Redes electrossoldadas: Conheça o passo a passo da instalação

Início » Redes electrossoldadas: Conheça o passo a passo da instalação

As redes electrossoldadas são a aposta perfeita para a montagem de vedações de segurança ou delimitação de perímetro de espaços. Assim,  a resistência e a durabilidade são as principais vantagens obtidas pelo processo de elestrossoldagem.

Dessa forma, vamos explicar-lhe como é feita a sua instalação, e vai perceber que a praticidade também é um dos benefícios deste modelo de redes.

Como é feita a instalação das redes electrossoldadas?

As redes electrossoldadas de proteção são confeccionadas com arames de aço, normalmente galvanizado, unidos pelo processo de eletrofusão.

Assim, a junção dos arames é feita através de um equipamento específico que fornece tensão elétrica controlada capaz de fundir os fios de aço.

O processo de eletrofusão realizado nos pontos de união das redes garante mais resistência e durabilidade a este produto. De forma a que não se danifique facilmente ao longo do tempo, permanecendo em bom estado.

Dessa forma, outro aspeto interessante destas redes é que o trabalho mais preciso de junção dos arames de aço galvanizado dá um acabamento diferenciado à tela e dificulta a sua rutura, assegurando a proteção do espaço e uma cerca perfeita.

Dito isto, vamos ao passo a passo da instalação dessas redes:

1 – Fazer a marcação dos mourões (postes)

Os mourões são postes que formam a estrutura base para a instalação da rede, e delimitam a área que receberá a cerca. Assim, estes postes podem ser de aço, betão ou, até mesmo, madeira.

Marque os pontos onde eles serão fixados na área que será cercada. A distância ideal entre mourões é de, no máximo, 2,5 metros, mantendo assim a resistência da cerca.

2 – Abertura dos buracos

Feita a marcação, segue-se a abertura dos buracos onde serão colocados os mourões, que precisam de ter, no mínimo, 70 cm de profundidade, para que a rede fique mais firme quando for instalada.

Uma observação importante é que, se a medida da cerca for grande, é recomendado realizar uma abertura de buraco a cada 25 metros, permitindo esticar a rede com maior tração.

3 – Betão nos mourões de canto

Os mourões ou postes posicionados nos cantos da cerca deverão levar betão para que fiquem reforçados.

4 – Estender as linhas de referência

O próximo passo é esticar duas linhas de nível entre os postes para ter a referência da altura desejada. Por isso, um deverá ser estendido na parte superior e outro na parte inferior.

Isso facilitará a instalação da rede electrossoldada.

5 – Inicie a instalação da rede

A instalação é iniciada com a fixação da rede no mourão de canto, utilizando uma abraçadeira ou amarração com arame galvanizado, caso o mourão seja de metal ou em betão.

6 – Faça a colocação da rede

Puxe a rede electrossoldada com o máximo de tração possível, para que fique bem esticada. Esta etapa pode ser realizada com a ajuda de um esticador de arame.

7 – Fixe a rede nos mourões

Com a rede esticada e firme, comece a fixá-la em cada mourão, através da abraçadeira ou amarração com arame galvanizado.

8 – Ajuste a tensão da rede

Uma das vantagens das redes electrossoldadas é que, após instalada, se por algum motivo não ficar totalmente alinhada ou firme, pode ajustar manualmente para que a tensão fique correta.

É interessante acrescentar que este tipo de rede é mais recomendado para cercas de terrenos planos. A instalação é bastante prática, como se pode observar, o que é mais uma vantagem ao considerarmos o seu custo vs. benefício.

Com uma durabilidade em média de 10 a 15 anos, as redes electrossoldadas são perfeitas para quem procura simetria, harmonização e estética para a cerca.

Em que situações as redes electrossoldadas podem ser utilizadas?

As redes eletrosoldadas, também conhecidas como malhas electrossoldadas, são amplamente utilizadas em várias aplicações devido à sua versatilidade, resistência e durabilidade.

Sendo assim, aqui estão algumas das situações em que elas são comumente usadas:

Construção Civil

Armaduras de concreto: As malhas eletrosoldadas são usadas como armaduras em estruturas de concreto armado, reforçando paredes, lajes, pisos e outras estruturas.

Paredes e fachadas: Podem ser incorporadas em paredes de concreto para, por exemplo, aumentar a resistência e a estabilidade.

Estabilização de taludes: Da mesma forma, podem ser utilizadas em sistemas de contenção de solo para evitar deslizamentos e erosão.

Indústria

Gaiolas para animais: Em quintas, as malhas eletrosoldadas são frequentemente usadas para criar gaiolas para animais. Assim, é possível proporcionar segurança e ventilação adequada.

Proteção de máquinas e equipamentos: Utilizadas para proteger máquinas e equipamentos industriais, oferecendo uma barreira física de segurança.

Agricultura

Viveiros: São usadas para construir viveiros para peixes ou outros animais aquáticos.

Cercas: Muito comuns em cercas agrícolas, pois são duráveis e oferecem proteção contra predadores.

Setor de Transporte

Reforço de asfalto: São utilizadas para reforçar camadas de asfalto em estradas, pistas de aeroporto e estacionamentos. Dessa forma, melhoram a durabilidade e a resistência à deformação.

Indústria de Mineração

Peneiramento e separação: São usadas em processos de peneiramento e separação de minerais, carvão e outros materiais.

Proteção contra rochas: Podem ser instaladas para proteger áreas de trabalho contra quedas de rochas.

Setor de Energia

Proteção de subestações: São também utilizadas para cercar subestações elétricas. Com isso, proporcionam segurança, impedindo o acesso não autorizado.

Proteção de equipamentos: As redes electrossoldadas são instaladas à volta de equipamentos elétricos para evitar interferência ou danos externos.

Construção de Telas e Grades

Telas de segurança: São comumente usadas em janelas, varandas e escadas para proteger contra quedas. Especialmente em prédios altos.

Grades de ventilação: Também são importantes em sistemas de ventilação para evitar a entrada de animais e detritos.

Construção Naval

Plataformas marítimas: As malhas electrossoldadas em plataformas marítimas são usadas para diversas finalidades. Como, por exemplo, reforço estrutural e proteção contra corrosão.

Por fim, estas são apenas algumas das muitas aplicações das redes electrossoldadas.

A sua versatilidade, resistência e facilidade de instalação tornam-nas uma escolha popular em várias indústrias.