Vantagens e desvantagens dos tetos falsos

Início » Vantagens e desvantagens dos tetos falsos
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Os tetos falsos têm cada vez mais procura para complementar a decoração dos lares. É por isso frequente a procura de informações sobre estes elementos, nomeadamente sobre a variedade de estilo e finalidades.

No artigo de hoje, explicamos as principais características dos tetos falsos, além de apresentar uma lista com as suas vantagens e desvantagens.

Tetos falsos: Conheça as principais vantagens e desvantagens destas estruturas

De fácil instalação, os tetos falsos são estruturas bastante versáteis, que podem ser utilizados, por exemplo, para:

  • Esconder ferragens e vigas
  • Definir ambientes
  • Otimizar a iluminação
  • Deixar os espaços mais intimistas e agradáveis

É possível encontrar os tetos falsos numa grande variedade de cores, materiais e tamanhos, facilitando a personalização dos projetos.

Além disso, são construídos com peças pré-fabricadas que são geralmente em gesso, PVC, aço ou alumínio.

A sua popularidade tem aumentado, especialmente, graças à versatilidade, preço económico, sustentabilidade e fácil manuseamento.

Contudo, antes de optar pela instalação dos tetos falsos, é importante considerar todos os aspetos. Por isso, de seguida elaboramos uma lista com as principais vantagens e desvantagens destas estruturas.

1 – Vantagens dos tetos falsos

Vamos começar por abordar os pontos positivos. Conheça as principais vantagens da instalação dos testos falsos.

1.1 – Estrutura de fácil instalação

Este é um dos principais fatores pelos quais os tetos falsos são amplamente utilizados, seja em ambientes residenciais ou comerciais: a facilidade de instalação.

Instalar um teto falso não exige muito esforço e é feito de forma fácil e rápida. Inclusive, em alguns casos não é necessária a contratação de um profissional para a sua instalação.

Contudo, recomendamos que o processo de montagem tenha a supervisão de uma pessoa experiente, para garantir a segurança durante o processo.

1.2 – Fácil remoção

À semelhança da instalação, a remoção dos tetos falsos é também bastante simples.

Esta é uma alternativa muito prática especialmente quando são necessárias reparações no imóvel. Os serviços podem ser feitos sem o recurso a obras extensas, que envolvam demolições e entulho.

1.3 – Melhoria estética

Os tetos falsos podem melhorar a estética da parte interna de um imóvel, uma vez que escondem imperfeições, tubos, cabos elétricos, vigas, ferragens… É uma solução mais em conta e que com um resultado estético excelente. 

1.4 – Solução económica

Sem dúvida, os tetos falsos têm um preço bastante reduzido em comparação a obras mais complexas, que envolvam demolições.

Outra grande vantagem é o baixo custo de manutenção.

1.5 – Projeto de iluminação

Sempre quis fazer um projeto de iluminação em casa, mas não quer gastar muito dinheiro com obras? Os tetos falsos são uma ótima alternativa.

Podem ser instalados LEDs nos painéis, proporcionando iluminação indireta que irá valorizar qualquer ambiente.

1.6 – Tornar o pé direito mais baixo

Em alguns casos, um pé direito muito alto não favorece o projeto de decoração da casa, tornando-a menos acolhedora.

Os tetos falsos resolvem este problema de forma simples, rápida e barata.

1.7 – Ajuda na poupança de energia

Os tetos falsos são bastante eficientes a nível energético. Podem inclusive ajudar a poupar na fatura de energia, uma vez que ajudam a reduzir o calor durante o verão e o frio no inverno.

2 – Desvantagens dos tetos falsos

Mas, como nada é perfeito, há algumas situações em que os tetos falsos podem ser menos vantajosos. Enumeramos de seguida, os principais pontos negativos.

2.1 – Menor resistência

Apesar da manutenção ser simples, o fato é que os tetos falsos não apresentam boa durabilidade caso não seja feita manutenção regular.

Nestes casos, uma solução de melhoria da estética do ambiente, acaba por se tornar um problema, pois podem perder a cor original e ganhar manchas.  

2.2 – Instabilidade

Os tetos falsos não possuem a mesma estabilidade que um teto verdadeiro. Por isso, podem ceder com maior facilidade em caso de incêndio ou sismo.

Apesar das desvantagens serem em menor número, é importante pesar todos os pontos positivos e negativos antes de instalar um teto falso em sua casa. Analise cada um dos fatores, e decida qual a melhor solução para si.