Em que situações devemos utilizar grades para proteger um espaço?

Início » Em que situações devemos utilizar grades para proteger um espaço?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A segurança é um aspeto primordial em qualquer tipo de edifício, seja de uso comercial ou residencial. As grades para proteção de janelas, por exemplo, são um elemento comum em prédios, principalmente em locais com crianças e animais de estimação.

Os estabelecimentos comerciais ou casas térreas precisam ter cuidados reforçados em proteger as janelas. Por isso estes elementos protetores são cada vez mais utilizados.

Além disso, existem modelos para muitos outros propósitos. Temos como exemplo a proteção de laterais das escadas rolantes, impedir o crescimento de plantas de jardins internos e até mesmo para segurar ares-condicionados suspensos.

A seguir, vamos falar um pouco mais deste mecanismo de segurança, e em que situações podem ser uma boa opção para proteger um espaço.

Grades de proteção: Saiba quando investir e conheça os principais modelos

Estes elementos possuem um papel importante na segurança de uma casa ou ponto comercial. Seja em portas ou janelas, têm como principal função proteger e controlar a entrada e saída de pessoas do edifício.

Além disso, ainda podem ter outras funções agregadas como servir de proteção contra o sol. Também podem ser um elemento decorativo, com detalhes especiais e diferenciados que vão deixar a fachada ainda mais bonita.

As opções disponíveis no mercado são variadas, sendo encontradas versões pré-fabricadas ou com a possibilidade de encomendá-las sob medida.

1. Quais os materiais de fabricação mais comuns

Geralmente, os materiais mais utilizados para a fabricação são o ferro e o alumínio. O ferro é considerado o mais barato e com uma boa resistência. Porém não é muito duradouro, já que pode oxidar, além de ser mais pesado.

Em contrapartida, o alumínio é o mais leve, possui um preço mais alto e além de ser mais duradouro não oxida. Porém, em termos de resistência, não é o melhor, pois tende a deformar ou amassar, o que compromete a funcionalidade.

Contudo, existe uma alternativa que é fabricada com tubos de aço em formato quadrado ou retangular constituídos por um ferro chumbado galvanizado. Esta opção permite maior segurança e durabilidade, além de ser um material inoxidável.

Inclusive, este tipo de material permite a pintura frequente que além de trazer uma melhor aparência estética, promove uma maior conservação.

2. Possibilidade de escolher entre grades fixas e removíveis

Os modelos podem ser fixos ou removíveis, para portas e janelas de residências ou pontos comerciais.

As grades de lagarta são uma opção removível e podem ser articuladas e retráteis. Isso permite que sejam utilizadas em janelas e portas, com a vantagem de poderem ser recolhidas nas laterais. Este mecanismo permite que fiquem totalmente livres, contrariamente ao que acontece com as fixas.

Quando se trata do tipo fixo podem ser aplicadas em desenfumagem, por exemplo.

Em que situações deve instalar grades de proteção?

Quando pensamos neste elemento, o que nos vem à cabeça, na maioria das vezes, são os modelos para janelas. O que é natural, porque é um ponto estratégico que necessita de algum tipo de segurança, sobretudo se a casa em questão tiver crianças pequenas ou animais.

Durante a escolha do modelo tenha em mente que, assim como tudo que se relaciona à decoração, a grade deve ser escolhida de acordo com as suas preferências.

Quanto ao material, se mora num local inseguro, o mais recomendado é escolher modelos mais resistentes. Podemos afirmar que as mais indicadas para estas situações são as de ferro ou de aço reforçado.

As portas também podem ter este tipo de proteção, tudo vai depender do nível de segurança que pretende. Em estabelecimentos comerciais, por exemplo, as grades são necessárias nas portas para servir como obstáculo a possíveis invasões.

Analise se deve optar por grades pré-fabricadas ou feitas sob medida e escolha modelos com detalhes que combinem com a fachada da sua casa ou ponto comercial. Lembre-se, garantir a segurança é fundamental em qualquer situação!