Conheça os tipos de ferro fundido da indústria metalúrgica

Início » Conheça os tipos de ferro fundido da indústria metalúrgica

Logo de início, podemos dizer que na área de soldagem existem inúmeros tipos de ferro fundido. Por isso, estar informado quanto a estes metais e ligas ajuda nas suas aplicações na indústria.

Isto é uma forma de garantir a segurança e, claro, a qualidade dos trabalhos que são realizados.

Além disso, é possível fazer as aplicações dos materiais de forma correta.

Talvez já se tenha questionado quanto a se existe apenas uma classe de ferro fundido na indústria metalúrgica. A resposta é não!

Sabemos que o ferro fundido é uma liga formada por carbono e por outros elementos como, por exemplo, o silício.

Sendo assim, é possível obter a presença de outros elementos e outras formas de manuseio que mudam as características desta liga.

É o que lhe vamos apresentar de seguida. Continue a ler!

Tipos de ferro fundido: Quais são e onde são aplicados?

Existem inúmeras classes de ferro fundido na indústria. Cada um com as suas particularidades e aplicações próprias.

Podemos assim dizer que uma ampla maioria é utilizada para a confeção de peças que necessitam de um grande esforço mecânico.

Sabendo disso, os principais tipos de ferro fundido são:

Ferro fundido cinzento

Com um alto teor de silício, o ferro fundido cinzento apresenta uma coloração escura e possui uma alta fluidez na sua fundição.

Isto facilita o processo de moldagem. Este é muito utilizado nos segmentos automobilísticos, navais e ferroviários.

Ferro fundido branco

Como o próprio nome indica, o ferro fundido branco apresenta uma coloração totalmente branca devido à presença de cementita.

O seu processo de fundição apresenta uma taxa de resfriamento mais rápida e alta.

Pode ser aplicado tanto na mineração, como na confeção de peças para retroescavadoras, por exemplo.

Ferro fundido nodular

Também conhecido como ferro dúctil, este é mais um dos tipos de ferro fundido possíveis de encontrar na indústria metalúrgica.

Sendo assim, possui um alto teor de magnésio, além de nódulos de grafita. Este é muito utilizado no fabrico de peças de automóveis, engrenagens, coroas, dutos, entre outros materiais.

Ferro fundido maleável

Este é produzido através do ferro fundido branco. Neste caso, o mesmo é submetido a uma transformação térmica, dando origem ao ferro fundido maleável.

Por isso, trata-se de uma liga altamente maleável, apresentando como uma das suas características a coloração cinza-claro.

É utilizado para a obtenção de peças finas e complexas, como, por exemplo, bielas e conexões para tubulações.

Grafita compactada

Também é conhecida no ramo como grafita vermicular. Dessa forma, possui propriedades físicas e mecânicas da grafita intermediária.

Mais precisamente entre os cinzentos e os nodulares. São recomendados para aplicações que necessitam de um alto desempenho.

Na indústria, podemos ver a grafita compactada em peças para motores a diesel, exaustores e estruturas de caixa de câmbio, por exemplo.

Ferro fundido austemperado

A sua obtenção é feita a partir do ferro fundido nodular. Desta forma, o mesmo é submetido a um tratamento térmico conhecido como Austêmpera.

Este exige um alto controlo de tempo e temperatura durante o processo, resultando em materiais de alta tenacidade.

O ferro fundido austemperado é muito aplicado nos setores de máquinas agrícolas e tratores pesados, sendo muito utilizado no ramo de transporte de cargas em geral.

Por fim, estes são os principais tipos de ferro fundido que deve conhecer. É importante relembrar que a escolha de cada material varia de acordo com os objetivos finais a serem alcançados.