Torno mecânico: o que é e qual a sua aplicação na metalurgia?

Início » Torno mecânico: o que é e qual a sua aplicação na metalurgia?

Alguma vez já viu um torno mecânico? Sabe como funciona? Inicialmente, deve saber que o torno é um equipamento fundamental em diversas indústrias.

Este equipamento é usado como antecessor pois tem a função de dar o acabamento e alta precisão de maneira eficaz.

Com esta máquina, é possível fabricar diferentes tipos de peças com tamanhos diversos bem como várias modelagens.

Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe o artigo que preparamos especialmente para si que sabe pouco sobre este equipamento!

Torno mecânico: tudo o que precisa de saber

O torno é um equipamento que serve para girar uma peça, para isto acontecer a peça em questão é fixada e pressionada.

Assim, uma ou mais ferramentas de corte são pressionadas num movimento regulável de avanço que vai de encontro à superfície da peça. Depois, remove o material conhecido como cavaco, de acordo com as condições técnicas adequadas.

É uma máquina extremamente versátil, utilizada na criação ou finalização de peças. Para isto, utiliza-se placas para fixação da peça a ser trabalhada.

Esta ferramenta permite modificar diversos componentes mecânicos. Portanto, possibilita a transformação do material de estado bruto para peças que podem ter seções circulares e quaisquer combinações destas seções.

Através do torno mecânico é possível criar:

  • Eixos;
  • Polias;
  • Pinos;
  • Qualquer tipo de rosca;
  • Peças cilíndricas internas e externas;
  • Cones;
  • Esferas;
  • Muito mais.

Com a ajuda de diversos acessórios, o torno pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas, como fresadora, plaina, retífica ou furadora.

Devido ao desenvolvimento deste equipamento, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias para o crescimento tecnológico, desde a medicina até à indústria espacial.

Esta máquina está na base da ciência metalúrgica e é considerada a mais antiga e importante.

Este torno, normalmente, é especializado para trabalhar com metais. Mas devido às necessidades de outras indústrias, foram criados tornos específicos para trabalharem com madeira e plástico.

Quais são as aplicações do torno na metalurgia?

O torno mecânico é usado nos mais diferentes segmentos do mercado, pois permite a produção de peças necessárias no exercício de várias profissões.

É muito útil, porque desempenha diversas funções, substituindo máquinas tais como a fresadora ou retífica, produzindo peças com mais rapidez.

Além disso, substitui com maestria a furadeira, sem perder a qualidade do acabamento. É útil para enroscar, cortar e perfilar as peças.

A ferramenta também pode furar e alargar de acordo com a necessidade, por isso é usada em diversas áreas.

Entre as mais comuns estão o aeromodelismo, a odontologia e a ourivesaria.

No aeromodelismo, esta poderosa ferramenta é uma grande auxiliar na produção de peças usadas no reparo de pequenos aviões com controlo remoto.

É maioritariamente usado no segmento da odontologia para produzir materiais que são utilizados nos procedimentos cirúrgicos e nos aparelhos ortodônticos. Ainda consegue aperfeiçoar próteses, fazendo com que fiquem com o acabamento perfeito.

Outra forma de uso do torno é no ramo da ourivesaria. Isto é, na produção ou manutenção das peças usadas no fabrico das joias.

Isso porque a ferramenta permite que as joias obtenham um acabamento perfeito, valorizando ainda mais estes acessórios.

Esta máquina não é algo novo. No entanto, desde a sua existência tornou-se numa ferramenta bastante útil e tem sido usada ao longo dos anos.

Já sabia isto tudo sobre o torno mecânico? No Metal Distendido é uma das peças que usamos mais para os nossos trabalhados!