Vantagens e desvantagens dos tetos falsos

Início » Vantagens e desvantagens dos tetos falsos

Os tetos falsos têm cada vez mais procura para complementar a decoração das casas. É por isso frequente a procura de informações sobre estes elementos, mais concretamente sobre a variedade de estilos e funções.

Neste artigo, explicamos as principais características desta estrutura, além das suas vantagens e desvantagens.

Tetos falsos: Conheça as principais vantagens e desvantagens destas estruturas

De fácil instalação, os tetos falsos são bastante versáteis. Construídos com peças pré-fabricadas, como o gesso, o PVC, o aço ou o alumínio, podem ser utilizados, por exemplo, para:

  • Esconder ferros e vigas;
  • Definir ambientes;
  • Otimizar a iluminação;
  • Deixar os espaços mais íntimos e agradáveis.

É possível encontrar esta estrutura numa grande variedade de cores, materiais e tamanhos, o que permite a personalização dos projetos.

A sua popularidade tem aumentado, sobretudo graças à sua versatilidade, preço económico, sustentabilidade e fácil manuseio.

É importante, no entanto, considerar todos os aspetos, antes de optar pela instalação dos tetos falsos. Para o ajudar nesta tarefa, criámos uma lista com as suas principais vantagens e desvantagens.

1 – Vantagens dos tetos falsos

Vamos começar por abordar os pontos positivos. Conheça as principais vantagens da instalação destes elementos:

1.1 – Estrutura de fácil instalação

Este é um dos principais fatores pelos quais é uma estrutura amplamente utilizada, seja em ambientes residenciais ou comerciais: instalar um teto falso não exige muito esforço e é feito de forma fácil e rápida.

Nalguns casos não é sequer necessária a contratação de um profissional para este processo. Contudo, recomendamos que a montagem tenha a supervisão de uma pessoa experiente, para garantir a sua segurança.

1.2 – Fácil de remover

À semelhança da instalação, a remoção desta estrutura é também bastante simples. Isto é especialmente relevante quando são necessárias reparações, que podem ser feitas sem obras extensas, que envolvam demolições e entulho.

1.3 – Melhoria estética

Os tetos falsos podem melhorar a estética de uma casa, já que escondem imperfeições, tubos, cabos elétricos, vigas e ferragens. É uma solução em conta com um resultado estético excelente. 

1.4 – Solução económica

Em comparação com obras mais complexas, por exemplo, têm um valor bastante reduzido. Além disso, têm um baixo custo de manutenção, o que se torna bastante vantajoso a longo prazo.

1.5 – Projeto de iluminação

Sempre quis fazer um projeto de iluminação em casa, sem gastar muito dinheiro com obras? Aqui está uma ótima alternativa.

Porque não instalar LEDs nos painéis, por exemplo? Assim, terá uma bonita luz indireta que irá valorizar qualquer ambiente.

1.6 – Baixar o pé direito

Nalguns casos, um pé direito muito alto torna a casa menos acolhedora, o que não favorece a sua decoração. Um teto falso bonito e cuidado resolve este problema de forma simples, rápida e económica.

1.7 – Poupança de energia

Esta estrutura é bastante eficiente a nível energético. Pode inclusive ajudar a poupar na fatura de energia, uma vez que reduz o calor no verão e o frio no inverno.

2 – Desvantagens de ter um teto falso

Mas, como nada é perfeito, há algumas situações em que estes podem ser menos vantajosos. Enumeramos de seguida, os seus principais pontos negativos:

2.1 – Menor resistência

Apesar da manutenção ser simples, esta estrutura pode não ter uma boa durabilidade se não for cuidada regularmente. Nestes casos, não serão a melhor solução estética, pois podem perder a cor original ou mesmo manchar.  

2.2 – Instabilidade

Os tetos falsos não têm a mesma estabilidade que os tetos verdadeiros. Por isso, podem ceder com maior facilidade em caso de incêndio ou sismo.

Apesar de existirem menos desvantagens do que vantagens, é importante pesar todos os pontos antes de instalar um teto falso. Analise cada um dos fatores, e decida qual é a melhor solução para si.