O que é a metalomecânica?

Início » O que é a metalomecânica?

Alguma vez ouviu falar da indústria metalomecânica?

Esta foca-se na manipulação de metais como ouro, cobre, ferro, aço e prata em produtos para o consumidor final ou para a indústria.  

A substância é tão importante que muitos avanços na agricultura, no setor de armamentos de guerra e no transporte seriam impossíveis sem o metal.

Portanto, esta indústria é fundamental para a existência de máquinas, equipamentos e veículos. Os processos incluem usinagem, soldagem, deformação plástica e fundição.

Metalomecânica: O surgimento de novas tecnologias

Este segmento industrial é responsável por diversas formas de produção e transformação de metais. Tem evoluído significativamente ano após ano desde a descoberta dos primeiros minérios de fundição, tornando-se cada vez mais complexa.

A importância da metalomecânica para o desenvolvimento da economia é indiscutível. Afinal, foi através disto que boa parte dos bens e serviços que circulam ao redor do mundo começaram.

A verdade é que sem os objetos de metais, ainda estaríamos na era da pedra!

Apesar desta afirmação parecer exagerada, faz todo o sentido. Isto porque máquinas, equipamentos, veículos, materiais de transporte e da construção civil nem existiriam se não fossem os trabalhos da metalomecânica.

5 ações preventivas que beneficiam esta indústria

A prevenção é um daqueles assuntos que não podem passar despercebidos pelos gestores da indústria metalúrgica.

Afinal, empresas dos mais variados setores estão a ser cada vez mais criticadas, social e economicamente. São assim obrigadas a adotar medidas que visem evitar ou retardar a ocorrência de um facto indesejado.

Sendo também necessário investir em ações corretivas para reparar danos já estabelecidos.

Conheça agora 5 ações preventivas que garantem o sucesso da indústria metalomecânica.

1 – Estabelecer uma rotina de manutenções das máquinas e equipamentos

Ainda são poucas a empresas que investem na manutenção preventiva. Isto acontece porque não percebem que atuar somente quando ocorre uma falha ou um defeito na máquina reduz a produtividade de toda a operação.

Além disso, não têm a perceção que a falta de manutenção preventiva pode aumentar os riscos de acidente. Vamos a um exemplo: o trabalhador, ao tentar resolver o problema, pode expor-se a situações que comprometem a sua integridade física.

Desta forma, ao desenvolver uma rotina de manutenções regulares, as indústrias garantem maior segurança dos trabalhadores. Ainda podem reduzir os custos com reparações, proporcionando aumento da produtividade.

2 – Manter um ambiente de trabalho seguro

O conjunto de medidas preventivas é o melhor caminho para proteger a equipa de acidentes.

Os EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos coletivos existentes nos processos industriais.

Entre os modelos principais, estão:

  • Cones e faixas de segurança;
  • Placas de sinalização;
  • Sensores de presença;
  • Sirenes e alertas luminosos;
  • Cadeados;
  • Bloqueios de disjuntores.

3 – Os EPI’s garantem a segurança da atividade

É responsabilidade da empresa fornecer aos colaboradores os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) necessários para desempenhar cada atividade.

Além disso, é fundamental que a escolha do EPI esteja de acordo com o grau de proteção exigido para a função inerente ao risco do equipamento.

4 – Sinalização efetiva dentro da fábrica

Qualquer linha de produção é repleta de riscos, sejam físicos, químicos ou elétricos inerentes às atividades realizadas. E na indústria metalomecânica não é diferente.

O gestor de produção e a equipa de segurança do trabalho devem preocupar-se em isolar esses riscos. Podem evitar que os colaboradores tenham contacto com componentes de equipamentos e máquinas perigosas.

Quando é inevitável a aproximação do colaborador de uma área de risco, todo o ambiente deve estar muito bem sinalizado. Um exemplo de como devemos sinalizar o chão da fábrica é utilizar a etiqueta de identificação do bloqueio.

5 – Investir em formação da equipa

O valor investido em formações para a prevenção de acidentes de trabalho é muito menor do que os custos envolvidos num incidente.

Por isso, a empresa deve exigir a presença de toda a equipa para aumentar a segurança interna.

O objetivo é educar os colaboradores sobre as atitudes preventivas que todos devem ter para reduzir os riscos durante as atividades realizadas na fábrica. Ao colocar em prática essas ações, terá a garantia da manutenção da segurança de todos, e consequentemente, melhor desempenho produtivo na indústria metalomecânica.