Conheça algumas curiosidades sobre a história da metalurgia

Início » Conheça algumas curiosidades sobre a história da metalurgia

A metalurgia é a ciência que estuda as diversas etapas e métodos para extração, fabrico, fundição e tratamento de metais.

Desde que o homem dominou a técnica do fogo, abriu-se um vasto universo de oportunidades e a indústria metalúrgica foi um deles.

Teve sempre um papel fundamental na economia mundial, desde a Revolução Industrial do século XVIII, que se iniciou na Inglaterra.

De lá para cá, este segmento moldou as principais descobertas e avanços que marcaram os séculos subsequentes.

Metalurgia e o Homem

Acredita-se que o primeiro contacto do homem com a metalurgia aconteceu por volta de 6 a 4 mil anos a.C. Afirma-se que foram encontrados metais no estado natural, como o ouro e o cobre.

Nos séculos a seguir, foram encontrados sinais de atividades metalúrgicas em lugares como Palmela (Portugal), Cortes de Navarra (Espanha) e Stonehenge (Reino Unido).

Inicialmente, eram materiais pouco trabalhados. Porém, com o domínio maior da técnica, aconteceu uma grande evolução nos métodos, tornando a indústria metalúrgica numa atividade mais sofisticada entre os homens da época.

O processo de têmpera (tratamento térmico do ferro), por exemplo, foi desenvolvido pelos gregos e romanos por volta do ano 300 a.C. Foi uma descoberta decisiva nas suas conquistas por fornecer mais resistência aos armamentos.

Com o advento da Revolução Industrial, a metalurgia passou a ser estudada a fundo. Foi também submetida a métodos científicos que tinham como objetivo ajudar na melhoria contínua do uso dos metais e das suas práticas.

Principais características da Idade dos Metais

Os metais não foram sendo encontrados e trabalhados todos no mesmo período. Assim, cada período envolve descobertas que nos permitem atualmente trabalhar de forma especializada cada um deles.

Conheça-as melhor.

1. Idade do Cobre

Este período envolve o milénio VIII a.C, tendo sido o cobre o primeiro metal encontrado pelos hominídeos da época.

Acredita-se que esta descoberta aconteceu na região da Anatólia, onde atualmente está localizada a Turquia.

A teoria mais aceite para o aparecimento da metalurgia é que, por acidente, um minério de cobre caiu nas brasas de uma fornalha.

A grande descoberta foi quando alguém reparou que o mesmo derreteu e posteriormente endureceu numa forma diferente. E assim, foram produzidos os primeiros instrumentos metálicos.

2. Idade do Bronze

A Idade do Bronze abriu uma nova era de força e durabilidade por volta do ano 3 mil a.C.

O bronze, liga de cobre e arsénio ou de cobre e estanho, foi inicialmente produzido na região da Mesopotâmia, no Médio Oriente.

Com o avanço gradual do manuseio dos metais, a descoberta do bronze marcou a procura pela formação de instrumentos mais resistentes.

Como o bronze é um metal mais duro e mais resistente à corrosão, foi permitido o fabrico de ferramentas que resistissem melhor à ação do tempo.

A Idade do Bronze é um evento tão importante na história da humanidade que marcou definitivamente o fim do período da Idade da Pedra.

3. Idade do Ferro

O ferro foi o último tipo de metal utilizado pelos hominídeos durante a Pré-História. A descoberta foi feita por volta do ano 1200 a.C. na região da Anatólia (Turquia), a mesma onde séculos antes se tinha descoberto o cobre.

Tal como os outros metais, o ferro foi utilizado para fabricar ferramentas e armas de guerra. Porém, a disseminação vertiginosa do mesmo provocou impactos ainda mais profundos.

Isto porque impulsionou a formação das primeiras cidades e passou a armar as camadas sociais que até então não tinham acesso a esse tipo de material.

Durante a Idade do Ferro houve a primeira grande evolução tecnológica com a construção de fortalezas e pontes.  A cerâmica e a tecelagem também obtiveram avanços.

Toda esta mudança possibilitou que minas profundas fossem escavadas no solo à procura de sal e outros minérios valiosos.

Estes períodos da história marcaram uma importante passagem até à chegada da metalurgia como conhecemos.

A descoberta de novos metais impulsionou a aprendizagem de técnicas mais sofisticadas para o manuseio destas ligas. Consequentemente, trouxe significativos avanços tecnológicos até ao domínio completo da metalurgia pelo homem.