A sustentabilidade é, sem dúvida, o maior desafio das indústrias metalúrgicas no século XXI.
Sabemos que estas empresas possuem um papel fundamental na economia de Portugal. Isto porque desempenham atividades financeiramente relevantes para o País.
E é por causa da sua inegável importância e grandeza, que as indústrias de metalurgia e siderurgia devem encarar este desafio, visando a transformação ambiental que podem proporcionar.
Por isso, atender às exigências da legislação ambiental é algo fundamental e que devem obrigatoriamente cumprir.
Quer saber mais sobre este importante tema, que impacta potencialmente a vida de todos nós?
Então continue a ler o nosso artigo e saiba como as indústrias podem adaptar-se às normas ambientais, sem prejudicar o seu desempenho produtivo. Fique a par!
A importância de se investir num programa de sustentabilidade voltado para a gestão ambiental
Sabemos que as metalúrgicas e siderúrgicas são fundamentais para o desenvolvimento do nosso País.
Por esse motivo, estas são atividades imensamente exploradas, apresentando sempre um crescimento constante ano após ano.
Porém, com esse crescimento vemos o aumento significativo do consumo de recursos naturais e também a criação de diferentes tipos de resíduos.
Estes costumam apresentar grandes concentrações de metais e gases poluentes, que se não forem tratados de forma adequada, podem afetar negativamente o meio ambiente.
Além disso, estes têm a capacidade de comprometer severamente a saúde pública de quem habita nas proximidades.
Por isso, o impacto destes não deve ser ignorado sem os devidos cuidados.
Sendo assim, é fundamental investir em programas que visam a sustentabilidade. O intuito é reduzir os efeitos negativos oriundos do processo industrial.
Entretanto, esta gestão deve ser aplicada de forma equilibrada com o desenvolvimento das fábricas.
E, nesse sentido, a gestão ambiental é um dos segmentos mais importantes de modo a equilibrar o potencial de produção com a preservação do meio ambiente.
Nesse sentido, um programa eficiente prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais.
Isso permite minimizar drasticamente os impactos ambientais causados pela atividade industrial, não deixando de lado o potencial de crescimento das empresas.
7 formas de reduzir os impactos ambientais na metalurgia
São vários os fatores que influenciam uma boa gestão ambiental.
Assim, para reduzir os impactos causados e assegurar a sustentabilidade, as industrias podem agir da seguinte forma:
- Identificar quais são os principais riscos ambientais consequentes da produção industrial;
- Desenvolver e conduzir um sistema de planeamento e gestão da produção. Dessa forma, poderá controlar o uso da matéria-prima necessária para o processo;
- Aprimorar os métodos de produção, para que estes sejam mais eficazes. Com isso, reduzirá a criação de resíduos e o alto consumo de matéria-prima;
- Durante o processo produtivo, fazer uma gestão eficiente dos resíduos sólidos que são gerados, procurando, assim, dar o destino correto ao mesmo;
- Para uma boa gestão ambiental é imprescindível a reciclagem dos resíduos de aço provenientes da atividade industrial metalúrgica;
- Promover o treino a todos os colaboradores da empresa, para que estes se consciencializem e promovam ações cada vez mais sustentáveis;
- Realizar auditorias periódicas de modo a avaliar os critérios ambientais preestabelecidos, adaptando sempre que necessário para a sua evolução.
Por fim, estas são algumas práticas que todas as industrias metalúrgicas e siderúrgicas poderiam adotar com o objetivo de preservar os recursos naturais e garantir a sustentabilidade.
Além disso, conseguirão aprimorar o seu processo industrial e conquistarão uma boa imagem perante à sociedade.