Conheça os tipos de máquinas de solda mais utilizadas na indústria

Início » Conheça os tipos de máquinas de solda mais utilizadas na indústria

As máquinas de solda são fundamentais para quem trabalha com soldagem.

Podemos até afirmar que a soldagem é um processo muito utilizado na indústria e mesmo em trabalhos domésticos e artísticos.

O objetivo é unir metais através do calor e da eletricidade. Na altura de comprar, as maiores dúvidas são: Que tipos de máquinas de solda existem? Qual é a diferença entre eles?

Por ser um processo muito técnico, é perfeitamente natural haver estas questões. Por isso, queremos esclarecê-las!

É importante ter em consideração que alguns tipos de máquinas podem exigir um pouco mais de experiência do que outros. Alguns modelos também são mais caros e outros gastam mais energia.

Então é importante, primeiramente, saber o tipo de soldagem que vai fazer para comprar a máquina adequada.

Máquinas de solda: O que são?

Simplificadamente são equipamentos que, através do calor, unem materiais e ajudam a formar os mais variados produtos.

Sendo possível fazer a soldagem em diversos tipos de materiais. A principal vantagem deste equipamento é a eficiência, já que os bons resultados estão garantidos durante muito tempo.

Como é realizado o processo de soldagem?

Antes de chegarmos à explicação do processo, é essencial perceber como funciona o conceito de intensidade de fontes de energia.

Por exemplo, quando o processo exige uma alta intensidade de energia, há uma redução no tempo, o que evita ou minimiza efeitos desagradáveis, como a distorção.

Isto acontece porque a intensidade da energia transferida acontece de forma muito rápida, dentro de uma área muito limitada, permitindo que a fusão seja quase instantânea.

A soldagem feita em estado sólido envolve energia mecânica para poder aproximar a estrutura dos materiais. Isto cria uma atração atómica, podendo ser através de ação, fricção, impacto ou pressão.

Existe outro tipo de soldagem que é feita pelo processo de fusão, onde há um aumento localizado da temperatura do material.

Assim, o aquecimento deve ultrapassar a temperatura de fusão do metal e, posteriormente, as partes sofrem solidificação.

Quais são as máquinas de solda mais utilizadas no mercado?

Com o passar do tempo, o processo de soldagem foi evoluindo e surgiram diversas técnicas para unir metais e outros materiais de modo permanente.

Entre os tipos mais comuns estão as máquinas de MMA, a MIG e a TIG.

De seguida, listamos as principais características de cada uma para saber qual deve escolher para realizar o seu trabalho.

1 – Máquina de solda MMA

Estas máquinas são as de soldagem manual com elétrodo revestido. Neste processo de soldagem, o arco elétrico queima entre um elétrodo consumível e a peça de trabalho.

Normalmente, é indicado para serviços que não exigem um acabamento fino.

Sendo assim, costuma ser usada por pequenos serralheiros e para trabalhos manuais e caseiros.

2 – Máquina de solda MIG

As máquinas de solda MIG são umas das mais utilizadas pelos profissionais da metalurgia.

A máquina e o processo são semiautomáticos e, por esta razão, o modo de funcionamento é bem mais simples.

Por serem ágeis são muito úteis também em oficinas mecânicas. Esta máquina consegue unir peças como o aço e o alumínio sem causar distorções no processo.

Até os utilizadores menos experientes conseguem fazer uma soldagem com qualidade e produtividade.

3 – Máquina de solda TIG

São as que apresentam os melhores resultados no processo de soldagem.

Podem ser usadas em qualquer metal, até mesmo nos mais diferentes, como o titânio.

Em contrapartida, é preciso um pouco mais de conhecimento para ser usada, sendo aconselhado ser utilizada por um profissional que já tenha experiência.

A vantagem é que as máquinas TIG são leves e gastam menos energia.

Outro benefício que pode ser observado é que são ideais para trabalhos que não exigem repetição e o processo pode ser feito tanto manualmente como automaticamente.

Agora que já conhece as máquinas de solda mais utilizadas, pode escolher a mais adequada para realizar o seu trabalho com o máximo de qualidade e produtividade.