Vantagens e desvantagens do aço na construção civil

Início » Vantagens e desvantagens do aço na construção civil

Sabia que o aço é usado na construção civil desde o século XVII? É isso mesmo!

Com este, os profissionais deste segmento conseguem criar projetos diferenciados, eficientes e de qualidade superior.

As estruturas metálicas participaram ativamente na evolução do homem, proporcionando soluções para a locomoção, como pontes e trilhos de comboio, implementos tecnológicos e ferramentas de todo o tipo, além de diversas outras construções importantes.

Atualmente, o aço está presente em obras modernas e resistentes da construção civil.

Este pode ser encontrado nas construções que estão em locais calmos ou até mesmo em ambientes que sofrem com terremotos e outros efeitos naturais.

A utilização deste metal na engenharia gera diversas vantagens que vão desde as edificações até ao acabamento das obras.

As estruturas de aço consomem menos tempo de conclusão nas obras, originando também menos desperdício de material, além de proporcionarem um maior aumento da produtividade da equipa.

Estes são apenas alguns dos benefícios que podem ser observados através da utilização do aço.

Qual é a composição do aço?

O aço é uma liga metálica constituída por carbono e ferro, com percentagens de carbono que variam de 0,008 a 2,11% na sua composição.

O carbono é o principal material presente no aço. Contudo, estão presentes outros elementos com propósitos específicos, como o magnésio, o cromo, o vanádio e o tungstênio, por exemplo.

Além de ser ecológico, uma vez que o aço é um material 100% reciclável, este ainda pode reduzir até 40% o tempo de construção.

Como resultado disso, temos uma economia no valor final da obra em torno de 20%. E ainda temos como benefício um produto com maior durabilidade e baixa manutenção.

Aço na construção civil: vantagens e desvantagens

Como já dissemos, o aço é feito de ferro e de carbono, e a sua resistência depende da quantidade destes elementos na sua composição.

As estruturas de aço têm ganho cada vez mais espaço no mercado. Pois, as instalações metálicas exigem menos tempo de conclusão nas construções, menos desperdício de material e proporcionam o aumento da produtividade.

Nesse sentindo, partilhamos consigo as principais vantagens e desvantagens do aço na construção civil. Acompanhe!

Vantagens

Economia no acabamento da construção

O padrão de acabamento é mais uniforme na estrutura metálica. Consequentemente, é possível utilizá-la de forma aparente, sem prejuízo na estética.

Canteiro de obras mais compacto

Graças à menor movimentação de materiais. Como resultado, temos uma construção mais limpa.

Grandes vãos

Em contraste com outros modelos vistos na construção civil, com as estruturas metálicas é possível obter maiores vãos livres, o que consequentemente dá maior liberdade de uso do espaço.

Peso 

Por serem bem mais leves, as estruturas em aço podem reduzir até 30% o custo das fundações.

Reaproveitamento do material

O aço é um metal 100% reciclável. Com isso, as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas, produzindo menor concentração de rejeitos.

Desvantagens

Falhas nas execuções

Isso pode acontecer por não possuir mão de obra qualificada e treinada. Logo, poderá ter possíveis danos nas edificações.

Vulnerabilidade a corrosão

Pode acontecer devido à utilização de materiais fora dos padrões de qualidade ou manutenção incorreta da estrutura.

Multas e contratempos nas construções

Isto pode acontecer por não ter em consideração as legislações e os padrões vigentes para este tipo de construção. Também podem ocorrer problemas com órgãos reguladores, fazendo com que a obra fique embargada.

Agora que já conhece as vantagens e desvantagens do aço na construção civil, pode escolher o melhor material a ser utilizado no seu projeto.