Serão as fachadas em metal uma moda momentânea?

Início » Serão as fachadas em metal uma moda momentânea?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As fachadas são importantes em qualquer projeto arquitetónico, uma vez que consistem no principal foco exterior da construção. Porém, uma tendência cada vez maior neste elemento são as fachadas em metal ou fachadas com apontamentos metálicos.

É cada vez mais comum vermos projetos com este tipo de fachada um pouco por todo o mundo. Contudo, estão incorporados somente em prédios com estilos mais modernos e urbanos.

Mas será uma moda momentânea ou esta tendência chegou para ficar? Quais são os benefícios deste tipo de fachada em particular? No artigo de hoje vamos falar de tudo o que precisa saber sobre o assunto. Acompanhe.

Fachadas em metal: Conheça as características desta tendência arquitetónica

Sempre que nos deparamos com uma fachada diferente surge um sorriso por encontrar algo fora do convencional. Esta é justamente uma das propostas das fachadas em metal, que providenciam um toque simultaneamente sofisticado e arrojado.

Não é por acaso que muitos projetos de arquitetura contemporâneos utilizam fachadas metálicas. Estas servem para dar um novo design e tornar a construção mais moderna.

Ao ganhar cada vez mais popularidade, a utilização dos metais integrados nas fachadas podem impressionar e transformar o estilo de qualquer imóvel.

Estes materiais oferecem resistência, durabilidade, beleza e ainda dão um aspeto moderno e urbano ao prédio.

É importante ter em conta que os metais utilizados na composição das fachadas são diversos. A par disso, cada um possui particularidades em relação à permeabilidade e resistência do material.

Veja a seguir os principais tipos de metais utilizados em projetos de arquitetura.

1. Aço inoxidável

Este material é muito conhecido e utilizado em vários elementos da construção. O aço inoxidável é um dos materiais preferidos dos arquitetos devido à alta resistência à corrosão. Estas características permitem que se mantenha inalterado e com o mesmo aspeto durante muito tempo.

Além disso pode ter um acabamento brilhante ou fosco, pode ser liso ou perfurado… Deste modo acaba por se adequar aos mais diversos estilos de construção.

2. Alumínio Composto (ACM) ou Alumínio Sólido

O alumínio composto consiste numa alternativa mais popular e económica. As chapas podem ser encontradas com pinturas e acabamentos diversos, como lisas ou perfuradas.

3. Titânio

O titânio é um metal mais nobre, tendo a leveza e resistência como principais características.

A maleabilidade na forja deste metal tornou-o bastante popular em projetos arquitetónicos de museus e espaços urbanos modernos.

4. Cobre

O cobre possui uma característica muito interessante, que é o aspeto esverdeado adquirido pelo metal com o passar do tempo. Esse efeito traz um fator diferencial a qualquer fachada.

O material tem uma grande durabilidade e está a tornar-se popular em muitas obras e construções.

5. Chumbo

O chumbo também é um material bastante requisitado na confeção de fachadas em metal. Isto acontece graças à sua maleabilidade e facilidade de trabalhar, permitindo trazer mais formas e fluidez ao projeto.

De cor prateada clara e atraente, possui um brilho gradual que vai escurecendo com o passar do tempo.

6. Zinco

O zinco é considerado a opção perfeita para projetos modernos de fachadas metálicas. Possui um ótimo custo-benefício, é um material resistente e de aspeto exuberante.

A tonalidade prateada deste metal, quando bem explorada, pode trazer um efeito impressionante.

É importante ter em conta que os metais podem ser incorporados de diversas maneiras nas fachadas. Porém, uma forma comumente encontrada são os brises, que podem ser mais fechados ou abertos e fabricados em tramas e perfis metálicos.

Estes elementos trazem um efeito estético muito interessante às fachadas. Para além disso são muito funcionais, uma vez que controlam a luminosidade que incide no interior da construção.

Por ser um material que alia resistência, durabilidade, beleza e sofisticação, certamente as fachadas em metal não são uma moda passageira.

Por estes motivos é muito provável que continuem a ser a escolha de eleição dos arquitetos que querem projetos inovadores e modernos.