Qual a importância do polimento nas peças metálicas?

Início » Qual a importância do polimento nas peças metálicas?

A escolha dos metais que compõem uma peça ou estrutura é muito importante, já que pode impactar na resistência, durabilidade, entre outros fatores.

O apelo estético é, muitas vezes, um ponto importante na tomada de decisão. Não esquecendo que, para manter o acabamento, é importante contar com o polimento de peças metálicas com precisão.

No artigo de hoje vamos explicar a importância do processo de polimento de peças metálicas, bem como dar dicas sobre como pode fazê-lo nos objetos que tem em casa.

Polimento de estruturas e objetos de metal: Para que serve e como fazer

O polimento de peças de metal é fundamental para manter a boa aparência da liga por mais tempo.

O processo geralmente está associado à parte estética, principalmente em objetos como molduras, medalhas e outras peças para exibição.

Entretanto, fazer a limpeza dos metais é uma recomendação para os diversos tipos de objetos e estruturas. Isto porque está diretamente relacionada com a sua durabilidade.

O polimento visa melhorar a qualidade da superfície metálica, deixando-a mais brilhante.

Isto, por si só, já seria uma boa razão para fazer o processo de limpeza. Contudo,  outros aspetos, até mais importantes do que a estética, podem ser prevenidos com uma rotina de polimento simples.

Isto porque investir no polimento é também fazer a limpeza de peças metálicas e retirar agentes contaminadores e vírus da superfície do metal.

Mesmo que não sejam visíveis a olho nu, é uma prática mais do que recomendada em estabelecimentos comerciais e também nas residências.

Outra vantagem do polimento está diretamente relacionada com a sua vida útil. É possível reduzir, consideravelmente, o risco de corrosão do metal quando polido. Isto porque reduz a quantidade de fendas na sua superfície.

1 – Como fazer o polimento de metais?

Mesmo tendo cuidado com os seus objetos metálicos, com o passar do tempo os utensílios em bronze, aço inox, alumínio, ferro e estanho vão, naturalmente, perdendo o seu brilho.

Contudo, com a higienização e polimento adequados, as peças voltarão a ter o seu aspeto reluzente. Isto além de ficarem livre de possíveis agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias.

Para fazer um polimento simples dos seus objetos de metal, fique atento às dicas de seguida:

Use sempre panos macios

O primeiro passo para limpar, adequadamente, os seus objetos de metal é escolher um pano macio e que não solte fios.

Dessa forma, o material não vai deixar resíduos ou arranhar a peça. Prefira panos de algodão ou microfibra para tal finalidade.

Aposte em água e sabão neutro

Quanto menos abrasivos forem os produtos que usar, melhor. Neste sentido, a água e o sabão neutro são imbatíveis antes do polimento.

Essa suave combinação é capaz de eliminar resíduos e deixar a peça pronta para voltar a brilhar. Se for necessário, utilize uma escova de cerdas macias para limpar as fendas dos objetos metálicos.

Utilize bicarbonato

Para recuperar de vez o brilho dos seus objetos de metal, pode recorrer ao uso do bicarbonato.

Para o polimento, basta fazer uma pasta composta por 50% de bicarbonato de sódio e 50% de água.

Coloque um pouco do produto num pano macio e faça movimentos suaves e circulares para evitar arranhões na peça.

Por fim, enxague com água pura e seque com outro pano macio de microfibra. Se for preciso, repita o processo.

É importante destacar que o bicarbonato possui poder alvejante, além de não desgastar o objeto e neutralizar o pH.

Polir peças e estruturas metálicas, além de devolver a beleza e brilho característicos dos metais, é importante para garantir a sua durabilidade.

Coloque em prática as nossas dicas e conserve os seus objetos por muito mais tempo!