Como ter uma fachada de casa que proteja e alie à decoração

Início » Como ter uma fachada de casa que proteja e alie à decoração

A fachada de casa é como se fosse o cartão de visita do nosso lar. Quem a vê tem as primeiras impressões do estilo que encontrará no interior. Por isso, é importante investir no tratamento externo da casa.

O muro costuma ser a alternativa mais convencional e cumpre o propósito de garantir mais segurança. Porém, pode não ser a melhor opção no que toca à decoração.
No entanto, atualmente, já existem diversos tipos de fachada mais bonitos e estilosos.

Por isso, trazemos-lhe alguns exemplos dos materiais que podem ser utilizados no exterior das casas que são 2 em 1. Proporcionam proteção e dão um visual incrível!

Porque a fachada de casa é tão importante para o imóvel?

A fachada de uma casa desempenha um papel fundamental em diversas áreas, desde a estética até à funcionalidade e segurança.

Sendo assim, aqui estão algumas razões pelas quais a fachada de casa é importante:

Primeira impressão

A fachada é a primeira coisa que as pessoas veem quando visitam ou passam pela sua casa.

Assim, uma fachada bem projetada pode criar uma impressão positiva e acolhedora.

Valorização do imóvel

Uma fachada bem cuidada e atraente pode aumentar o valor de mercado da casa.

Nesse sentido, investir numa boa aparência externa pode significar um retorno financeiro quando decidir vender a propriedade.

Reflete o estilo e a personalidade

A fachada reflete, muitas vezes, o estilo arquitetónico da casa e o gosto pessoal dos moradores.

Afinal, esta pode comunicar uma variedade de estilos, desde o tradicional até ao moderno, contemporâneo ou eclético.

Segurança

Uma fachada de casa bem iluminada e visível pode aumentar a segurança do imóvel, dissuadindo atividades suspeitas ou intrusões.

Integração com o ambiente

A fachada pode ser projetada para se integrar harmoniosamente com o ambiente ao redor, utilizando materiais naturais e cores que se misturam com a paisagem local.

Eficiência energética

Elementos como janelas bem posicionadas e telhados adequados na fachada podem contribuir para a eficiência energética da casa.

Dessa forma, torna-se possível a entrada de luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia.

Bem-estar dos moradores

Uma fachada bem desenhada pode também melhorar o ambiente interno da casa.

Com isso, a entrada de luz natural e uma boa ventilação podem criar um ambiente interno mais saudável e agradável.

Conformidade com regulações

Em muitas áreas, existem regulamentos e diretrizes que governam o design das fachadas das casas.

Por isso, garantir que a fachada está de acordo com essas regulamentações é essencial para evitar problemas legais.

Orgulho e satisfação

Uma fachada bonita pode aumentar o orgulho dos moradores na sua casa, proporcionando uma sensação de realização e de satisfação.

Em resumo, a fachada de uma casa é importante tanto em termos de funcionalidade como de estética.

Pois esta desempenha um papel vital na criação de uma casa atraente, segura e funcional para os moradores.

Fachada de casa: 5 tipos que garantem segurança sem ignorar o aspeto visual

Atualmente, os projetos arquitetónicos dão especial atenção às fachadas. Este elemento pode ter diferentes estilos, desde o mais simples, como o minimalista, até aos modelos mais requintados com mistura de materiais.

Além disso, podem ser consideradas uma parte essencial do design de uma casa. Assim, o projeto direcionará os tipos de materiais utilizados nos revestimentos, telhados, portas e janelas.

De seguida, listamos alguns dos materiais mais utilizados nas fachadas que aliam proteção à decoração!

1 – Fachada de madeira

As fachadas de madeira têm um estilo moderno e elegante. Apesar de parecer frágil, a madeira, quando é bem instalada, é um dos revestimentos mais duradouros.

Os projetos de fachada em madeira costumam combinar também com outros tipos de materiais e os valores variam de acordo com a qualidade do material.

O mais importante é fazer a manutenção regular do material, com impermeabilização para não danificar com o tempo. Também é importante para evitar pragas.

2 – Fachada com blocos de betão

As fachadas em blocos de betão são das mais versáteis e baratas, e podem ser feitas numa infinidade de opções. Existem blocos grandes, que trazem mais imponência para a parte externa da casa.

A principal vantagem é ser um material acessível, que não exige muitos cuidados e dura uma vida inteira. Pode ser pintado ou mantido na cor natural do cimento, o que é ideal para estilos industriais e contemporâneos.

3 – Fachada de tijolos

Ter uma fachada de casa com tijolos é um clássico e também combina muito bem com um estilo de decoração mais industrial.

Este material pode revestir a fachada inteira ou ser utilizado em conjunto com outro. Os cuidados são básicos para mais durabilidade e a instalação deve seguir um padrão para um visual harmonioso.

4 – Fachada em aço patinável

As fachadas de metal são a escolha de quem prefere projetos mais ousados e modernos. Entre os metais mais utilizados está o aço patinável, que tem como principal característica uma aparência enferrujada.

Na verdade, este aspeto é responsável por proteger o material do tempo e, graças a isso, é perfeito para ser usado numa fachada de casa. Além de ter uma boa durabilidade, também dá um efeito moderno à estrutura.

5 – Fachada em porcelanato

O porcelanato também é um material resistente, durável e muito versátil, podendo ser aplicado em projetos dos mais variados estilos.

Este material é especialmente recomendado para quem reside em locais com alta taxa de humidade no ar.

Isto porque é impermeável, resistente, ajuda a manter a temperatura interna mais agradável e oferece um acabamento muito bonito, sóbrio e elegante.

A escolha certa do material para a fachada de casa é importante para que todo o design esteja equilibrado. Inspire-se no nosso artigo e construa uma fachada atraente e cheia de estilo!