O que é uma empresa metalúrgica?

Início » O que é uma empresa metalúrgica?

Este talvez não seja um tema que tenha sempre em mente, mas acredite que tem mais perto do que imagina uma empresa metalúrgica.

Basta reparar na quantidade de metais que estão presentes no nosso dia a dia.

Fazendo um exercício rápido de memória podemos citar o automóvel, os eletrodomésticos e os móveis. Estes são apenas alguns exemplos práticos do quotidiano.

Outro ponto importante e curioso que deve saber é que os metais estão presentes, até mesmo, nas coisas que não são tão visíveis.

Isto pode soar estranho, mas a título de curiosidade, sabia que estes estão presentes, por exemplo, na confeção de seringas?

Por isso, é possível observar que a metalurgia está mais presente no quotidiano do que se imagina.

Ficou curioso e quer saber mais sobre este tipo de indústria? Então está no lugar certo!

Continue a ler e descubra tudo o que precisa de saber sobre o tema.

Empresa metalúrgica: O que é e o que faz?

Estas são consideradas as indústrias de base mais importantes da economia de qualquer país.

Caso ainda não saiba, as indústrias de base são as responsáveis por produzir a matéria-prima necessária para outras empresas e segmentos do mercado.

Algumas destas indústrias são: as mineiras, as petrolíferas, as madeireiras e as metalúrgicas.

Por isso, podemos afirmar que a matéria-prima produzida pela empresa metalúrgica são os metais. Estes são a base para outras grandes indústrias, como a automóvel, a da saúde, a tecnológica e diversas outras.

Sendo assim, fica clara a importância deste tipo de indústria para o nosso conforto e acesso a diversos itens.

Por isso, a metalurgia tem o seu foco na transformação de variados metais, que servem como base na produção de peças e outros diversos acessórios do nosso dia a dia.

Conheça quais são as atribuições de uma indústria metalúrgica

Agora que já sabe o que é uma metalurgia, está na hora de conhecer o seu trabalho e as suas atribuições.

O seu papel na economia vai muito além de apenas transformar os metais para que outras indústrias possam utilizá-los.

Ou seja, não servem apenas para ser derretidos, mas também para se tornarem úteis a outras empresas.

Por essa razão, deve saber que os principais metais manuseados pela empresa metalúrgica são os ferrosos e os não-ferrosos.

Os metais ferrosos são aqueles que contêm na sua composição ligas de ferro e de carbono. Os não-ferrosos já não contêm ligas de ferro, o que os torna mais duráveis, com menos hipóteses de corrosão.

Dessa forma, os metais ferrosos produzidos nesta indústria estão presentes no fabrico de diversos utensílios domésticos, como, por exemplo, as panelas.

Além disso, também estão presentes em ferramentas da indústria civil, peças de automóveis, latas de bebidas, entre outros.

Já os metais não-ferrosos estão presentes numa gama maior de indústrias da economia.

Isto porque podemos encontrá-los em acessórios da construção naval, nas turbinas dos aviões ou, até mesmo, em componentes de fornos e outros objetos eletrónicos.

Assim, fica clara a diversidade de produção da empresa metalúrgica e a sua importância no fabrico de itens imprescindíveis do quotidiano.

A sua diversidade é o que a torna tão essencial, sendo reconhecida internacionalmente pelos seus trabalhos no segmento industrial.