O papel das grades na proteção dos edifícios

Início » O papel das grades na proteção dos edifícios

As grades servem para proporcionar uma maior proteção aos edifícios. No entanto, é preciso que sejam pensadas de acordo com cada projeto, combinando formas e cores. Só assim é possível não haver exageros ou passar a sensação de uma gaiola.

Vamos explicar de forma detalhada qual é o papel destas estruturas para a proteção dos edifícios. A par disso conhecerá também os modelos mais indicados para compor os vários projetos arquitetónicos.

Continue a leitura do nosso artigo e descubra tudo o que precisa de saber sobre o tema.

Grades: Será possível encontrar o equilíbrio entre beleza e proteção?

Quem valoriza a segurança dentro e fora de casa sabe que as grades são um dos métodos de proteção mais eficazes para impedir roubos e invasões. Estes elementos podem ser encontrados nos mais variados modelos para janelas, portas, e em torno dos edifícios.

Independentemente do modelo, a barreira física criada por elas exerce a função que lhe é destinada, ou seja, a proteção.

Apesar disto, não é apenas para garantir segurança contra roubos e invasores que estas são úteis. Também podem ser uma boa alternativa de proteção para:

  • Crianças e animais de estimação;
  • Salvaguardar as laterais de escadas flutuantes;
  • Delimitar jardins internos.

É importante frisar que por norma são fabricados num tipo de aço tubular galvanizado, com cobertura antioxidante e ferro fundido.

Principais modelos de grades de proteção

Escolher o formato, material e a cor certa pode minimizar a poluição visual e a sensação de falta de liberdade: as formas da grade devem seguir as linhas do projeto arquitetónico do edifício ou estilo da casa como um todo.

Se o estilo é neoclássico, essas estruturas tendem a ser mais trabalhadas, com detalhes próprios do estilo. Se se tratar de algo mais moderno, o gradeamento tende a ser reto, com poucos detalhes, num estilo mais minimalista.

É importante enfatizar que a grade deve harmonizar a aparência do edifício como um todo, e ainda ser segura.

Outro detalhe importante é a cor: o branco e os tons claros em geral destacam-se mais; já o preto e o verde-escuro desaparecem, proporcionando um visual mais discreto.

Os modelos também podem ser fixos ou amovíveis, tanto para portas como para janelas residenciais e zonas comerciais.

Quando é necessária a sua instalação?

Quando pensamos em grades, vem-nos à cabeça, na maior parte das vezes, os modelos para janelas. Isto porque este é um ponto estratégico que por norma necessita de segurança.

Contudo, estes elementos também são utilizados noutros locais, como por exemplo:

  • Janelas e sacadas: Em apartamentos e casas, especialmente em andares mais altos, para prevenir quedas de crianças, idosos ou animais de estimação.

  • Escadas e rampas: Para oferecer apoio e prevenir quedas em escadas, rampas ou qualquer desnível significativo.

  • Piscinas: Em redor de piscinas para evitar que crianças ou animais de estimação caiam na água acidentalmente.

  • Máquinas e equipamentos industriais: Em ambientes industriais, para separar áreas de trabalho e proteger pessoas de áreas com máquinas pesadas ou perigosas.

  • Áreas de carga: Em armazéns, docas de carga ou áreas de construção para prevenir quedas ou acidentes com materiais.

  • Berços: Estruturas laterais em berços para proteger bebés de quedas.

  • Parques infantis: Em parques ou áreas de recreação infantil para delimitar o espaço e oferecer uma estrutura segura para as crianças brincarem.

  • Espaços públicos e eventos: Para controlo de multidões, direcionar fluxos de pessoas ou delimitar áreas específicas.

Estas são apenas algumas situações comuns: é importante consultar normas de segurança locais ou um profissional qualificado para determinar a necessidade e o tipo adequado para cada situação.

As grades já fazem parte da paisagem urbana e são, sem dúvida, essenciais para garantir a proteção, segurança e tranquilidade.