Conheça todas as vantagens do metal distendido

Início » Conheça todas as vantagens do metal distendido

O metal distendido consiste numa placa que foi cortada e esticada numa malha.

Sendo assim, o alongamento do metal confere a essa mesma malha alguns espaçamentos em forma de diamante. Porém, podem ser criados muitos outros padrões de malha.

E, para fabricar estas malhas de metal, é possível utilizar diversos tipos de metais, como o aço inoxidável, o aço laminado a quente, o aço laminado a frio, o alumínio…

Dessa forma, já a seguir, saberá como é fabricado e quais as principais vantagens deste metal!

Metal distendido: Como é fabricado este material?

Sabia que o metal distendido também é conhecido como metal expandido ou chapa expandida?

Pois, este é um tipo de material metálico que passa por um processo de fabrico específico para criar uma estrutura aberta com malhas e aberturas na sua superfície.

E, essa estrutura tridimensional é o que fornece ao metal as suas caraterísticas únicas. Falamos, por exemplo, da leveza, resistência, flexibilidade e a excelente capacidade de ventilação e filtragem.

Sendo assim, o processo para fabricar o metal expandido envolve os seguintes passos:

Matéria-prima

O processo começa com a seleção de uma chapa metálica, que pode ser feita de diversos materiais, como o aço de carbono, o aço inoxidável, o alumínio, entre outros.

Desta forma, a escolha do material depende da aplicação específica do metal expandido e das propriedades desejadas.

Corte

Depois a chapa metálica é submetida a uma série de cortes precisos. E, estes são realizados por máquinas de corte automatizadas, que criam fendas ou entalhes uniformemente espaçados na sua superfície.

Estiragem

Após a realização do corte, a chapa é submetida a um processo de estiragem.

Este processo é realizado a frio, ou seja, sem a aplicação de calor, para evitar alterações significativas nas propriedades mecânicas do metal.

A estiragem é feita de forma que os cortes na chapa se abram e se expandam, formando as malhas e as aberturas caraterísticas deste tipo de metal.

Acabamento

De seguida, o metal expandido pode passar por um tratamento superficial, como a galvanização ou a pintura. Esse processo procura melhorar a sua resistência à corrosão e dar-lhe uma aparência mais bonita.

Assim, o resultado é uma chapa metálica com uma estrutura aberta e tridimensional. Dessa forma, pode ter uma variedade de padrões de malhas, que podem variar em tamanho e forma, dependendo do projeto.

Com isso, essa estrutura torna o metal extremamente versátil e aumenta as suas possibilidades de aplicação em diversas indústrias, nomeadamente: arquitetura, engenharia, design de interiores, automóvel…

Conheça as principais utilizações e vantagens do metal distendido

A produção do metal distendido é feita através de uma máquina de expansão. Nela, as folhas de metal sólidas são transformadas na malha de metal expandida, caraterizada pelas perfurações.

Assim, esta máquina é equipada com uma lâmina que determina o padrão da malha metálica.

À medida que o metal é alimentado pela máquina de expansão, este é cortado e esticado simultaneamente através de um processo de corte e alongamento pressionado.

Sendo assim, as fendas criadas durante este processo permitem que o metal seja esticado, ou distendido, com perfurações uniformes.

E, para garantir um padrão consistente, a máquina é programada ou operada manualmente conforme o metal vai sendo trabalhado. No final, o metal é enrolado em bobinas ou cortado em folhas.

Veja algumas das principais vantagens deste metal!

1 – Resistência

A alta resistência é um dos principais benefícios.

Afinal, as cercas feitas com este metal são muito mais fortes, quando comparados a outros materiais padrões.

Esta resistência pode ser atribuída ao processo de expansão, em que o metal é ajustado, mas não reformulado. Ou seja, a redução nas propriedades de resistência é mínima, fazendo com que permaneça confiável.

2 – Durabilidade

A alta durabilidade também é uma caraterística que merece destaque.

Pois, este tipo de material tende a sofrer menos a ação de ferrugem e danos naturais, prolongando a vida útil da peça.

3 – Mais segurança e privacidade

Os padrões das fendas numa malha de metal distendido podem ser minimizados. Isto poderá proporcionar mais segurança e privacidade.

Este fator é bastante interessante nos casos em que a prevenção de invasão visual é uma prioridade.

4 – Resistentes a cortes

É altamente resistente a cortes, sendo praticamente impossível danificá-lo com um alicate comum.

Isto não acontece com uma cerca convencional, que pode ser desfeita em alguns minutos.

As aplicações do metal distendido

Este metal foi projetado para oferecer proteção confiável e um alto desempenho em áreas críticas.

Assim, usa-se especialmente em locais e situações em que devem ser capazes de resistir a ambientes agressivos, fornecendo resistência e durabilidade. Desta forma, mantêm os intrusos afastados.

Este tipo de metal é amplamente utilizado na construção civil, seja em pequenas ou grandes obras.

As chapas mais pesadas, como são mais resistentes, costumam ser utilizadas em pisos de locais com circulação considerável de pessoas ou materiais pesados.

Ainda sobre os pisos, as telas distendidas podem ser aplicadas na sua montagem ou de forma estrutural.

Além disso, estes metais podem estar presentes na forma de grades para fechar espaços, divisórias e portões.

Atualmente, é bastante comum encontrarmos estes materiais em ambientes internos e externos, como decorações e estruturas.

No ambiente externo, as chapas deste metal perfurado são excelentes para revestir fachadas, paredes, painéis, etc.

Além de ter bastante resistência, o que torna a opção ainda mais segura, o material integra muito bem construções com um estilo moderno e inovador.

Seja qual for o seu projeto, o importante é que aposte numa empresa de referência!

Na Metal Distendido encontra as melhores e mais resistentes soluções de metal expandido. Entre em contacto connosco e saiba mais!