Como são constituídos os aços especiais?

Início » Como são constituídos os aços especiais?

Sabia que os aços especiais são materiais imprescindíveis para a construção civil e para a indústria? É verdade!

Isto porque cada um possui classificações e características específicas, sendo indicados para cada tipo de projeto.

Esta classe de aços é conhecida pelas suas propriedades especiais que os colocam como um dos materiais de maior resistência e durabilidade do mercado. Isto comparado a outros tipos de aço mais comuns.

Por isso, é importante saber diferenciá-los, de modo a conhecer o material ideal para o seu projeto.

Ficou interessado neste tema?

Então continue a ler para conhecer melhor este tipo de aço tão importante para diversas atividades industriais e outros segmentos.

Aços especiais: Descubra o que os diferencia!

Estes modelos de aço são também conhecidos no setor industrial como aço-liga.

São constituídos de ferro-carbono, além de outros elementos como o manganês, o tungstênio, o vanádio, o níquel e ainda o alumínio.

Todos estes elementos são adicionados no processo de confeção de determinado produto.

Essa adição tem como objetivo principal causar mudanças significativas na microestrutura do material. Dessa forma, é alterada toda a propriedade física e mecânica do elemento.

A partir dessa mudança é possível fazer a aplicação do material nos mais diversos ramos da indústria. Os principais setores que beneficiam desta produção são os setores da construção civil, naval, a indústria petrolífera, entre outros.

Sendo assim, deve saber que essa designação é feita com base no seu elemento predominante na composição. Para um melhor entendimento, podemos citar: aço-níquel, aço-cromo, aço-vanádio.

No entanto, ele também pode ser subdividido em classes, tipos e graus.

Uma dessas classes de aços especiais são os aços de alta liga. Estes diferenciam-se pela concentração de elementos que possuem. Assim, neste caso, a adição de outros elementos ultrapassa os 5%.

Conheça os principais tipos de aço diferenciados utilizados na indústria

Como já dissemos anteriormente, existe uma variedade grande de aços especiais.

E isso acontece devido à possiblidade de adição de outras ligas especiais durante o processo de manufaturação.

Por isso, para cada percentagem adicionada, temos a produção de um material diferente. Estes podem ser fabricados em maior ou menor escala, de acordo com a sua utilização.

Sendo assim, muito da sua produção pode ser feita por encomenda, de acordo com a necessidade do cliente.

Nesse sentido, as principais características destes tipos de aço são a sua durabilidade e a alta resistência ao processo de corrosão, conhecido nomeadamente como ferrugem.

A combinação de diversos elementos proporciona essa maior resistência à oxidação.

Assim, os aços que são mais efetivos neste quesito possuem no seu fabrico uma camada externa de blindagem. Esta é feita através de uma finíssima película metálica que é adicionada.

Além do mais, estes aços também são divididos entre os planos e os longos. Os planos são confecionados por intermédio de um processo eficiente de laminação. Já os segundos, são obtidos através de um processo mecânico.

Com isso, podemos dizer que os principais tipos de aço especiais são:

  • Aço laminado a quente e a frio
  • Aço galvanizado
  • Aço galvalume
  • Aço inox

Por fim, a sua utilização em larga escala pode ser vista desde grandes projetos até a utensílios domésticos. A qualidade destes modelos de aço diferenciados coloca-os um degrau acima de outros materiais.