Conheça a função das chapas perfuradas na indústria metalúrgica

Início » Conheça a função das chapas perfuradas na indústria metalúrgica

Sabia que as chapas perfuradas têm uma função bastante importante nas atividades da indústria metalúrgica? É isso mesmo! Afinal, estas são utilizadas nos mais variados setores.

Podemos citar, entre os principais, os setores automóvel e agrícola. Contudo, há inúmeros outros que também utilizam as chapas perfuradas.

Mas deve estar a questionar-se: “Porque são, na verdade, tão utilizadas?”

Podemos dizer que isto acontece devido à grande qualidade deste material, com características de alta resistência, além de um ótimo custo-benefício.

Gostaria de saber mais sobre a importância destas chapas nos equipamentos industriais? Continue a ler e descubra tudo sobre este material.

Função das chapas perfuradas: Saiba mais sobre a sua utilização na metalurgia

Primeiramente, deve saber que as chapas perfuradas são fabricadas através de peças metálicas que podem ser o aço inox, o aço carbono ou o alumínio.

Sendo assim, chegou a hora de classificar estas chapas para os equipamentos industriais.

Estas são categorizadas de acordo com o seu padrão de furos. Ou seja, neste caso temos chapas com furos: redondos, quadrados, oblongos, hexagonais e retangulares.

As que possuem furos redondos são as mais indicadas para os equipamentos industriais das fábricas do setor agrícola.

Já a chapa perfurada com furos quadrados é mais indicada para equipamentos que necessitam de uma boa ventilação. Pois este tipo de furo facilita a passagem do ar e ainda possibilita o escoamento de líquidos.

A função das chapas com furos oblongos pode ser vista em maquinarias como, por exemplo, os secadores e os limpadores de grãos. Trata-se de um material seguro que possui furos nas disposições retas ou alternadas.

Partindo para as chapas perfuradas com furos hexagonais, podemos perceber que estas são mais indicadas para telas de ventilação.

Estas telas são comumente utilizadas em diversos equipamentos eletrónicos, cabines industrias, entre outros. Nesse sentido, podemos dizer que a sua principal característica é garantir um aspeto visual mais agradável para os acabamentos destas peças.

Por fim, as chapas perfuradas com furos retangulares são um modelo que visa garantir uma maior proteção e ventilação de ar para equipamentos industriais dos mais diversos setores, sendo amplamente utilizada.

Quando se deve utilizar as chapas perfuradas no setor metalúrgico?

De um modo geral, podemos dizer que as chapas perfuradas se destacam por garantir uma ótima ventilação, tendo também a importante função de realizar o escoamento de líquidos, na propagação do som, além de ajudar na secagem de produtos.

Isso acontece devido à sua alta resistência e durabilidade, sendo um material muito versátil para a indústria.

Neste caso, podemos dizer que estas chapas perfuradas devem ser utilizadas para o fabrico de maquinaria como, por exemplo, os equipamentos de filtragem, as máquinas de ventilação, os separadores de grãos e os equipamentos de secagem.

Independentemente do tipo de chapa utilizada no fabrico destas máquinas industriais, o essencial é procurar um fabricante que assegure a total qualidade do material.

Assim, poderá certificar-se de que os equipamentos fabricados são seguros e altamente eficientes.