A importância do aço inox no fabrico de equipamentos hospitalares

Início » A importância do aço inox no fabrico de equipamentos hospitalares

Há muitas razões para que os equipamentos hospitalares sejam fabricados em aço inoxidável.

A importância da manutenção de um ambiente estéril e de fácil limpeza é um destes fatores.

Existem também outros fatores que fazem com que o aço inox seja o mais adequado para ambientes hospitalares e de saúde. Conheça-os de seguida.

Equipamentos hospitalares: Conheça os benefícios do uso do aço inox no setor de saúde

A produção de equipamentos hospitalares e utensílios de uso médico no geral é feita a partir do aço inoxidável.

A escolha deste metal não se dá apenas pela sua durabilidade, mas também pela alta resistência à corrosão e facilidade de higienização.

A limpeza e esterilização de ambientes hospitalares e de saúde ganhou ainda mais relevância desde que fomos surpreendidos com a pandemia da covid-19.

Assim, as propriedades do aço inox tornam-no num material funcional para o segmento e um forte aliado contra a propagação de vírus e bactérias.

De seguida, listamos alguns dos principais benefícios do metal quando utilizado no setor de saúde.

1 – Resistência à corrosão

O aço inox possui propriedades que o tornam altamente resistente à corrosão e, por isso é ideal para o uso em ambientes hospitalares.

Alguns dos exemplos do uso deste metal em hospitais e clinicas são:

  • Carrinhos de aço inoxidável para fornecer suprimentos a pacientes e médicos;
  • Mesas de aço inoxidável para laboratórios e áreas de farmácia;
  • Instrumentos cirúrgicos.

2 – Superfície não porosa

Outra importante característica do aço inox é que a sua superfície não é porosa. Isso significa que bactérias, vírus e manchas não podem penetrar no material.

Assim, a higienização de superfícies torna-se muito mais fácil, podendo ser realizada com produtos específicos para essa finalidade.

No fim da limpeza, nenhum microrganismo se poderá alojar numa rachadura ou fenda que possa proliferar vírus e bactérias causando doenças aos pacientes.

3 – Facilidade de higienização

Conforme dito, o aço inox é um metal de fácil limpeza. Altamente resistente, ele suporta qualquer tipo esterilização num hospital, onde as superfícies são limpas com frequência.

Assim, os equipamentos hospitalares podem passar por qualquer solução de limpeza, como o uso de produtos químicos com alta concentração de substâncias.

Tudo isto sem o risco de danificar o material e prejudicar a sua funcionalidade.

4 – Áreas laboratoriais

As instalações e laboratórios médicos têm muitas exigências em relação à limpeza e à manutenção.

Isto porque a manipulação de amostras apresenta diversos riscos biológicos, patogénicos e muito mais.

Assim, os profissionais que trabalham em laboratórios devem preocupar-se constantemente com a esterilização, para evitar contaminação na sua rotina diária.

A fabricação de mobiliários em aço inoxidável auxilia diretamente na garantia de segurança dos pacientes e dos funcionários em instalações médicas.

5 – A importância do aço inox

São poucos os ambientes que requerem tantas especificações e exigências para manter padrões de higiene como os hospitais, as clínicas, as farmácias e as instalações de cuidados continuados.

O aço é um dos materiais mais fortes e resistentes que conhecemos.

Comparado a outro tipo de produtos de superfície sólida, o aço inoxidável destaca-se pela sua notável resistência, além das vantagens de peso.

Tudo isto torna-o no material ideal para ambientes de assistência médica que dependem de condições sanitárias altamente exigentes.

Alguns equipamentos hospitalares, como os lavatórios de aço inox, podem suportar impactos e extremos térmicos, tornando-os a melhor escolha para aplicações médicas, laboratoriais e industriais.

Percebe como este metal é fundamental para garantir a qualidade dos serviços médicos na atualidade?