Principais características e utilizações do bronze

Início » Principais características e utilizações do bronze

O bronze é uma liga metálica que surge da junção de metais como o cobre (90%) e o estanho (10%).

É um tipo de material utilizado em diversas áreas do mercado, detendo particularidades que o distinguem dos outros metais.

É fabricado desde a Pré-História, a chamada Idade do Bronze. Foi utilizado para a criação de armas, de máscaras e de estátuas, produção de sinos, fabrico de joias, entre outras peças.

No artigo de hoje vamos dar-lhe a conhecer as principais características deste metal e como pode utilizá-lo no dia a dia.

Bronze: Como o utilizamos no dia a dia

Existe uma panóplia de metais no mercado que podemos utilizar para os mais diversos projetos. No entanto existem uns que são mais adequados do que outros para determinadas finalidades, que especificaremos mais à frente.

Por agora comecemos pelas particularidades deste tipo de metal. Este é criado a partir da fusão de matérias que se encontram a elevadas temperaturas.

O cobre e o estanho misturam-se e são depois deixados a arrefecer e a solidificar, até que é formado o bronze, mais resistente e com características melhores do que os metais originais. O seu ponto de fusão varia entre os 900° C e os 1000° C.

Apresenta uma coloração dourada, é maleável, derrete com facilidade e tem uma grande resistência mecânica e de corrosão. É ainda um bom condutor de calor e eletricidade.

Por acumular menos calor que outros metais, é muito utilizado no fabrico de elementos industriais, mas não só!

Ao produzir-se este metal, geralmente, os principais objetivos passam pelo aumento da dureza, pelo alto ponto de fusão, pelo aumento da ductilidade…

Ou seja, é a capacidade de ser transformado em fios, e pela capacidade de acabamento, que permite que seja facilmente polido.

Por não criar faíscas quando atinge superfícies rígidas, este metal torna-se um material de uso seguro na presença de gases inflamáveis ou elementos explosivos.

Contudo, existem outros tipos de ligas de bronze que, além do cobre e do estanho, também têm a adição de zinco, chumbo, alumínio, manganês e fósforo.

Podemos estar em contacto com este no nosso quotidiano, pois, tal como referido anteriormente, são diversas as áreas do mercado que utilizam este tipo de material para o fabrico de peças e de determinado tipo de objetos.

É possível vermos este tipo de metal em:

– Aparelhos de telecomunicação;
– Tomadas e componentes de interruptores;
– Componentes de máquinas da indústria têxtil, de papel e de química;
– Instrumentos musicais;
– Ferramentas em geral;
– Objetos de decoração;
– Conexões de tubos;
– Joias e bijuteria;
– Parafusos;
– Estátuas;
– Moedas;
– Dinos;

Aplicado a várias peças e objetos que utilizamos ou com os quais temos contacto no dia a dia, este metal mistura-se com outros componentes para o fabrico dos objetos mencionados acima.

Por exemplo, em estátuas podemos ver uma mistura deste com chumbo e zinco. Em sinos, é utilizado mais estanho.

No caso do fabrico de máquinas e tubos, que exigem uma maior resistência, vemos este metal misturado com fósforo, para ficar mais duro, e chumbo, para ser mais fácil a sua fundição.

Em que situações do dia a dia utiliza este tipo de material? O bronze é, tal como já percebemos, uma excelente opção para ajudá-lo em vários aspetos do seu quotidiano! Considere usá-lo.