6 tipologias de malhas de metal que pode utilizar como decoração

Início » 6 tipologias de malhas de metal que pode utilizar como decoração
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma grande tendência arquitetónica da atualidade é o uso de malhas de metal decorativas, tanto em estruturas comerciais como residenciais. Arquitetos e designers optam por este produto devido à sua versatilidade.

Sabe que tipos de malhas metálicas podem ser utilizadas como decoração? E que benefícios estes elementos podem agregar a uma construção?

Vamos falar mais detalhadamente sobre estas estruturas, e ainda listar as principais tipologias. Não perca!

Metal: Conheça os benefícios e 6 tipologias de malhas decorativas

Os projetos de arquitetura mais modernos têm priorizado as malhas de metal para a decoração, especialmente de fachadas. Essas estruturas são fabricadas com perfurações, em diferentes formatos e dimensões.

Os metais utilizados fornecem uma proteção mais leve para ambientes ao ar livre, além de servir como uma proteção adicional contra temporais.

É possível encontrar estas malhas numa grande variedade de cores, tamanhos, texturas e estilos. Por esse motivo  podem ser utilizadas em diferentes projetos tendo sempre um visual único.

Parte do material pode ser cortado ou perfurado para criar uma forma ou uma imagem gráfica para que uma empresa, por exemplo, exiba o logotipo diretamente no prédio.

As cores podem até ser escolhidas para corresponder à identidade visual ou às escolhas decorativas.

A malha, normalmente utilizada com aparência de aço inoxidável, pode ser escolhida com cores diferentes, impressão digital e fios revestidos.

1 – Onde as malhas de metal decorativas podem ser utilizadas

Conforme mencionamos, é cada vez mais comum encontrar fachadas modernas projetadas com estas malhas.

Mas, além dessa utilização, estas estruturas também podem ser aplicadas em ambientes fechados ou ao ar livre. Alguns exemplos são estacionamentos e varandas, onde funcionam como uma camada de proteção extra.

2 – Quais os benefícios em utilizar malhas metálicas na decoração?

Além de dar um aspeto moderno e bonito, as perfurações das malhas metálicas permitem um fluxo livre de ar. Desta forma consegue ventilar o espaço e controlar melhor a incidência de luz no interior do ambiente.

Por esse motivo, essas estruturas atuam como um interessante elemento de controlo térmico uma vez que reduzem a entrada excessiva de luz ao mesmo tempo que permitem a ventilação.

Outro benefício que merece ser citado é o fato de estas malhas exigirem uma manutenção relativamente baixa. Ainda podem ajudar na economia de energia elétrica, devido ao controlo de temperatura e luminosidade que exerce.

Assim, além de contribuírem para um design sofisticado, as malhas de metal também oferecem um excelente custo-benefício.

3 – Sobre as tipologias

As diferentes tramas das malhas metálicas é o que faz toda a diferença em termos decorativos. Por isso, podem ser utilizadas em fachadas de vidro, como revestimento, para fechar áreas ou para criar divisórias, mesmo em superfícies curvas.

É possível encontrá-las em formas cúbicas, cilíndricas, ortogonais e até mesmo projetadas de forma livre. Pode-se criar geometrias em 3D que além de proporcionar um visual único melhoram o conforto térmico e a iluminação dos interiores.

Algumas das principais tipologias encontradas são:

  • Malhas com perfurações arredondadas
  • Malhas com perfurações quadradas
  • Malhas com perfurações hexagonais
  • Malhas com perfurações retangulares
  • Malhas com perfurações oblongas
  • Malhas lisas com ondulações

Por  estes motivos, as malhas metálicas são excelentes elementos na conceção de projetos inovadores. São ideais para renovação de fachadas onde funcionam como um elemento que define a identidade visual do projeto.

Agregue valor estético e mais qualidade técnica ao utilizar as malhas de metal!