O papel das grades na proteção dos edifícios

Início » O papel das grades na proteção dos edifícios
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

As grades servem para proporcionar maior proteção aos edifícios. Porém, é preciso que sejam pensadas de acordo com cada projeto, combinando formas e cores. Só assim é possível não haver exageros ou passar a sensação de estar numa gaiola.

Vamos explicar de forma detalhada qual é o papel das grades para a proteção dos edifícios. A par disso irá conhecer também os modelos mais indicados para compor os vários projetos arquitetónicos. Continue a ler!

Grades: Será possível encontrar o equilíbrio entre beleza e proteção?

Quem valoriza a segurança dentro e fora de casa sabe que as grades são um dos métodos de proteção mais eficazes para impedir roubos e invasões.

Estes elementos podem ser encontrados em variados modelos para janelas, portas, e em torno dos edifícios. Independentemente do modelo, a barreira física criada pelas grades exerce a função que lhe é destinada, ou seja, a proteção.

Não é apenas para garantir segurança contra roubos e invasores que estas são úteis.

Elas também podem ser uma boa alternativa de proteção para crianças e animais de estimação, proteger as laterais de escadas flutuantes ou até mesmo delimitar jardins internos.

Justamente pela versatilidade e eficiência, os modelos de grades podem ser encontrados em vários formatos- é importante frisar que por norma são fabricados num tipo de aço tubular galvanizado, com cobertura que evita a oxidação e ferro fundido.

Principais modelos de grades de proteção

Nos grandes centros urbanos, marcados pelo cinzento das construções, escolher as grades com o formato, material e a cor certa pode minimizar a poluição visual e a sensação de falta de liberdade.

Por isso, as formas da grade devem seguir as linhas do projeto arquitetónico do edifício ou estilo da casa como um todo. Se o estilo é neoclássico, as grades tendem a ser mais trabalhadas, com detalhes próprios do estilo.

Se se tratar de projetos mais modernos, o gradeamento tende a ser reto, com poucos detalhes, num estilo mais minimalista.

É importante enfatizar que a grade deve harmonizar a aparência do edifício como um todo, e ainda ser seguro.

Outro detalhe importante é a cor. O branco e os tons claros em geral destacam-se mais. Já o preto e o verde-escuro desaparecem, proporcionando um visual mais discreto.

Os modelos de grades também podem ser fixos ou amovíveis, tanto para portas como para janelas residenciais e zonas comerciais.

Quando é necessário instalar grades de proteção?

Quando pensamos em grades, vem-nos à cabeça, na maior parte das vezes, os modelos para janelas. Isso porque este é um ponto estratégico que por norma necessita de segurança.

Contudo, estes elementos também são utilizados em portas, adaptados ao formato e estilo necessários.

Nos estabelecimentos comerciais, as grades nas portas são necessárias para servir como obstáculo a possíveis assaltos.

As grades já fazem parte da paisagem urbana e sem dúvida são essenciais para garantir a proteção, segurança e tranquilidade.