Como pode integrar pisos metálicos na decoração

Início » Como pode integrar pisos metálicos na decoração
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ultimamente temos visto um aumento na utilização do metal na decoração. É possível encontrar no mercado vários produtos que permitem a sua integração em projetos de design de interiores e de arquitetura.

O metal é um material altamente resistente, e este é um dos principais diferenciais ao incluí-lo no projeto, além de trazer muita personalidade para qualquer ambiente. Mas, em relação aos pisos metálicos, como integrá-los na decoração?

Se você já considerou utilizar este material, porém tem receio de “pesar” no acabamento, então acompanhe nosso post e saiba como o metal pode se tornar um elemento decorativo.

Decoração com pisos metálicos: em quais tipos de projeto podem ser utilizados?

Os pisos metálicos não são os materiais mais usuais quando pensamos em revestimentos, por isso muitos têm receio de utilizá-los.

Ao mesmo tempo, incluir o metal na decoração amplia ainda mais as possibilidades criativas, e quando a decoração é feita da maneira correta, certamente irá impressionar!

Apesar de muitos acreditarem que os pisos metálicos podem ser utilizados somente em projetos com uma proposta mais futurista, a verdade é que o material harmoniza com outras linguagens arquitetónicas, como você vai ver a seguir:

Decoração estilo industrial

O estilo industrial busca trazer a simplicidade dos galpões de linha de montagem para ambientes residenciais, ou até comerciais, como bares e restaurantes.

A decoração que segue esse estilo costuma ter a aplicação de peças de metal antigas e com aspeto característico de oxidação. Além disso, vigas metálicas aparentes, tubagens e luminárias em metal complementam o visual.

Para finalizar a decoração, os pisos metálicos podem ser utilizados de forma inovadora, trazendo ao espaço um aspeto típico de indústrias antigas, e se não quiser que todo o ambiente receba o piso, utilize-o num cantinho temático, como o de café ou bebidas.

Decoração estilo rústico

Já a decoração que visa criar um estilo rústico deve conter dois elementos essenciais, que são os metais envelhecidos e a madeira maciça.

Estes projetos visam recriar os ambientes de fazendas antigas, portanto detalhes em bronze ou até com aspeto de ferrugem trazem este clima campestre à residência.

Já a madeira não deve ser muito trabalhada, mantendo-se o seu aspeto mais natural, vincos e as curvas originais, e de cor marrom escuro.

Aqui, os pisos metálicos podem ser utilizados de forma inusitada. Aplicar as chapas de metal no backsplash da cozinha é uma ótima maneira de trazer a tendência dos metálicos para a divisão, além de dar um toque de luxo e modernidade à decoração.

Outra vantagem é que este tipo de material pode até ser mais fácil de limpar e manter do que os revestimentos convencionais.

Decoração estilo minimalista 

O estilo minimalista é um dos mais apreciados e utilizados em projetos de arquitetura modernos. Ao invés de utilizar muitas cores, efeitos e texturas, o destaque fica com o uso de formas geométricas e padrões com estampas lisas, listrados, etc.

Como os objetos decorativos são mínimos, o protagonismo fica por conta dos materiais de revestimento, como os pisos.

Para atingir o objetivo de sofisticação e simplicidade, os metais devem ser lisos, destacando-se somente sua cor e brilho. Entre as possibilidades temos o prateado do alumínio, o preto do grafite e o cinza fosco.

Além destes estilos de decoração, os pisos metálicos também são excelentes para integrar ambientes externos e anexos, como mezaninos.

Estas estruturas funcionam como varandas interiores, e costumam ser utilizadas para definir um patamar construído entre o chão e o teto que se acede normalmente através de escadas.

Enfim, com muita criatividade e um projeto de decoração bem detalhado, é possível incluir os pisos metálicos em praticamente qualquer espaço, conferindo mais modernidade e personalidade à divisão.