O que são os equipamentos industriais?

Início » O que são os equipamentos industriais?

Antes de mais, deve saber que os equipamentos industriais são ferramentas fundamentais para o trabalho de qualquer empresa metalúrgica.

E, muito mais do que isso, estas ferramentas podem revolucionar a linha de produção da indústria.

Isto porque através desta é possível obter ainda mais produtividade, sem se esquecer de questões como a segurança e a padronização dos processos.

Nesse sentido, é muito importante conhecer os tipos de equipamentos disponíveis, seja gestor de uma pequena, média ou grande empresa de metalurgia.

Por essa razão, listámos as ferramentas mais utilizadas, de acordo com cada processo de fabrico. Continue a ler!

Equipamentos industriais: Veja quais são os mais utilizados

Estes são definidos como os recursos mais utilizados para o fabrico, a montagem, a movimentação ou a receção dos produtos confecionados na indústria.

Sendo assim, estes recursos podem ser compostos por sistemas eletrónicos, mecânicos, hidráulicos, entre outros. Estes são capazes de realizar qualquer tipo de operação.

Cada um destes equipamentos industriais apresenta características e aplicações distintas dentro do processo. Contudo, no fim das contas, todos têm em comum o mesmo objetivo, que é garantir a qualidade do que está a ser produzido.

Além disso, o seu intuito é padronizar e agilizar todo o trabalho de produção, garantindo a total segurança de quem opera estas máquinas.

Uma grande vantagem é que, atualmente, estas ferramentas realizam todo o trabalho braçal e pesado que antes tinha que ser desenvolvido por profissionais.

Com isso, as linhas de produção têm-se transformado cada vez mais através destes equipamentos automatizados. E isso deve-se muito graças à Revolução Industrial do século XVIII.

Contudo, é importante mencionar que estas máquinas devem de ter, obrigatoriamente, certificados de qualidade e de ser operadas apenas por profissionais capacitados.

Descubra quais são os equipamentos industriais indispensáveis para os processos industriais

Como já mencionámos anteriormente, a indústria metalúrgica dispõe de diversos equipamentos para as mais diversas atividades que são desenvolvidas.

Sendo assim, cada uma destas máquinas foi projetada para executar uma ação específica.

Por isso, existem centenas de recursos disponíveis para realizar o tratamento do metal.

Estas variam de tamanho, podendo ser pequenas máquinas de bancadas ou até mesmo equipamentos enormes de produção, pesando muitas toneladas.

A indústria metalúrgica moderna é composta por uma extensa gama de máquinas, cada uma delas pronta para executar um passo intrínseco do processo de fabrico de determinado produto.

Seria impossível listar todos os equipamentos utilizados na indústria. Contudo, é possível citar os mais presentes na maioria das empresas. São eles:

  • Tornos mecânicos;
  • Retificadoras;
  • Fresadoras;
  • Prensas;
  • Furadeiras industriais;
  • Serras elétricas;
  • Empilhadeiras;
  • Pontes rolantes;
  • Guindastes;
  • Lixadeiras;
  • Grampeadores;
  • Compressores de ar comprimido;
  • Exaustores;

Como pode observar, são inúmeros os recursos disponíveis, de modo a realizar todo o tipo de trabalho para o fabrico de um produto.

Sendo assim, para escolher o ideal para o seu negócio e fazer um bom investimento, é preciso conhecer a fundo o processo e entender claramente quais são as necessidades e as prioridades para otimizar os processos.

Por fim, agora que conhece os principais equipamentos industriais está pronto para escolher os melhores, considerando o perfil da sua linha de produção.