Conheça a aplicabilidade do latão na indústria

Início » Conheça a aplicabilidade do latão na indústria

Sabia que o latão é um dos materiais mais importantes da indústria nacional, independentemente do segmento?

Isto porque é uma das principais ligas que existem, sendo imprescindível para os trabalhos da indústria.

Daí ser uma liga bastante conhecida no que toca ao fabrico de peças. Este é um dos materiais mais versáteis, sendo aplicado em diversos produtos da cadeia industrial.

E isso é algo que faz deste um dos materiais mais explorados, devido às suas inúmeras finalidades.

Sendo assim, no conteúdo de hoje conhecerá mais sobre esta liga e quais são as suas principais características. Continue a ler!

Latão: Qual é a composição deste material?

Trata-se de uma liga metálica composta por cobre e zinco. Nesse sentido, o zinco é aplicado em percentagens que podem variar de 3% a 45%, dependendo do tipo de latão fabricado.

Este é um material ideal para a produção de componentes, de peças, entre outros.

O ponto de fusão desta liga costuma ser variável. Ou seja, isso vai depender da quantidade e da proporção de materiais que forem aplicados para a sua produção.

Sendo assim, podemos dizer que geralmente o seu ponto de fusão é baixo, podendo ser realizado facilmente em pequenos fornos industriais.

Conforme já mencionámos, esta liga metálica é muito utilizada na indústria metalúrgica. Por se tratar de um material versátil, com características únicas, a sua aplicabilidade proporciona boas estruturas.

Dessa forma, este é utilizado no fabrico de aparelhos médicos, de arames, de cadeados, de joias, de armas e de cartuchos de munição, de instrumentos musicais de sopro, de moedas, de parafusos, de rebites, de torneiras, de rodas de carros e muitos outros.

Por isso, é fácil perceber que a sua utilização na indústria tem um vasto leque de opções. Daí este se ter tornado um material indispensável e muito utilizado.

Os formatos mais comuns em que esta liga metálica é encontrada para a sua manufatura são: as barras redondas, os tubos e as chapas. Estes são os formatos mais comuns utilizados nos processos metalúrgicos.

Uma curiosidade sobre o latão é que Cristóvão Colombo utilizou este material para enganar os índios nas suas expedições. Isto porque ele lhes dava a liga metálica em troca de ouro, dizendo tratar-se de um material celestial.

Assim, os índios começaram a utilizar o material para adornar os túmulos dos indígenas mais respeitados das tribos.

Quais são as principais características desta liga metálica?

Agora que já sabe a composição e a aplicabilidade deste material, damos-lhe a conhecer as características que o fazem essencial para os processos industriais.

Sendo assim, as suas principais qualidades são:

  • Alta maleabilidade, permitindo o seu fabrico em chapas finas, que facilitam o seu armazenamento, transporte e utilização futura;
  • Ductibilidade, possibilitando a sua transformação em fios para diversas aplicações;
  • Condutibilidade, fazendo desta liga uma das principais condutoras de calor e de energia;
  • Brilho, pois quando polido, o material adquire um brilho dourado devido à quantidade de elétrons na sua superfície.

São muitas as opções de utilização do latão. E seria impossível citar 100% de toda a sua aplicabilidade. A verdade é que se trata de uma liga metálica muito popular na indústria e altamente eficiente.