O que são as máquinas CNC e como são utilizadas na indústria

Início » O que são as máquinas CNC e como são utilizadas na indústria

As máquinas CNC são equipamentos muito úteis à indústria metalúrgica. Afinal, estas oferecem uma série de facilidades para os trabalhos desenvolvidos no dia a dia.

Sendo assim, podemos dizer que estas são a evolução das máquinas conhecidas como NC, ou Comando Numérico na sua tradução. Essa evolução surgiu através do sistema computadorizado que foi introduzido na nova geração de máquinas.

Por isso, estas novas máquinas podem ser consideradas como um avanço significativo para a manufatura realizada nos processos industriais.

Quer perceber como estas podem ser superiores a outras máquinas da indústria? Então continue a ler!

CNC: Afinal de contas, o que são estas máquinas?

Primeiramente, deve saber que CNC é a sigla para Controlo Numérico Computadorizado. Ou seja, como já dissemos anteriormente, trata-se da evolução das máquinas de Comando Numérico.

Estas contam com sistemas informáticos que servem como ferramentas para a realização dos trabalhos desenvolvidos na metalurgia.

Dessa forma, estas máquinas operam através de códigos de computadores, sendo principalmente utilizadas em tornos mecânicos e centros de usinagem.

Isto porque o sistema que opera estas máquinas permite o controlo dos eixos de forma simultânea. Este processo acontece graças ao Código G, que é específico para este tipo de equipamento.

Assim, tal como toda a evolução tecnológica percecionada na indústria nos últimos séculos, este equipamento também serviu para modificar e aprimorar os métodos de produção na metalurgia.

Com isto, os trabalhos que antes eram realizados de forma muito mais complexa e trabalhosa, hoje são feitos com muito mais praticidade e exatidão.

Saiba que as primeiras máquinas CNC deste segmento surgiram por volta de 1949. Assim, os primeiros protótipos foram testados no Laboratório de Servomecanismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, conhecido como MIT.

Com o passar dos anos a tecnologia das máquinas CNC passou por um grande aprimoramento. Foram introduzidos softwares e controlos cada vez mais modernos, fazendo delas o que há de melhor nos processos industriais.

E quais são os benefícios oferecidos por estas máquinas para os trabalhos na metalurgia?

Agora que já sabe o que é e como funciona uma máquina Controlo Numérico Computadorizado, chegou o momento de conhecer o que esta tem de melhor a oferecer à indústria.

Nesse sentido, atualmente existem uma infinidade de máquinas que trabalham com o mesmo sistema computadorizado das máquinas CNC. Entre os principais, podemos citar a fresadora, a mandrilhadora e a retífica.

O investimento feito numa máquina que conta com um sistema computacional é, sem dúvida, bem maior do que numa máquina convencional.

Contudo, e dependendo das necessidades da empresa, podem existir inúmeras  vantagens. Sendo assim, temos como benefícios:

  • Flexibilidade de trabalho;
  • Agilidade para a programação da máquina;
  • Economia de tempo;
  • Correções durante o processo;
  • Cortes otimizados e mais precisos;
  • Menor necessidade de manutenção mecânica.

Dessa forma, fica claro o quanto estas máquinas proporcionam um conforto operacional, uma produtividade e uma qualidade nos processos industriais.