tração.

Em contrapartida, o ferro fundido é conhecido pela sua força, mas não pela sua flexibilidade. Isto significa que pode ser mais frágil e não tão útil na construção.

Durabilidade

O aço é considerado um dos materiais mais duráveis e, por isso, é muito utilizado na construção. Este material pode suportar as ações do tempo de forma excelente.

Por isso, as estruturas de edifícios são feitas em aço, em vez de ferro, pois assim a sua integridade não terá rachaduras ou outras deformações futuras.

Corrosão

A corrosão é um processo natural que altera a composição do metal, através da oxidação química. Isto faz com que o mesmo adquira a típica cor alaranjada e comece a enfraquecer.

O aço é considerado muito mais resistente à corrosão do que o ferro, que por sua vez é mais suscetível à oxidação.

Por fim, o aço também é uma liga não porosa, o que significa que possui uma resistência natural à corrosão. A resistência é uma das maiores diferenças entre o ferro e aço.

Conhecer estas propriedades é muito importante para escolher o metal adequado às suas necessidades e que melhor se integrará no seu projeto ou construção.