Conheça todas as vantagens do metal distendido

Início » Conheça todas as vantagens do metal distendido
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O metal distendido consiste numa placa que foi cortada e esticada numa malha. O alongamento do metal confere a essa malha alguns espaçamentos em forma de diamante, embora muitos outros padrões possam ser criados.

Para fabricar estas malhas de metal, é possível utilizar muitos tipos de metais, como o aço inoxidável, aço laminado a quente, aço laminado a frio, alumínio…

Hoje vai conhecer o processo de fabrico e quais as principais vantagens deste metal!

Metal distendido: Conheça os principais usos e vantagens

A produção do metal distendido é feita através de uma máquina de expansão. Nela, as folhas de metal sólidas são transformadas na malha de metal expandida, caracterizada pelas perfurações.

A máquina distensora é equipada com uma lâmina que determina o padrão da malha metálica.

À medida que o metal é alimentado pela máquina em expansão, é cortado e esticado simultaneamente através de um processo de corte e esticamento pressionado.

As fendas criadas durante este processo permitem que o metal seja esticado, ou distendido, com perfurações uniformes.

Para garantir um padrão consistente, a máquina é programada ou operada manualmente conforme o metal é trabalhado. O metal acabado é enrolado em bobinas ou cortado em folhas.

Veja a seguir algumas das principais vantagens deste metal.

1 – Resistência

A alta resistência é um dos principais benefícios. Os cercamentos feitos com este material são muito mais fortes, quando comparados a cercas padrões.

Esta maior resistência pode ser atribuída ao processo de expansão, em que o metal é ajustado, mas não reformulado. Ou seja, a redução nas propriedades de resistência é mínima, fazendo com que o metal permaneça rigorosamente confiável.

2 – Durabilidade

A alta durabilidade também é uma característica que merece destaque. Este tipo de metal tende a sofrer menos a ação de ferrugem e danos naturais, prolongando a vida útil da peça.

3 – Mais segurança e privacidade

Os padrões das fendas numa malha de metal distendido podem ser minimizados. Isto poderá proporcionar mais segurança e privacidade.

Este fator é bastante interessante nos casos em que a prevenção de invasão visual é uma prioridade.

4 – Resistentes a cortes

É altamente resistente a cortes, sendo praticamente impossível danificá-lo com um alicate comum. Isto não acontece com uma cerca convencional, que pode ser desfeita em alguns minutos.

Aplicações do metal distendido

Este metal foi projetado para oferecer proteção confiável e alto desempenho para áreas críticas.

Assim, usa-se especialmente em locais e situações em que devem ser capazes de resistir a ambientes agressivos, prover resistência e durabilidade, para assim, manter intrusos afastados.

Por isso, este tipo de metal é amplamente utilizado na construção civil, seja em pequenas ou grandes obras.

As chapas mais pesadas, como são mais resistentes, costumam ser utilizadas em pisos de locais com circulação considerável de pessoas ou materiais pesados. Ainda sobre os pisos, as telas distendidas podem ser aplicadas na montagem ou de forma estrutural.

Além disso, estes metais podem estar presentes na forma de gradis para fechar espaços, grades, divisórias e portões.

Atualmente é bastante comum encontrarmos estes materiais em ambientes internos e externos, como decorações e estruturas.

No ambiente externo, as chapas deste metal e perfurado são excelentes para revestir fachadas, paredes, painéis…

Além de possuir bastante resistência, o que torna a opção ainda mais segura, o material integra muito bem construções com estilo moderno e inovador.

Enfim, seja qual for o seu projeto, o importante é apostar numa empresa que é referência no fabrico do metal distendido!