Quais as fases de um processo de fabrico industrial

Início » Quais as fases de um processo de fabrico industrial

Quando pensa numa indústria, o que vem logo à cabeça é uma série de linhas de montagem, certo? Esta é só a ponta do iceberg. A indústria funciona através de um processo de fabrico industrial.

O processo industrial é tão antigo que se confunde com a indústria moderna. A verdade é que, desde o início, este foi dividido em etapas.

Está curioso? Quer saber mais sobre o assunto? Então veio ao lugar certo. Descubra já de seguida todas as técnicas para a produção destes produtos.

Processo de fabrico industrial: Como eles podem ser definidos

Qualquer processo de fabrico é uma série sistemática de operações que, podem ser mecânicas, químicas ou físicas.

Ou seja, para fabricar um produto são necessárias diversas técnicas e etapas para obter o resultado desejado. A compra de matéria-prima para fazer a composição de um produto, é um bom exemplo disto.

É necessário ter ainda, o material mais acertado para seguir as etapas de produção.

Sendo assim, todos estes passos podem variar de acordo com o segmento industrial da empresa. Cada processo tem particularidades e características únicas.

Quais as principais fases do processo industrial de fabrico de um produto

Agora que sabe o significado de um processo de criação de novos produtos, quer saber quais as fases que o constituem?

Cada etapa cumpre o seu objetivo, para que no final o produto seja o melhor. Assim, enumerámos uma lista com as 5 etapas fundamentais para qualquer tipo de indústria de produção.

  1. Receção e manipulação de matéria-prima

Esta é a primeira etapa de transformação dos produtos. Portanto, aqui é onde a indústria recebe o material na forma que foi extraído – em bruto.

É onde a qualidade de todo o processo começa. Sendo assim, o produto é recebido, em bruto, e precisa agora de ser organizado e armazenado da melhor forma possível.

  1. Condicionamento para a transformação da matéria-prima

Depois da receção e armazenamento, iniciamos o processo de preparação da matéria-prima, conhecida como: Condicionamento da Matéria.

Ou seja, é onde aumentamos a concentração do principal componente da matéria-prima, através da extração ou da combinação de outros elementos.

  1. Transformação através de técnicas de processo de fabrico industrial

Já com as principais propriedades do material, é agora que fazemos as alterações. Com tratamentos que podem ser mecânicos, quentes, frios, ou de outros tipos.

Cada indústria vai trabalhar consoante o seu objetivo. Portanto, é nesta fase que a transformação da matéria-prima acontece.

  1. Conversão da matéria-prima em produto 

Esta é a penúltima etapa do processo de fabrico.

Portanto, a matéria-prima passa por uma técnica de modelagem para que chegue à forma final desejada.  Assim, através da modelação criamos um padrão, para depois procedermos à separação e distribuição, que são feitas em máquinas específicas.

  1. Desenvolvimento dos produtos finais

Podemos dizer que é aqui que começa o verdadeiro processo de manufatura. Sendo assim, a matéria-prima separada e modelada é introduzida nas respetivas máquinas e linhas de produção.

Assim, a etapa final consiste em juntar todos os materiais e componentes, bem como fazer a divisão das quantidades correspondentes para cada produto.

Dessa forma, todo este processo é feito a pensar na logística e na forma de armazenamento do produto. Por fim, os produtos estão prontos a serem comercializados.

O que achou de todas estas etapas de fabrico de uma indústria? Já as conhecia a todas? Para alcançar os melhores resultados é preciso haver sempre um bom planeamento e acompanhamento de todas as etapas.