Como ter uma fachada de casa que proteja e alie à decoração

Início » Como ter uma fachada de casa que proteja e alie à decoração
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A fachada de casa é como se fosse o cartão de visita para o nosso lar. Quem a vê tem as primeiras impressões do estilo que irá encontrar no interior. Por isso, é importante investir no tratamento externo da casa.

O muro costuma ser a alternativa mais convencional e cumpre o propósito de garantir mais segurança, porém pode deixar a desejar na decoração. Mas atualmente existem diversos tipos de fachada mais bonitos e estilosos.

Por isso, trazemos alguns exemplos dos materiais que podem ser utilizados no exterior das casas que são 2 em 1. Proporcionam proteção e dão um visual incrível!

Fachada de casa: 5 tipos que garantem segurança sem ignorar o aspeto visual

Atualmente, os projetos arquitetónicos dedicam uma atenção especial às fachadas. Este elemento pode ter diferentes estilos, desde o mais simples, como o minimalista, até modelos mais requintados com mistura de materiais.

Além disso, podem ser consideradas uma parte essencial do design de uma casa. Assim, o projeto irá direcionar os tipos de materiais utilizados nos revestimentos, telhados, portas e janelas.

De seguida, listamos alguns dos materiais mais utilizados nas fachadas que aliam proteção à decoração!

1 – Fachada de madeira

As fachadas de madeira têm um estilo moderno e elegante. Apesar de parecer frágil, a madeira quando é bem instalada, é um dos revestimentos mais duradouros.

Projetos de fachada em madeira costumam combinar também outros tipos de materiais e os valores variam de acordo com a qualidade do material.

O mais importante é fazer a manutenção regular do material, com impermeabilização para não danificar com o tempo. Também é importante para evitar pragas.

2 – Fachada com blocos de betão

As fachadas em blocos de betão são das mais versáteis e baratas e podem ser feitas numa infinidade de opções. Existem blocos grandes, que trazem mais imponência para a parte externa da casa.

A principal vantagem é ser um material acessível, que não exige muitos cuidados e dura uma vida inteira. Pode ser pintado ou mantido na cor natural do cimento, o que é ideal para estilos industriais e contemporâneos.

3 – Fachada de tijolos

Ter uma fachada de casa com tijolos é um clássico e também combina muito bem com um estilo de decoração mais industrial.

Este material pode revestir a fachada inteira, ou ser utilizado em conjunto com outro. Os cuidados são básicos para mais durabilidade e a instalação deve seguir um padrão para um visual harmonioso.

4 – Fachada em aço patinável

As fachadas de metal têm caído no gosto de quem prefere projetos mais ousados e modernos. Entre os metais mais utilizados está o aço patinável, que possui como principal característica uma aparência enferrujada.

Na verdade, este aspeto é responsável por proteger o material do tempo e, graças a isso, é perfeito para ser usado numa fachada de casa. Além de ter uma boa durabilidade, também dá um efeito moderno à estrutura.

5 – Fachada em porcelanato

O porcelanato também é um material resistente, durável e muito versátil, pode ser aplicado em projetos dos mais variados estilos.

Este material é especialmente recomendado para quem reside em locais com alta taxa humidade no ar.

Isso porque é impermeável, resistente, ajuda a manter a temperatura interna mais agradável e oferece um acabamento muito bonito, sóbrio e elegante.

A escolha certa do material para a fachada de casa é importante para que todo o design esteja equilibrado. Inspire-se no nosso artigo e construa uma fachada atraente e cheia de estilo!