Tudo o que precisa saber sobre o processo de metalurgia

Início » Tudo o que precisa saber sobre o processo de metalurgia

Sabe o que é a metalurgia? Enquanto ciência é aquela que estuda a extração, a transformação e a aplicação de materiais metálicos.

Já em relação à indústria metalúrgica esta consiste numa das bases da economia contemporânea. Sendo assim, ela é fundamental em diversos setores como o automóvel, o naval, o informático e muitos outros.

Os processos são extremamente complexos, sendo necessário adquirir previamente conhecimentos técnicos sobre eles.

Dessa forma, neste artigo apresentar-lhe-emos os principais processos metalúrgicos. Assim, terá uma maior noção da importância desta indústria no nosso estilo de vida. Descubra tudo e surpreenda-se!

Metalurgia: O que é e quais são os principais processos

A evolução da humanidade está intrinsecamente ligada ao ferro. Este elemento, utilizado desde a antiguidade, é fundamental na criação de ferramentas, armas e estruturas, tornando-se uma das bases da sociedade moderna.

Com isso, começamos pelas Revoluções Industriais, que transformaram o estilo de vida e hábitos de consumo, até às empresas metalúrgicas que são essenciais atualmente.

A metalurgia está presente no nosso dia a dia, e por isso, é fundamental em diversos setores económicos como a construção civil, a eletrónica e a automóvel.

Sabe o que faz ao certo um metalúrgico e quais são os processos envolvidos nesta indústria?

A verdade é que o seu funcionamento é bastante técnico e este trabalho vai muito além de moldar metal. Contudo, vamos tentar simplificar, já de seguida, os principais processos.

  1. Soldagem

A soldagem é um processo que visa a união de metais. E para isso é utilizado um metal de solda, que serve como ligação entre as partes.

Nesse sentido, está presente em praticamente todos os setores da indústria, a soldagem possui uma grande importância em equipamentos e estruturas como pontes, navios e carros.

  1. Fundição

A fundição na metalurgia permite criar produtos metálicos a partir da inserção do material em moldes.

Assim, o metal líquido é despejado num molde que contém uma cavidade com a forma desejada. Após arrefecer e solidificar, obtém-se o produto esperado.

Portanto, o processo de fundição é uma alternativa menos dispendiosa para se alcançar certos formatos que seriam mais complexos através da usinagem. Este é o processo que vamos abordar a partir de agora!

  1. Usinagem

A usinagem é um dos maiores impulsionadores da indústria metalúrgica. Dessa forma, através deste processo, uma peça metálica bruta é trabalhada com ferramentas de corte para lhe dar um determinado formato, de acordo com o desenho mecânico.

A utilização é extremamente diversificada e vai desde o fabrico de uma cópia de chaves até peças para a indústria automóvel, por exemplo.

Dessa forma, o trabalho de usinagem exige o conhecimento técnico do operador, para além do auxílio de produtos químicos que facilitem o processo.

Através destes processos, uma empresa metalúrgica pode atuar, especificamente, em campos de trabalho com metal. Os principais são:

  • Produção de ferroligas: Consistem em ligas especiais obtidas através de alta tecnologia. A composição possui ferro e níquel como base, para além de outros elementos. Pode compor também ligas de aço para melhorar as características.
  • Produção de ferro-gusa: O ferro-gusa é obtido através da redução do minério de ferro pelo carvão e calcário num alto-forno. A utilização dá-se na produção de lingotes, que é a matéria-prima usada para fabricar ferro fundido e aço.
  • Fabrico de tubos: Em termos simples, a produção de tubos das mais variadas medidas e materiais tem como objetivo colmatar diversas necessidades para o uso da indústria. As empresas produtoras trabalham com chapas retas, que são dobradas e cortadas com o auxílio de dobradeiras.
  • Produção de metais não ferrosos: São aqueles metais que não possuem ferro, portanto não são magnéticos, como cobre, alumínio, chumbo e zinco.
  • Siderurgia: Envolve o tratamento e o fabrico de aços e ferros fundidos.

