Tipos de malhas mais utilizadas em passadiços

Início » Tipos de malhas mais utilizadas em passadiços

A princípio, os passadiços são estruturas fundamentais em qualquer construção. Porém, devem receber atenção especial em ambientes industriais, onde a segurança e a proteção dos trabalhadores é fundamental.

Assim, as malhas metálicas são as mais utilizadas para a construção destas estruturas. Mas, sabe porquê? No artigo de hoje, pode conhecer as suas principais características e benefícios!

Passadiços: Conheça as principais características dos tipos de malhas utilizados

Inicialmente, o tipo de malha metálica mais utilizada para a construção de passadiços são as chapas expandidas, mais conhecidas por chapas de piso.

A sua construção é feita a partir de uma chapa metálica, que passa por alguns processos antes de se tornar uma malha inteiriça. Com isso, os tipos de malhas podem ser fabricados em diferentes metais, nomeadamente aço de carbono, alumínio ou aço inoxidável.

Desta forma, é possível encontrar uma grande variedade de malhas, que podem ser do tipo microexpandido, bastante utilizada em elementos filtrantes. Ou até mesmo malhas mais pesadas, que são mais rígidas e resistentes. Estas são comumente utilizadas em pisos industriais.

Dentro da construção civil, estas estruturas metálicas podem ser instaladas sobre rios, jardins, estradas, autoestradas…

Assim, uma das suas principais vantagens está relacionada com a facilidade e rapidez de montagem, o que diminui o custo da obra. Pois, tratam-se também de estruturas mais leves, eficientes e versáteis do que os passadiços feitos em betão.

Além disso, possui ainda uma maior resistência, o que permite que as peças sejam fabricadas em tamanhos menores.

O que precisa de saber sobre a chapa expandida

A chapa expandida apresenta muitos benefícios, quando comparada com outros modelos de chapa. Dessa forma, uma das principais vantagens é a redução de custos no produto final.

Isto porque a peça é submetida a um processo de extensão quando é produzida. Neste procedimento, não há perda de materiais, mesmo quando a chapa excede o tamanho inicial.

Sendo assim, por apresentar diversas particularidades, a chapa expandida pode ser utilizada em diferentes áreas, tanto na construção civil como na indústria.

Além destas finalidades, o material também pode ser aplicado na estrutura de passadiços, pavimentos de autocarros, rampas, patamares e até bases de máquinas.

Além disso, é importante destacar que a finalidade deve ser tida em consideração, uma vez que vai influenciar na escolha do material mais adequado para a construção da chapa.

Construção da chapa expandida para passadiços

A construção da chapa expandida para estas estruturas metálicas é feita através de processos de expansão, que transformam a chapa metálica numa malha inteiriça, rídiga e uniforme.

Este processo confere uma maior resistência ao produto, uma vez que não há emendas entre as peças.

Dessa forma, o acabamento da chapa expandida para estas estruturas pode variar entre a pintura, a cromagem e a soldagem. Com isso, as variações de modelo estão em elementos tais como a espessura, a abertura da malha, o cordão e o sentido da malha.

A peça pode ser feita em materiais como aço de carbono, aço galvanizado, alumínio e aço inoxidável.

Quais são as principais características da chapa expandida?

Primeiramente, a chapa expandida é um tipo de material metálico que passa por um processo de fabrico, em que uma chapa sólida é cortada e estirada para criar uma malha com padrões regulares de aberturas.

Esse processo confere várias características vantajosas à chapa expandida, tornando-a popular numa variedade de aplicações industriais e comerciais.

Sendo assim, aqui estão algumas das principais características da chapa expandida utilizada em passadiços:

  1. Versatilidade

A chapa expandida é altamente versátil e pode ser utilizada numa ampla gama de aplicações, desde revestimentos de fachadas e grades de segurança até filtros e pisos industriais.

  1. Leveza

Apesar da sua estrutura metálica, a chapa expandida é relativamente leve, o que facilita o manuseio e a instalação em comparação com outros materiais mais pesados.

  1. Rigidez e resistência

Este tipo de malha metálica possui boa rigidez e resistência estrutural devido ao seu padrão de malha reforçada.

Assim, isso torna-a adequada para aplicações onde é necessário suportar peso ou resistir a forças mecânicas.

  1. Ventilação e drenagem

As aberturas na chapa expandida permitem uma excelente ventilação, tornando-a ideal para aplicações onde é necessário um bom fluxo de ar, como em sistemas de ventilação industrial.

Além disso, as aberturas permitem a drenagem de água e outros líquidos, o que é útil em aplicações ao ar livre.

  1. Transparência

Em alguns padrões de malha, a chapa expandida pode oferecer uma certa transparência visual.

Com isso, esta torna-se uma escolha interessante para aplicações arquitetónicas onde a luz e a visibilidade são importantes.

  1. Personalização

A chapa expandida pode ser facilmente personalizada em termos de padrão de malha, tamanho das aberturas e tipo de material.

Dessa forma, atende a requisitos específicos de diferentes aplicações, como por exemplo a sua utilização em passadiços.

  1. Facilidade de manutenção

Devido à sua estrutura aberta, a chapa expandida é relativamente fácil de limpar e manter.

Especialmente em comparação com materiais como tecidos ou superfícies sólidas, por exemplo.

  1. Propriedades estéticas

A chapa expandida está disponível numa variedade de materiais, incluindo aço, alumínio e aço inoxidável.

Com isso, é possível escolher opções que atendam tanto a requisitos estruturais como estéticos.

  1. Resistência à corrosão

Dependendo do material utilizado, a chapa expandida pode ser resistente à corrosão, tornando-a adequada para uso em ambientes externos e condições atmosféricas adversas.

Por fim, é importante notar que as características específicas da chapa expandida podem variar com base no material utilizado, no processo de fabrico e no padrão de malha escolhido.

Por isso, antes de utilizá-la numa aplicação específica, é recomendável consultar o fabricante para garantir que ela atenda aos requisitos técnicos e de desempenho necessários.

Benefícios das malhas metálicas para passadiços

As chapas expandidas são as malhas mais indicadas para a construção deste tipo de estrutura, devido às muitas vantagens de segurança e durabilidade, mesmo em ambientes industriais.

Os principais benefícios são:

  • Maior segurança, por ser antiderrapante;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Mais leves, o que torna o manuseamento mais fácil;
  • Maior versatilidade, já que possuem cortes específicos para diferentes finalidades;
  • Excelente custo-benefício, devido ao estiramento da chapa;
  • Maior durabilidade. No caso de chapas expandidas galvanizadas a fogo, a resistência é ainda maior.

Agora que conhece as principais características das malhas para a construção de passadiços, escolha um fornecedor que garanta a qualidade e a durabilidade do seu produto!