Como funciona o processo de soldadura

Início » Como funciona o processo de soldadura

Já ouviu falar deste tipo de processo? A soldadura é utilizada para a união de materiais, particularmente metais e ligas. É feito através da fusão quase imediata, seguida da solidificação dos materiais.

É um processo muito utilizado e serve para fabricar e recuperar peças, equipamentos e estruturas metálicas.

A aplicação é feita em pequenos componentes eletrónicos ou, até mesmo, em grandes estruturas e equipamentos como pontes, navios ou carros.

Neste artigo vamos explicar-lhe quais são os tipos mais comuns deste processo e como funcionam. Continue a ler!

Soldadura: Quais são os principais tipos e como funcionam

Os processos de soldadura são bastante comuns em diversos ramos da indústria, como a construção civil, a construção naval, a aeronáutica e a eletrónica.

Esta técnica, para além de unir peças, promove ainda o revestimento ou a manutenção de uma série de equipamentos e materiais.

Para que os diferentes processos sejam realizados com eficiência, o soldador deve conhecer os principais tipos e as respetivas funções de cada equipamento de solda. Isto porque cada um tem os seus objetivos e resultados particulares.

Dessa forma, de seguida explicamos-lhe como cada um deles funciona.

  1. Arco elétrico

O processo de soldadura por Arco Elétrico necessita de um eletrodo – material protetor para evitar a oxidação e a contaminação do cordão de solda durante o estado líquido.

E é necessário ter ainda uma fonte de tensão e corrente (responsável pelo fornecimento de energia para fusão e alimentação do circuito).

Os processos de soldagem a arco elétrico mais utilizados são com: elétrodo revestido, TIG, MIG/MAG e arame tubular.

  1. Elétrodo revestido

Devido à facilidade deste processo, a solda com elétrodo revestido é o método mais utilizado pelos soldadores.

Oferece uma maior flexibilidade quando comparado a outros tipos de solda, e pode ser realizado em locais de difícil acesso ou mobilidade.

Além disso, existe uma ampla variedade de elétrodos no mercado. Portanto, cada um contém a capacidade de produzir os próprios gases de proteção, o que torna dispensável a utilização de gases adicionais, reduzindo os custos do processo.

Este tipo de soldadura é utilizado no fabrico e montagem de diversos equipamentos e estruturas. Sendo assim, pode ser usado para soldar uma grande variedade de materiais, como por exemplo o aço inoxidável, o ferro fundido, o alumínio…

  1. Soldadura TIG

O processo TIG (Tungsten Inert Gas) produz uma solda limpa e de alta qualidade. Com isso, devido à sua eficiência, a probabilidade de inclusão da mesma no metal de solda é eliminada. E, por isso, não necessita de limpeza no final do processo.

Em geral, este processo apresenta um excelente acabamento e um menor risco de corrosão. Além disso, pode variar entre manual e automático.

Dessa forma, é utilizado em quase todos os metais, sendo muito usual em solda com alumínio e ligas de aço inoxidável. Sendo que a integridade da solda é de extrema importância.

Muito utilizado, ainda, para juntas de alta qualidade em indústrias nucleares, químicas, aeronáuticas e de alimentos.

  1. Soldadura MIG/MAG

Processo muito flexível que proporciona soldagens de qualidade com grande produtividade, principalmente quando comparado com processos manuais como elétrodos revestidos.

O processo ficou caracterizado como MIG/MAG. MIG (Metal Inert Gas) é aplicado quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte. Já o MAG (Metal Active Gas) é praticado quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.

De forma geral, este processo apresenta um bom acabamento, é de fácil operação, alta produtividade e baixo custo. Porém, pode ocorrer a presença de respingos e alta probabilidade de formação de poros.

  1. Arame tubular

O processo de soldagem com Arame Tubular é bastante semelhante ao processo MIG/MAG, inclusive no que se refere aos equipamentos utilizados.

Porém, o arame utilizado na soldagem é tubular, sendo o interior preenchido por um fluxo, o que garante a este processo características especiais.

O arame é revestido e ocorre, ainda, a alimentação constante como na soldagem MIG. Sendo assim, isto acaba por resultar numa solda de alta qualidade, com arco estável e baixo nível de respingos.

O uso deste tipo de solda tem aumentado significativamente nos últimos anos. Portanto, as altas taxas de deposição e o desenvolvimento de novos consumíveis têm levado empresas a migrar para este processo.

Medidas de segurança que deve aplicar durante o processo de soldadura

No processo de soldagem, os profissionais podem correr alguns riscos. Afinal, estão expostos a uma radiação ionizante, eletricidade, queimaduras e partículas tóxicas.

Todos estes perigos acabam por se tornar nocivos à saúde do soldador. Por isso, é essencial conhecer os equipamentos de segurança, de modo a evitar alguns riscos.

As medidas de segurança mais indicadas ao profissional de soldagem são:

  • Nunca deixar cabos do equipamento em ambientes húmidos ou molhados;
  • Nunca retirar a máscara de solda antes do fim do processo, para garantir a proteção dos olhos e do sistema respiratório;
  • Não operar este tipo de máquina sem ter o seu conhecimento prévio;
  • Priorizar uma boa ergonomia durante a execução do processo de soldagem;
  • Investir na utilização de equipamentos destinados à filtragem e captação dos resíduos tóxicos gerados;
  • Fazer uso de todos os EPIs propostos nas normas de segurança do setor de soldagem.

Nesse sentido, os principais equipamentos de segurança que são indispensáveis para a execução da atividade são: as luvas de cano longo, as botas de proteção, o fato apropriado, o avental, os óculos, o protetor auricular, a mangueira e a máscara de soldagem.

Por fim, é fundamental certificar-se de que qualquer processo de soldadura tem que ser realizado por alguém capacitado. Deverá seguir todas as regras de segurança quando utilizar estes equipamentos de solda.