Conheça os principais benefícios da reciclagem de metais

Início » Conheça os principais benefícios da reciclagem de metais

Já alguma vez ouviu falar em reciclagem de metais? Esta técnica de reaproveitamento deste tipo de materiais é cada vez mais adotada.

A razão prende-se com o facto de esta contribuir, essencialmente, para a proteção do meio ambiente.

Não nos podemos esquecer que os metais demoram centenas de anos para se decomporem na sua totalidade. Por isso, a reutilização destes é, sem dúvida, uma mais-valia tanto industrial como ambiental.

Conheça neste artigo as vantagens de reciclar metais! Continue a ler.

Reciclagem de metais: Economize energia, custos e recursos

O facto de os metais serem 100% recicláveis é um dos grandes benefícios do reaproveitamento destes. O processo pode ser feito inúmeras vezes, sem que o material perca a maioria das suas propriedades.

A economia de energia, a redução de custos e a sustentabilidade são algumas das vantagens que apresentaremos de seguida.

Redução de custos

Todos sabemos que existem algumas matérias-primas que têm um custo elevado e que, por vezes, são de difícil acesso. Por isso, a reciclagem de metais tem um papel importante uma vez que reduz os custos.

Fabricar um mesmo produto com o reaproveitamento de metais torna-se assim mais barato.

Poupança de energia

Uma vez que falamos de reciclagem de materiais, é de fácil conclusão que a energia gasta na produção de novos materiais é menor do que a exigida quando se trabalha uma matéria-prima virgem.

Isto acontece porque os metais reaproveitados não precisam de passar por todas as etapas da produção, poupando-se, em alguns casos, 95% menos energia. Já para não falar do tempo de processamento que também é menor.

Sustentabilidade

Por serem materiais cujas funcionalidades são diversas, uma vez que têm um alto grau de durabilidade, resistência e facilidade de adequação, os metais tornam-se mais sustentáveis aquando da sua reciclagem.

Isto acontece porque a reciclagem é uma forma de produzir e gerir melhor este tipo de materiais.

Menor consumo de recursos naturais

Com a reciclagem de metais, é reduzida ou mesmo evitada a extração e o beneficiamento do minério.

A redução da atividade com minério é importante, uma vez que esta causa grande impactos no meio ambiente, como a poluição de rios com produtos químicos usados no processo, a poluição sonora, o risco de contaminação da população que reside nos arredores, entre outros.

Aumento da vida útil das lixeiras

Ao reciclar os metais, estes não são largados em lixeiras e, por isso, não ocupam o espaço de outro tipo de resíduos.

Quando há um excesso de lixo, é necessário arranjar novos espaços onde se possam colocar os resíduos que precisam de ser armazenados.

Arranjar este tipo de espaço exige dinheiro, disponibilidade de localização e tempo. Não é em qualquer lado que as lixeiras se encontram.

Por isso, quando se recicla metais não existe uma preocupação com o armazenamento destes, uma vez que são reaproveitados. Assim, as lixeiras podem ser utilizadas para o armazenamento de outro tipo de materiais.

Pegando pelos benefícios descritos acima, já alguma vez tinha pensado na importância da reciclagem de metais? Agora percebemos que é realmente importante o seu reaproveitamento, como forma de proteger o ambiente, de economizar energia, recursos e custos.