As fachadas estão sempre expostas a variações de temperatura, vento, chuva e outras intempéries.
Por esse motivo os materiais utilizados na montagem devem ser altamente resistentes e, ao mesmo tempo, atrair a atenção do público. O alumínio é um metal que reúne todos estes requisitos.
No artigo de hoje vamos explicar como ele é utilizado nas fachadas e quais as suas principais características.
Alumínio: Porque é considerado o material ideal para o revestimento de fachadas
O alumínio utilizado no revestimento de fachadas é conhecido como alumínio composto. É fabricado através da junção de películas finas de alumínio em volta de um núcleo termoplástico, como o polietileno expandido.
Esta composição confere maior resistência e durabilidade ao material para suportar a exposição nas fachadas.
Além disso, ao contrário de metais comuns, como aço, ferro e cobre, a chapa de alumínio composto é muito mais leve. Algumas das suas principais vantagens são:
- Versatilidade para infinitas possibilidades de comunicação visual
- Facilidade de construção, instalação e manutenção
- Não requer ferramentas especiais para a instalação
- Qualidade duradoura
- Excelente condutividade térmica
- Pode ter iluminação
- Alta estabilidade de cor
- Resistência à oxidação
- Produto acessível
É importante frisar que existem inúmeros acabamentos, formatos, revestimentos que garantem um enorme impacto visual deste material. Deste modo, esta torna-se bastante apelativa para colocar em prática projetos criados por empresas de comunicação visual.
1 – Em que tipos de revestimento o alumínio é utilizado?
As chapas de alumínio são revestimentos ideais para ambientes externos, devido à sua alta resistência e durabilidade. O material costuma ser aplicado em pilares, pórticos, fachadas, marquises e totens de comunicação visual.
São bastante utilizados em:
- Fachadas de lojas
- Universidades
- Bombas de gasolina
- Edifícios comerciais
- Ginásios
- Supermercados
- Cadeias de fast food
- Bancos
- Farmácias
Por ser um revestimento moderno acaba por ser cada vez mais utilizado, causando grande impacto visual. A par disso, proporciona maior credibilidade e valorização ao local, pois o brilho do metal remete para um estilo mais urbano.
2 – Vantagens da chapa de alumínio nas fachadas
O alumínio é indicado por arquitetos por ser um revestimento mais leve. Isso torna possível poupar nos alicerces, formação e no planeamento de alvenaria.
Outra grande vantagem de utilizar o alumínio como material de instalação de fachadas está na diversidade de cores, texturas e formatos.
Conta ainda com grande resistência à corrosão, tem condutividade térmica e maior durabilidade. Um ponto importante é que são totalmente incombustíveis e recicláveis.
Por fim, o alumínio pode garantir agilidade durante a construção de um edifício.
3 – Como funciona a manutenção
Os painéis e chapas de alumínio utilizados para o revestimento de fachadas também não precisam de muita manutenção. O principal cuidado é a limpeza.
Para isso, deve optar por uma limpeza simples, com água e detergente neutro. Estes são produtos menos abrasivos e por isso não irão danificar a fachada, mantendo assim uma aparência nova.
Por tudo isto, o alumínio é o metal ideal para criar instalações modernas e responder às exigências dos mais variados projetos de arquitetura e comunicação visual.