Conheça os principais e mais usados EPI’s da indústria

Início » Conheça os principais e mais usados EPI’s da indústria

Os acidentes de trabalho são, infelizmente, acontecimentos comuns no dia a dia de várias empresas industriais. Por isso, o uso correto dos EPI’s é fundamental.

Isto pode diminuir, e muito, as situações de risco com acidentes de trabalho.

Dessa forma, é sempre válido ressaltar que o uso destes equipamentos deve começar primeiramente pela consciencialização dos funcionários.

Devem conhecer essencialmente os riscos, bem como as boas práticas do uso dos equipamentos e das atividades que desenvolvem na empresa.

Quer saber mais sobre este importante tema?

Então continue a ler e descubra tudo o que precisa de saber sobre o uso destes importantes acessórios para que possa trabalhar com total segurança.

EPI’s: Proteja a saúde e a segurança física de cada colaborador

Os Equipamentos de Proteção Individual visam, justamente, dar uma maior segurança ao trabalho no desempenho das suas atividades diárias na indústria.

Estes são utilizados onde as medidas de controlo de risco não são suficientes para garantir a segurança do trabalho.

Ou seja, estes equipamentos são as últimas medidas preventivas contra acidentes de trabalho. Por isso é tão importante ter total consciência sobre o seu uso.

Ao pensar nisto, listámos os principais EPI’s que deve utilizar nas atividades metalúrgicas. Conheça-os!

Óculos de proteção

Os óculos de proteção são dos equipamentos mais comuns.

Estes são responsáveis por proteger o trabalhador de ambientes expostos a altas taxas de radiação, provenientes do aço durante o processo industrial.

Os olhos são uma região sensível do corpo e podem sofrer sérias consequências se não estiverem protegidos. É importante ressaltar que os óculos mais comuns oferecem proteção contra radiação infravermelha e ultravioleta.

 Protetor auricular

Os ambientes fabris possuem, sem dúvida, uma elevada poluição sonora.

E isto é algo impossível de evitar devido ao processo constante de impacto entre peças, e também devido ao funcionamento das máquinas.

Sendo assim, o protetor auditivo é indispensável para permanecer de forma segura nestes locais.

Os efeitos causados pela alta intensidade do som na audição são irreversíveis. Por outras palavras, a perda de audição acontece de forma gradual. O que reforça ainda mais a importância da utilização deste EPI.

Capacete

O capacete é um dos EPI’s mais básicos para quem trabalha em indústria metalúrgica.

Isto porque a zona da cabeça requer uma proteção especial, de modo a amenizar o impacto de objetos que caiam sobre a mesma.

E também para manter a segurança da região em caso de quedas devido a algum obstáculo.

O capacete também é responsável por reduzir as hipóteses de choque elétrico, caso o colaborador esteja em contacto com alguma fonte de energia.

Bota antiderrapante

Este é outro importante equipamento de segurança para o desempenho das atividades diárias.

Este tipo de calçado vai além da proteção para com os pés. Este tipo de calçado é essencial em situações e ambientes onde uma simples queda pode originar um grave acidente de trabalho.

A sua principal função é garantir a qualidade e a eficiência de locomoção dos profissionais. E isto não inclui apenas a proteção, mas também o conforto durante a sua movimentação pela fábrica.

As luvas são importantes EPI’s

O uso das luvas é extremamente relevante em ambientes fabris. Mesmo que muitos colaboradores possam achá-la desconfortável para a realização das suas atividades.

O seu uso é exigido em diversas situações, como por exemplo o carregamento de peças aquecidas ou, até mesmo, para o manuseio de objetos cortantes e pontiagudos.

Sendo assim, as luvas de proteção diminuem drasticamente as hipóteses de cortes e lesões em geral.

Agora que já conhece os principais EPI’s do segmento industrial, está na hora de consciencializar os seus colaboradores para o uso correto dos mesmos, de modo a garantir a sua proteção e a melhorar a produtividade dos processos desenvolvidos na empresa.