Saiba quais são os materiais metálicos mais utilizados nos processos industriais

Os metais são um grupo de elementos químicos com propriedades eletropositivas que lhes conferem uma capacidade notável de condução elétrica e térmica.

Sendo assim, temos:

  • O ferro e o aço – Utilizados na maioria das indústrias. Podem ser observados em diversos utensílios domésticos, ferramentas, estruturas, peças de automóveis, aços para construção civil…
  • As ligas não ferrosas e as superligas – Os exemplos mais comuns destes materiais são o bronze e o latão. E, são aplicados com frequência na indústria aeroespacial e em esquadrias, cabos elétricos, tubos e latas.
  • Os intermetálicos – Para este tipo de material, temos como exemplos o carboneto de tungsténio, a widia e os carbonetos, que são os materiais com carbono e outros metais adicionados. Todos eles são conhecidos como metais duros na indústria, mais concretamente, na produção de ferramentas de corte.

Quais são as propriedades dos metais na metalurgia?

Esta é uma dúvida muito comum quando aprofundamos os processos metalúrgicos que são realizados.

Contudo, podemos dividir as propriedades dos metais em três categorias:

  • Propriedades físicas: Os metais possuem uma alta condutividade elétrica e térmica, para além de exibirem cor, brilho, densidade e resistência ao calor.
  • Propriedades mecânicas: Os materiais são conhecidos pela sua tenacidade, ductilidade e capacidade de resistir a temperaturas extremas. São ainda, facilmente conformáveis e apresentam durezas variadas.
  • Propriedades químicas: Podem formar ligas quando combinados com outros metais, o que amplia as suas propriedades. Contudo, também podem ser suscetíveis à corrosão aquosa e à oxidação.

Dessa forma, essas características tornam os metais extremamente valiosos e amplamente utilizados em diversos setores.

Conheça as principais áreas da metalurgia

Podemos dizer que o universo metalúrgico é vasto com diversas áreas de atuação. Porém, entre as principais e mais difundidas estão:

1 – O setor extrativo da metalurgia

O processo metalúrgico engloba o estudo da obtenção e extração de metais a partir de minérios ou de materiais reciclados, assim como as propriedades químicas dos metais e ligas em diferentes níveis de pureza.

Além disso, essa disciplina aborda o refinamento e fusão dos metais, bem como a prevenção de corrosão. Tudo isto com base na aplicação dos princípios da termodinâmica e da cinética das reações.

2 – O processo metalúrgico físico

Esta área estuda as propriedades da composição física dos materiais metálicos e das suas ligas. Fá-lo através da investigação das estruturas atómicas envolvidas em processos como a moagem, a centrifugação, a decantação…

3 – A metalmecânica

Este setor metalúrgico abrange o estudo dos processos envolvidos na obtenção da forma desejada dos metais, bem como nas técnicas de deformação plástica, nomeadamente:

  • Forjamento
  • Laminação
  • Extrusão
  • Trefilação
  • Estampagem
  • Usinagem
  • Soldagem

Portanto, esses processos são todos explorados para moldar e transformar os metais, de acordo com as necessidades específicas de cada aplicação.

4 – A metalurgia do pó

Este processo estuda um conjunto de técnicas que envolvem a utilização de pós metálicos para a fabricação de produtos e peças metálicas de alta precisão e complexidade.

Dessa forma, estes métodos, que são amplamente aplicados no setor de informática, incluem processos de compressão a quente. Isso permite a criação de componentes metálicos com caraterísticas específicas.

Por fim, uma curiosidade é que atualmente, aproximadamente 40% da produção global de aço é proveniente da fusão de materiais reciclados.

Isso significa que uma parte considerável do aço utilizado em diversos setores é obtida através do reaproveitamento e reciclagem da sucata metálica.

Sendo assim, essa prática desempenha um papel fundamental na redução do consumo de recursos naturais e na promoção da sustentabilidade na indústria metalúrgica.

Agora já conhece os principais processos da metalurgia. Terá ficado certamente com uma maior noção acerca da importância desta indústria no quotidiano e na manutenção da sociedade moderna.