Tipos de malhas mais utilizadas em passadiços

Início » Tipos de malhas mais utilizadas em passadiços
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Os passadiços são estruturas fundamentais em qualquer construção. Porém devem receber atenção especial em ambientes industriais, onde a segurança e proteção dos trabalhadores é fundamental.

As malhas metálicas são as mais utilizadas para a construção destes passadiços. Mas, sabe por quê? No artigo de hoje, pode conhecer as suas principais características e benefícios!

Passadiços: Conheça as principais características dos tipos de malhas utilizados

O tipo de malha metálica mais utilizada para a construção de passadiços são as chapas expandidas, mais conhecidas por chapas de piso.

A sua construção é feita a partir de uma chapa metálica, que passa por alguns processos antes de se tornar uma malha inteiriça. Os tipos de malhas podem ser fabricados em diferentes metais, nomeadamente aço de carbono, alumínio ou aço inoxidável.

Desta forma, é possível encontrar uma grande variedade de malhas, que podem ser do tipo microexpandido, bastante utilizada em elementos filtrantes, ou até mesmo malhas mais pesadas, que são mais rígidas e resistentes. Estas são comumente utilizadas em pisos industriais.

Dentro da construção civil, os passadiços metálicos podem ser instalados sobre rios, jardins, estradas, autoestradas…

Uma das suas principais vantagens está relacionada com a facilidade e rapidez de montagem, o que diminui o custo da obra. Tratam-se também de estruturas mais leves, eficientes e versáteis do que os passadiços feitos em betão.

Possui ainda uma maior resistência, o que permite que as peças sejam fabricadas em tamanhos menores.

O que precisa saber sobre a chapa expandida

A chapa expandida apresenta muitos benefícios, quando comparada com outros modelos de chapa. Uma das principais vantagens é a redução de custos no produto final.

Isto porque, a peça é submetida a um processo de extensão quando é produzida. Neste procedimento, não há perda de materiais, mesmo quando a chapa excede o tamanho inicial.

Por apresentar diversas particularidades, a chapa expandida pode ser utilizada em diferentes áreas, tanto na construção civil como na indústria.

Além destas finalidades, o material também pode ser aplicado na estrutura de passadiços, pavimentos de autocarros, rampas, patamares e até bases de máquinas.

É importante destacar que a finalidade deve ser tida em consideração, uma vez que vai influenciar na escolha do material mais adequado para a construção da chapa.

Construção da chapa expandida para passadiços

A construção da chapa expandida para passadiços é feita através de processos de expansão, que transformam a chapa metálica numa malha inteiriça, rídiga e uniforme.

Este processo confere uma maior resistência ao produto, uma vez que não há emendas entre as peças.

O acabamento da chapa expandida para passadiços pode variar entre a pintura, cromagem e soldagem. As variações de modelo estão em elementos tais como espessura, abertura da malha, cordão e sentido da malha.

A peça pode ser feita em materiais como aço de carbono, aço galvanizado, alumínio, aço inoxidável

Benefícios das malhas metálicas para passadiços

As chapas expandidas são as malhas mais indicadas para a construção de passadiços, devido às muitas vantagens de segurança e durabilidade, mesmo em ambientes industriais.

Os principais benefícios, são:

  • Maior segurança, por ser antiderrapante
  • Baixo custo de manutenção
  • Mais leves, o que torna o manuseamento mais fácil
  • Maior versatilidade, já que possuem cortes específicos para diferentes finalidades
  • Excelente custo-benefício, devido ao estiramento da chapa
  • Maior durabilidade. No caso de chapas expandidas galvanizadas a fogo, a resistência é ainda maior

Agora que conhece as principais características das malhas para a construção de passadiços, escolha um fornecedor que garanta a qualidade e durabilidade do seu produto!