A importância das malhas na construção civil

Início » A importância das malhas na construção civil
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Numa fase inicial das obras na construção civil, é comum deparar-se com a necessidade de diversas estruturas de aço e ferro. Estas visam garantir a resistência, durabilidade e qualidade dos edifícios. As malhas são uma das principais estruturas utilizadas.

Neste artigo, explicamos as principais características e importância do uso destas malhas metálicas na construção civil.

Malhas metálicas: Um importante reforço estrutural na construção civil

As malhas metálicas são armações formadas por barras de aço entrelaçadas, geralmente feitas em ferro ou aço.

Estas estruturas são amplamente utilizadas na construção civil, e muito importantes para garantir a estabilidade e segurança das estruturas de betão em diversos setores da obra.

As malhas metálicas atuam como um esqueleto do edifício, ajudando a aumentar a resistência e durabilidade. Evitando assim possíveis desabamentos e rachaduras.

As malhas metálicas podem ser fabricadas em diversos tamanhos e espessuras, que devem ser definidas pelo responsável da obra.

É importante estar atento a estes detalhes, pois dependendo do tamanho e espessura da peça, os níveis de tensão e resistência são diferentes.

Tipos de malhas estruturais para a construção civil

De seguida enumeramos alguns dos principais tipos de malhas que visam o reforço das estruturas dos edifícios nas obras de construção civil.

1. Malhas para reforço estrutural

As malhas para cercas são bastante populares, seja nas cidades ou em zonas rurais. Elas fazem parte do cenário quotidiano, mas sabia que servem de reforço estrutural nas construções?

Seja em prédios ou construções comerciais, as malhas têm diversas aplicações. Mesmo que não sejam visíveis têm uma grande importância ao nível da segurança e estabilidade.

2. Malha com soldadura para construção

As malhas com soldadura têm a finalidade de reforço estrutural e são encontradas em diversos formatos e modelos. Na construção civil, ajudam a reforçar o betão nos pisos, lajes e amarração de alvenaria.

3. Malha com soldadura para reforço de fachada

As malhas absorvem a tensão resultante da dilatação e contração do revestimento de argamassa, evitando assim rachas e fissuras. A malha de reforço de fachada é aplicada no meio da argamassa, formando assim a argamassa armada.

A estrutura é soldada e rígida, o que lhe confere facilidade de manuseamento e instalação. Geralmente são fixadas através de pinos previamente instalados.

4. Malha com soldadura para laje e piso

As malhas metálicas exercem um papel fundamental na construção de lajes e pisos industriais ou qualquer local que necessite de alta resistência como estacionamentos, estradas, bombas de gasolina…

Estas malhas normalmente são comercializadas em painéis standard ou feitas por medida a pedido do cliente.

Devido à sua robustez, as telas proporcionam um reforço estrutural e uma grande resistência contra fissuras no piso ou laje onde são aplicadas.

A correta utilização das malhas metálicas na construção civil confere maior eficiência à obra. Isso porque há um aumento significativo do desempenho e redução da necessidade de manutenção ou prejuízos frequentes.