Tudo o que precisa de saber sobre a chapa galvanizada

Início » Tudo o que precisa de saber sobre a chapa galvanizada

A chapa galvanizada é uma tipologia de aço em chapa que passou por um processo denominado de galvanização.

Neste procedimento, a chapa recebe um revestimento feito com metais nobres para que tenha maior resistência quando comparado às chapas comuns.

Este material é utilizado em vários setores da indústria, devido à sua importância e versatilidade. Sendo assim, continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber sobre esta chapa.

Chapa galvanizada: Conheça as principais características e aplicações

Este tipo de chapa tem se popularizado ao longo dos últimos anos. Além de ser um material versátil, apresenta diversos benefícios para quem a utiliza. Falamos essencialmente de durabilidade e resistência a intempéries climáticas.

O material recebe este nome por passar pela galvanização, processo que consiste na cobertura de um metal por outros mais nobres. Portanto, na maioria das vezes passa por este processo para evitar corrosão ou para fins elétricos.

A galvanização proporciona uma série de utilidades, nomeadamente:

  • Auxílio na soldagem
  • Aumento da dureza superficial
  • Resistência à temperatura
  • Diminuição do atrito

A resistência à corrosão das chapas galvanizadas é determinada pela camada de zinco, que é proporcional à espessura do revestimento.

Quanto mais espesso for o revestimento de zinco, maior será a durabilidade do material galvanizado. Sendo assim, com a galvanização, a chapa de aço torna-se cerca de 20 vezes mais resistente e duradoura do que uma chapa de aço comum.

Portanto, o processo de galvanização também garante que a chapa exija menos manutenção, uma vez que fica mais resistente e duradoura.

Esteticamente, é de aparência lisa e brilhante, que pode ser explorada tanto na forma natural quanto pintada, conforme as tipologias de acabamento. Dessa forma, é importante frisar que o material tem ótima receptividade ao pigmento graças à sua textura.

Quais são as aplicações mais comuns da chapa galvanizada?

O uso desse tipo de chapa é recorrente nos setores agrícolas, para a produção de silos e equipamentos em geral. Além do mais, na construção civil é usada para a fabricação de telhas, coberturas e laterais.

Ainda no setor da construção a aplicação é feita frequentemente em conjunto com outros materiais. Sendo assim, falamos essencialmente de concreto, drywall, madeira e vidros, o que oferece mais flexibilidade e diversidade às soluções entregues.

Pode ser usada para finalidades como:

  • Estrutura de ar condicionado
  • Proteção de sistemas de isolamento térmico
  • Fachadas
  • Fabricação de telhas, calhas e rufos
  • Diversas áreas da indústria automobilística

Entre as propriedades relevantes destacam-se: conforto térmico, resistência à corrosão e efeitos do sol e chuva, leveza do material e maleabilidade.

Nesse sentido, também pode ser utilizada com um componente do isolamento acústico para salas de música. Com isso, pode evitar o vazamento do som e manter as qualidades sonoras no interior do ambiente.

Quais são as principais vantagens do uso deste material?

Agora que já sabe em que consiste e quais são as suas principais aplicações, vamos apresentar-lhe as principais vantagens do uso do aço na forma de chapa.

Incialmente, podemos afirmar que este é 20 vezes mais resistente do que uma chapa comum. Isso por si só já lhe confere uma enorme vantagem graças ao seu processo de galvanização. Mas não só!

Este tipo de chapa ainda contém propriedades muito relevantes como o conforto térmico e o isolamento acústico, quando combinado com outro tipo de materiais.

A sua maleabilidade e leveza também são pontos positivos que devem ser considerados. Afinal, acabam por facilitar o transporte e o manuseio, além de flexibilizarem os processos de construção, tornando-os mais ágeis e simples.

A utilização deste tipo de chapa nos processos industriais é sinónimo de garantia, de qualidade, de segurança e de resistência.

Dessa forma, é possível afirmar que a duração de uma chapa de aço galvanizada pode atingir facilmente os 25 anos, variando de acordo com a sua espessura, a camada de zinco que a cobre e também os fatores ambientais na qual está sujeita.

Saiba como fazer a pintura da chapa de aço galvanizada

Sendo uma superfície tão lisa, antes de realizar a pintura da chapa galvanizada é preciso fazer a preparação da peça. Assim, vai garantir a aderência da pintura, evitando com que esta descasque facilmente.

Dessa forma, deve seguir este passo a passo antes de realizar a pintura da estrutura. Assim, temos:

– A limpeza da chapa com um desengordurante ou apenas água e sabão;

– Utilização de uma lixa para ferro. Após o lixamento, retirar os resíduos de pó com um pano humidecido em água morna;

– Antes da pintura, a aplicação de um látex ou fundo para galvanizados;

– A escolha da tinta. De preferência aquelas com base de esmalte sintético ou látex;

– Mãos à obra! Hora de aplicar a tinta na chapa com um pincel ou rolo;

Sendo assim, para não correr o risco de deixar alguma parte da estrutura sem pintura, a nossa recomendação é fazer a aplicação de três demãos de tinta.

Cuidados a ter com este tipo de chapa

Apesar de apresentarem uma resistência e proteção diferenciadas, as chapas galvanizadas também precisam de cuidados.

É preciso armazenar adequadamente as peças até que sejam utilizadas e evitar o contacto com componentes alcalinos ou que contenham cobre ou chumbo.

Dessa forma, os elementos de ligação e montagem devem ser sempre específicos para o material, e preferencialmente adquiridos com o mesmo fornecedor.

Também é muito importante que a montagem das chapas galvanizadas seja realizada por um especialista.

Além disso, como no caso de qualquer material, deve-se assegurar de que está a adquirir o produto através de um fornecedor confiável e especialista no assunto. Assim, consegue garantir a qualidade do material.

Por fim, cuidados como estes vão garantir que usufrui de todos os benefícios da chapa galvanizada, seja qual for a finalidade.