Em que situações devemos utilizar uma chapa perfurada

Início » Em que situações devemos utilizar uma chapa perfurada
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A chapa perfurada, como o próprio nome deixa claro, trata-se, em resumo, de uma folha de metal com furos. Pode ser utilizada em diversas ocasiões e, possivelmente, já a encontrou no dia a dia em variadas formas.

Pode ser fabricada com diversos tipos de metais e, ainda, ter tamanhos e perfurações de acordo com cada necessidade.

Mas, o que faz dessas chapas um elemento prático e tão apreciado por arquitetos e projetistas? A seguir vai conhecer as principais vantagens destas chapas e em que situações podem ser utilizadas.

Chapa perfurada: Quais os benefícios e como pode ser utilizada

São muitas as possibilidades de uso deste tipo de lâmina metálica. E isso torna estas chapas um artigo muito utilizado em diversos projetos. 

Antes de conhecer alguns exemplos da aplicação, saiba por que estas chapas merecem destaque.

1. Versatilidade

Se há uma palavra capaz de definir este tipo de chapa com certeza é a versatilidade. Além do processo de produção, que permite perfurações de diferentes formas e uso de variados metais, a aplicação também é versátil.

É possível, por exemplo, utilizar chapas perfuradas em segmentos como construção civil, mineração, agricultura, entre outras.

2. Resistência e durabilidade

As telas metálicas, que podem ser fabricadas em materiais como ferro, aço inox, galvanizado e alumínio, são altamente resistentes e duradouras. Porém tudo depende da escolha correta da chapa para cada tipo de aplicação.

Ao procurar por este objeto para atender determinada necessidade, é necessário ter atenção a algumas especificações. Temos como exemplo: dimensão, espessura, distância entre os furos, disposição e diâmetro dos furos.

A escolha correta do material para o tipo de aplicação, além da garantia de qualidade final do serviço, proporciona também resistência mecânica e abrasiva.

3. Outras vantagens do material

A versatilidade e conjunto de vantagens e benefícios na utilização deste tipo de chapa é o que mais chama a atenção do consumidor.

Entre os seus diferenciais estão a facilidade de manuseamento, a translucidez, a passagem de ar e escoamento de líquidos, além do excelente acabamento visual estético.

Isso possibilita, inclusive, que as chapas tragam benefícios do uso em tratamentos acústicos e proteção de máquinas aos projetos arquitetónicos em que estão presentes.

Mas afinal, como utilizar a chapa perfurada num projeto?

São muitas as possibilidades de uso deste tipo de lâmina metálica, conforme mencionado. Talvez a finalidade de uso que mais dê destaque às chapas é a decorativa, que traz um toque industrial e moderno ao projeto.

1. Como proteção

Para o acabamento da escada, que tal considerar o uso desta chapa? As características deste elemento combinam privacidade e visibilidade de uma só vez.

Dependendo do ponto de vista do observador, parece uma placa sólida ou quase um véu.

Inclusive, pode ser uma opção segura para quem tem crianças em casa, uma vez que não existem vãos entre a folha metálica e a moldura que a envolve.

2. Como marquise

Utilizar como marquise vai permitir mais circulação de ar, iluminação natural além de pouca interferência na vista.

Como a peça ficará exposta aos elementos, é importante procurar as opções de materiais mais adequadas. Também deve pesquisar possíveis tratamentos para que o metal não perca a vida útil, por exemplo devido ao efeito da maresia.

3. Como divisórias

Se gosta de um estilo de decoração mais industrial, que tal dividir espaços com chapas metálicas invés de paredes? É possível combinar as placas com um projeto de marcenaria e assim proporcionar mais leveza ao espaço.

Percebe a versatilidade da chapa perfurada? Ao escolher o material adequado basta dar uso à criatividade e assim inovar no design com esta peça diferenciada.