A importância da responsabilidade social na área da metalurgia

Início » A importância da responsabilidade social na área da metalurgia

A responsabilidade social ocupa cada vez mais espaço na agenda das empresas, e há boas razões para que isso aconteça. A principal talvez aponte para o próprio mercado, hoje movido por um consumidor cada vez mais exigente.

Ao escolher um produto ou serviço, não se procura apenas a qualidade e o preço. Espera-se que sejam oferecidos por marcas sérias e comprometidas com a sociedade.

Neste cenário, a indústria metalúrgica é um dos setores mais pressionados quando se trata do atendimento às exigências da legislação ambiental.

Para ter uma melhor compreensão do assunto, elaboramos este artigo com informações sobre as diferentes áreas de atuação desta responsabilidade. Iremos também explicar a sua importância especificamente na área da metalurgia.

Responsabilidade social: Porque a indústria metalúrgica deve atuar tendo esta responsabilidade como base

Certamente já ouviu falar em responsabilidade social, mas será que sabe o que envolve o conceito de ser socialmente responsável? A sua definição é abrangente, podendo ser introduzida num contexto corporativo, empresarial e ambiental.

Responsabilidade social é um conceito que engloba as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo.

As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam as posturas, comportamentos e condutas atuais. Depois de analisarem estas vertentes estruturam-se para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos.

Entre essas ações, estão aquelas direcionadas para o benefício da sociedade e também do meio ambiente. Esta última é especialmente relevante no que diz respeitos às metalúrgicas.

Isso porque o setor das indústrias metalúrgicas, tal como os outros setores industriais, apresenta uma grande capacidade de causar impactos e riscos ao meio ambiente, sendo a maioria irreversível.

Além do meio ambiente, as metalúrgicas podem causar problemas à comunidade local e, por isso, devem seguir as legislações ambientais.

Também é preciso que a indústria vá mais além através de um maior investimento. Este investimento deve ser feito em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais.

O que é responsabilidade social e ambiental nas indústrias?

Toda a organização está inserida num ambiente, não sendo isolada. Dessa forma, interage com fornecedores, clientes, comunidade, parceiros, meio ambiente, governos, entre outros agentes, direta ou indiretamente interessados nas suas ações.

Nesta troca de interesses, produtos e serviços, materiais e recursos financeiros, a indústria vivencia ganhos e perdas.

Neste sentido, quanto mais prejudicado estiver o meio em que a empresa faz parte, mais difíceis serão as interações com o ambiente. Tenha em conta que o raciocínio contrário também é válido.

Ou seja, as boas condições para a sociedade e para o meio ambiente como um todo refletem-se em mais e melhores oportunidades de negócio.

Portanto, uma empresa que cria ações deste carisma ambiental promove um espaço muito mais saudável para trocas de experiências.

Diariamente a indústria metalúrgica é responsável por lançar grandes volumes de gases na atmosfera. Além de gerar resíduos sólidos e efluentes com toxicidades variadas.

As atividades do setor envolvem grandes quantidades de água, onde são depositados óleos, elementos com propriedades radioativas e reagentes químicos.

Por este motivo, a poluição causada pelos efluentes é um dos fatores mais preocupantes. E, obviamente, é um dos riscos ambientais que merecem atenção tanto no processo de beneficiamento dos minérios quanto durante o processamento industrial.

Para minimizar estes impactos, é importante que a indústria passe a investir em ações desta responsabilidade que visem o seguinte

1 – O uso de tecnologia verde

Significa procurar processos modernos e inovadores no desenvolvimento dos produtos. Tem como objetivo acompanhar a tendência mundial de produção com o mínimo impacto e o máximo respeito pela natureza.

2 – Gestão Ambiental

Contar com um setor de gestão ambiental possibilita produzir com consciência e responsabilidade, atendendo assim às principais normas internacionais do meio ambiente.

3 – Processo Industrial Seguro

O investimento constante em qualidade e também segurança durante todo o processo de produção através de uma política interna bem estruturada é fundamental. Principalmente para uma atuação comprometida com a responsabilidade social.

Todas as empresas têm deveres legais que devem cumprir, mas aquelas que pretendem destacar-se num mercado tão competitivo, precisam de ir além das obrigações.

Dessa forma, em especial as metalúrgicas, devem sempre investir em métodos de redução do impacto ambiental, praticando a responsabilidade social. E também trabalhar de forma a que essas novas práticas se tornem o padrão na indústria moderna.